Antes de sair de casa sempre conferimos se estamos com as chaves, documentos e carteira. Um outro item que se tornou indispensável junto a essa lista é o celular. Para muitas pessoas está cada vez mais difícil se desapegar do aparelho multifuncional que reúne jogos, redes sociais, e-mails e o acesso a infinitos conteúdos. Mas será que o excesso de uso desses aparelhos pode causar algum mal à saúde?
Um dos fatores levantados é o aumento de problemas de visão, pois costuma-se aproximar em demasia os celulares e tablets dos olhos.
Um dos fatores levantados é o aumento de problemas de visão, pois costuma-se aproximar em demasia os celulares e tablets dos olhos. É comum presenciarmos a cena de crianças de dois ou três anos com celulares dos pais e tablets na mão assistindo a filmes ou jogando. Com o objetivo de acalmar os pequenos, os pais recorrem às ferramentas para distraí-los. Contudo, essa ação pode causar danos à saúde das crianças. Problemas de visão como a miopia podem surgir do uso em demasia dos aparelhos, em função de que o indivíduo sempre traz a tela o mais próximo possível dos olhos, forçando a vista. Um estudo de coorte na Espanha evidenciou maior risco de desenvolver miopia em usuários de computador por mais de 40 horas por semana1. Seu uso em excesso também pode afetar o desenvolvimento motor e social das crianças. Por ficarem muito tempo na mesma posição, o corpo que está em desenvolvimento acaba sendo prejudicado. Incentive brincadeiras recreativas nos parques e jardins, pois além de ser lúdico e divertido foi comprovado que as crianças que brincam mais na rua tem menor prevalência de miopia 2.
O uso excessivo das tecnologias pode também trazer algum tipo de risco à vida social
O uso excessivo das tecnologias pode também trazer algum tipo de risco à vida social quando passamos uma considerável parcela do nosso tempo nos aplicativos móveis em detrimento de atividade rotineiras como ir ao mercado, sair com os amigos ou ficar com a família. Atitudes assim podem acarretar na diminuição do rendimento no trabalho ou na escola. Como uma fuga, o mundo virtual disponível nestes aparelhos também age como um anestésico para não viver as angústias e dificuldades do mundo real. O ideal é que a utilização dessas ferramentas não ultrapasse períodos de mais de uma hora seguida. Mesmo para quem trabalha em frente ao computador, recomenda-se que a cada uma hora, a pessoa faça um intervalo de cinco minutos. É importante lembrar que as crianças devem fazer exames oftalmológicos desde o nascimento e ao longo do primeiro ano de vida. Algumas doenças oculares devem ser tratadas ainda nos primeiros meses de vida, como catarata congênita, glaucoma congênito e prescrição de óculos para combater a ambliopia profunda, causa importante de perda da visão na infância. Não espere a idade escolar para levar as crianças ao oftalmologista, pode ser tarde demais para evitar perdas irreversíveis da visão.
Fonte: Jornal do Brasil Validação: Dra. Caroline Fabris (CRM 25713), oftalmologista do Hospital Moinhos de Vento. Atendimentos na Unidade Iguatemi 1. Fernández-Montero A1, Olmo-Jimenez JM2, Olmo N3, Bes-Rastrollo M4, Moreno-Galarraga L5, Moreno-Montañés J6, Martínez-González MA4. The impact of computer use in myopia progression: a cohort study in Spain. Prev Med. 2015 Feb;71:67-71. doi: 10.1016/j.ypmed.2014.12.005. Epub 2014 Dec 16.
2. Rose KA, Morgan IG. Outdoor activity reduces the prevalence of myopia in children. Ophthalmology. 2008 Aug;115(8):1279-85. doi: 10.1016/j.ophtha.2007.12.019. Epub 2008 Feb 21.
 

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1