De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, o ano de 2023 foi o mais quente da história do planeta. No Brasil, a média das temperaturas neste mesmo período foi de 24,92ºC, ficando 0,69°C acima da média histórica das últimas três décadas. Mas quais são os principais cuidados que devemos ter em dias de calor intenso? Como evitar a desidratação? Para saber mais sobre este contexto, o blog Saúde e Você conversou com a Dra. Gisele Rodrigues Lobato, médica interna e nefrologista do Hospital Moinhos de Vento. 

 

Segundo ela, que também atua como preceptora da Clínica Médica e do Centro de Medicina de Estilo de Vida (MEV) da instituição, as altas temperaturas são responsáveis por várias alterações no nosso organismo. “A principal, diz respeito à perda excessiva de líquidos, tanto pelo suor, quanto pela respiração, trazendo como consequência a desidratação, que, em situações mais extremas, pode causar a morte”, alerta Dra. Gisele.

 

Quais são os principais sintomas da desidratação?

A médica explica que os principais sintomas decorrentes da desidratação são: 

  • Náusea;
  • Vômito;
  • Sensação de extrema fadiga;
  • Sede acentuada;
  • Diminuição da capacidade de raciocínio;
  • Tonturas e desmaios.

 

Quais são as recomendações para evitar a desidratação?

A Dra. Gisele Rodrigues Lobato recomenda que, nos dias quentes, a população:

  • Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais;
  • Faça refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes;
  • Procure um lugar fresco o mais rápido possível, meça a temperatura do seu corpo e beba um pouco de água ou suco de frutas para se reidratar, caso sinta algum mal-estar; 
  • Busque ajuda ao sentir tonturas, fraqueza, ansiedade ou tiver sede intensa e dor de cabeça.

 

E o que fazer nos dias de temperaturas escaldantes?

A nefrologista indica que, no período de maior calor, a população:

  • Tome banho com água ligeiramente morna;
  • Evite mudanças bruscas de temperatura;
  • Não se exponha diretamente ao sol, em especial, das 10h às 16h; 
  • Use chapéus e óculos escuros;
  • Opte por roupas leves e que não retêm muito calor;
  • Diminua os esforços físicos e, se possível, repouse frequentemente em locais com sombra, frescos e arejados.

 

Como proteger o público mais vulnerável do calor excessivo?

Conforme a preceptora, os grupos mais vulneráveis a esses extremos de temperatura são crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Eventualmente, eles podem não sentir sede, portanto:

- Ofereça água com regularidade;

- No sol, coloque chapéu de abas largas.

 

Qual é a importância de ingerir líquidos?

A Dra. Gisele Lobato observa que a baixa oferta de água e outras bebidas pode representar alterações no funcionamento dos rins, que são órgãos totalmente dependentes dos líquidos ingeridos. “A desidratação faz com que, além dos sintomas descritos acima, nossa urina se torne mais concentrada (apresentando uma cor amarelada forte), com odor diferente, diminuição no volume urinário e, em episódios mais críticos, pode causar a insuficiência renal, que geralmente é transitória”, esclarece. “Caso isso aconteça, procure imediatamente um serviço médico, pois a demora pode acarretar uma piora do funcionamento dos rins de forma mais longa”, adverte. 

 

Nefrologia 

A especialidade que atende a essas patologias renais, de caráter mais crônico, é a Nefrologia. O Serviço de Nefrologia do Hospital Moinhos de Vento utiliza as mais modernas técnicas e procedimentos para prevenção e combate às doenças renais.

Com uma equipe de profissionais e estrutura altamente especializada, oferece ao paciente, tanto ambulatorial quanto da internação, apoio em casos de distúrbios hidroeletrolíticos (alterações nos níveis sanguíneos de sódio, potássio e equilíbrio ácido–básico), Glomerulopatias, vasculites, litíase (cálculo renal) e Nefropatia diabética, hipertensiva e congênita. Caso tenha dúvidas e queira saber mais sobre este tema ou agendar uma consulta, entre em contato pelos telefones (51) 3314-3434 ou (51) 3537-8000.

 

 

Fonte: Dra. Gisele Rodrigues Lobato (CRM 11002) é médica interna e nefrologista do Hospital Moinhos de Vento. Também atua como preceptora da Clínica Médica e do Centro de Medicina de Estilo de Vida (MEV) da instituição.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1