Início de ano, época em que muitas pessoas revisam suas rotinas e programam um novo ciclo, também pode ser um bom momento para fazer avaliações médicas e assim cuidar do bem-estar físico. Para isso, o check-up é uma opção, que basicamente consiste na realização de uma série de exames indicada pelo médico a fim de identificar eventuais problemas de saúde ou fatores de risco para doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, entre outras.
O check-up é um mapa completo da saúde física do paciente.
“O check-up é um mapa completo da saúde física do paciente. A partir dele, o paciente recebe orientações sobre como agir para melhorar ou manter a sua condição”, explica o Dr. Enio Casagrande, cardiologista e coordenador do Ambulatório de Check-up do Hospital Moinhos de Vento. Realizado através de testes laboratoriais, com a análise do sangue, urina e fezes do paciente, o check-up também tem como finalidade determinar se os pacientes devem receber uma atenção adicional de algum especialista. Segundo o cardiologista, a consulta prévia é o primeiro e principal passo. “O mais importante é a entrevista e o exame clínico com o médico do check-up. Depois, seguem exames laboratoriais e especializados, definidos de acordo com o sexo e a idade, histórico de saúde e familiar do paciente”. Cada pessoa tem uma sequência de exames individual, mas algumas avaliações são importantes para diferentes grupos de pacientes. Na vida adulta deve-se ter um controle maior sobre o organismo, sendo recomendada a atualização dos exames a cada dois anos, além de consultas com especialistas, de acordo com as necessidades do paciente. A partir dos 40 anos é recomendado um cuidado maior com a incidência de câncer. Por isso, homens com aumento de risco para câncer de próstata devem fazer o exame e mulheres devem checar as mamas e o colo do útero anualmente, a fim de identificar o mais cedo possível sinais de alarme para a doença.
“É recomendado que adultos com até 49 anos de idade, sem doenças ou fatores de risco importantes realizem seu check-up a cada 3 anos e adultos com 50 anos ou mais o façam anualmente”, complementa.
Pessoas que possuem algum fator de risco (obesos, fumantes, sedentários) devem realizar avaliações conforme recomendado para o seu nível de risco. Aqueles que apresentam alguma doença crônica, como diabetes ou hipertensão, devem ter uma rotina de avaliações mais frequente. “O check-up funciona como um medidor do fator de risco ou da evolução da doença. Além de ser um balizador para ajustes ou modificações nos tratamentos. Colonoscopia, por exemplo, está indicada para adultos com mais de 50 anos, mas antes desta idade o exame poderá ser realizado caso a pessoa tenha fatores de risco ou histórico familiar de câncer colorretal”, enfatiza Casagrande.
Fontes: Preventive Care in Adults: Strategies for prioritization and delivery – Up ToDate;  Protocolos de Rastreamento de Câncer do Hospital Moinhos de Vento.
Fonte: Dr. Enio Casagrande (CRM: 5597) cardiologista e coordenador do Ambulatório de Check-up do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1