O público masculino detém aproximadamente 73,6% do número de casos de câncer bucal no Brasil. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), apenas em 2020, foram mais de 15 mil registros totais da doença. Maio é o mês de conscientização sobre o assunto, em razão da data, convidamos o Dr. João Julio da Cunha Filho, Responsável Técnico da Odontologia do Hospital Moinhos de Vento, para reforçar as principais informações sobre a patologia. 

O câncer de boca pode não apresentar sintomas no estágio inicial, mesmo assim, é importante ficar alerta com o surgimento de úlceras que não cicatrizam, nódulos e erosões na mucosa. Estas lesões podem ser precedidas por placas esbranquiçadas ou avermelhadas na gengiva ou bochechas. Dentre as diversas neoplasias malignas que podem se manifestar em cavidade bucal, o carcinoma espinocelular, ou carcinoma de células escamosas, é o mais comum. Esse tipo de câncer de pele, que pode se desenvolver em diferentes órgãos, é responsável por 90% dos casos da doença. 

Dentre os principais fatores de risco estão o álcool e o tabaco para os tumores da cavidade bucal, e a exposição solar para complicações nos lábios. “É muito importante se atentar para as novas formas de consumo de tabaco. Com o advento dos cigarros eletrônicos e narguilés que, ao contrário do que se pensa, são tão nocivos quanto às formas convencionais, como o cigarro, por exemplo” enfatiza o Dr. Luan Kovalski, estomatologista do Hospital Moinhos de Vento.  

Quanto ao diagnóstico, ele é histopatológico (análise microscópica dos tecidos para a detecção de possíveis lesões existentes), sendo necessária uma biópsia parcial da lesão. Exames de imagem como tomografia computadorizada, ressonância magnética e PET-SCAN são fundamentais para determinar a extensão e a disseminação da doença. Por ser o profissional da saúde que tem contato direto com a cavidade bucal, o Cirurgião-dentista, em especial o Estomatologista, é muito importante no diagnóstico do câncer de boca. Apenas eles estão capacitados para realizar a biópsia que resultará no diagnóstico da condição do paciente e encaminhará para o cirurgião de Cabeça e Pescoço, a fim de realizar o tratamento cirúrgico. Nas reabilitações, o Cirurgião Bucomaxilofacial, o Implantodontista e o Protesista, serão os profissionais habilitados a restabelecer a função e a estética destes pacientes. 

“O tratamento cirúrgico, a radioterapia e a quimioterapia fazem parte do arsenal terapêutico. Em geral, o tratamento é complexo e associado, pois a doença se localiza na região de cabeça e pescoço, uma região que contém estruturas nobres e vitais. Devido a estes fatores, o tratamento é multidisciplinar, fazem parte da equipe: cirurgiões de cabeça e pescoço, oncologistas, radioterapeutas, fisioterapeutas, nutricionistas e Cirurgiões-Dentistas. O diagnóstico precoce e a conduta do Cirurgião-Dentista é fundamental para o desfecho, pois fornece o suporte necessário para minimizar possíveis efeitos adversos do tratamento”, explica João. 

É fundamental destacar que os pacientes que apresentam uma úlcera há mais de 15 dias ou qualquer outra lesão em cavidade bucal ou lábio, que não identificam a origem, devem procurar o seu profissional Cirurgião-Dentista ou as Equipes de Odontologia do Hospital Moinhos de Vento. A Instituição conta com uma moderna e ampla estrutura em todos os setores necessários, desde exames de imagem, passando por bloco cirúrgico, radioterapia e oncologia, até a reabilitação desse paciente. “Sempre proporcionando o máximo de conforto e qualidade de vida para que tanto o paciente quanto os seus familiares possam passar por essa difícil fase da vida da melhor maneira possível”.

Além disso, possui uma equipe de Estomatologia, Bucomaxilofaciais, especialistas em Odontologia Hospitalar, entre outras áreas da Odontologia, proporcionando uma Assistência Integral em todas as etapas do tratamento. 

Fontes:

1. Instituto Nacional de Câncer – INCA. Estimativa dos casos novos: estimativa 2020. Brasília, DF: Instituto Nacional de Câncer, 2021 .  https://www.inca.gov.br/estimativa/estado-capital/brasil

2. Bray F, Ferlay J, Soerjomataram I, Siegel RL, Torre LA, Jemal A. Global cancer statistics 2018: GLOBOCAN estimates of 

incidence and mortality worldwide for 36 cancers in 185 countries. CA Cancer J Clin. 2018 Nov;68(6):394-424. 

https://doi.org/10.3322/caac.21492

Dr. Luan Kovalski – Estomatologista do HMV

Dr. João Julio da Cunha Filho – Responsável Técnico da Odontologia HMV

                                                                                                               

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1