No mês em que Porto Alegre comemora 244 anos, é sempre bom relembrar que existem espaços públicos disponíveis para todos que desejam passear, praticar exercícios ou passar um tempo com a família e os amigos: os parques da cidade. Uma atividade que a cada dia ganha mais adeptos é a corrida. Sozinho ou em grupo, tal atividade permite a convivência e a ocupação dos espaços públicos. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados antes de avançar pela pista.  

O Médico do Esporte e Exercício do Hospital Moinhos de Vento, Juliano Augusto Ziembowicz, explica alguns procedimentos necessários tanto para os iniciantes no percurso, quanto para os veteranos:

1. Que exames preciso fazer antes de começar a praticar corrida?

Sempre é bom lembrar que para se ter uma vida ativa, não é necessária uma avaliação médica prévia. Porém, para iniciar uma atividade física sistemática, de intensidade moderada a intensa, é muito importante passar por uma avaliação, preferencialmente com um médico do esporte ou médico com experiência e conhecimento na área do exercício físico. Na maioria dos casos, o exame físico e a história familiar vão direcionar o médico à necessidade ou não de exames, que podem ser menos complexos como o eletrocardiograma de repouso ou Raios-X, exames funcionais como ergometria simples (teste de esteira) ou ergoespirometria, além de exames anatômicos como o ecocardiograma, ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Os exames são solicitados de acordo com a idade, sexo, histórico de doenças tanto pregressas como de familiares, bem como a intensidade e o volume do exercício.  

2. Há alguma restrição para correr?

Pode haver algumas restrições, que podem ser ortopédicas ou clínicas, mas a maioria das condições são tratáveis e acabam apenas adiando o início dos treinos. Doenças clínicas, principalmente cardiopulmonares acabam sendo as mais preocupantes e com risco de morte, dentre elas podemos destacar as miocardiopatias e miocardites, doenças cardíacas congênitas, doença arterial coronariana, arritmias, asma, enfisema e broncoespasmo induzido pelo exercício. As alterações ortopédicas podem necessitar de tratamento medicamentoso, de fisioterapia, de reforço muscular ou até mesmo cirurgia prévia ao início do treinamento.  

3. Devo comprar ou não um tênis específico para a minha pisada?

Hoje em dia os calçados já são produzidos adaptados aos diferentes tipos de pisada (pronada, supinada, normal). Contudo, dentro destas alterações existem variações, o que acarreta a necessidade de uma avaliação baropodométrica para o diagnóstico correto e preciso, com posterior confecção de palmilhas para um resultado ótimo. Um calçado com um bom amortecimento e adaptado ao seu tipo de pisada já é um bom começo.  

4. Posso fazer o teste de pisada em lojas ou devo procurar um especialista?

Para início dos treinamentos algumas lojas já contam com este serviço. Porém, a avaliação com o especialista torna o resultado mais preciso, sendo ele o único capaz de diagnosticar alguma patologia tratável nas articulações, indicando ou não a necessidade de avaliação de marcha e baropodometria.  

5. Quando corro, sinto dor. Isso é normal ou devo me preocupar?

A dor nunca é normal, porém pode ser comum no início dos treinos. Geralmente indica um erro do treinamento, alguma patologia, erros nutricionais ou de reposição hídrica. Sempre que aparecer uma dor nova, com aumento de intensidade, edema articular ou demais sintomas como febre, fadiga, insônia, é imprescindível procurar um médico com conhecimento na área esportiva.  

6. E a dor após o exercício, tem como minimizar?

A prescrição individual do treinamento, adaptada a sua atual condição física, nutrição adequada, reforço muscular, alongamento pré e pós-exercício, fase de aquecimento e volta a calma e uma boa noite de sono, são peças chaves para evitar dores musculares.  

7. Quem corre precisa fazer alongamento e/ou aquecimento?

Não só quem corre, mas todos que fazem qualquer atividade física necessitam fazer o alongamento antes e depois da atividade, além de aquecimento e diminuição progressiva da intensidade do exercício para a volta a calma.  

8. Alguma dica para quem já corre e quer aumentar a performance e a distância percorrida?

Sempre que você quiser aumentar a intensidade ou a distância, as demandas fisiológicas do corpo aumentam proporcionalmente. Isso torna necessário uma nova consulta médica e nutricional, geralmente demandando novos exames e avaliações, para um completo diagnóstico da sua condição atual e da capacidade de tolerar um incremento na intensidade e no volume dos treinos.  

Rota da Corrida em Porto Alegre

Beira Rio

Localizada próxima a Av. Edvaldo Pereira Paiva, a Av. Beira Rio possui um trajeto de cinco quilômetros e uma paisagem muito bela do Rio Guaíba. O local é ideal para quem quer fugir do ambiente da academia e ter uma bela vista.  

Gasômetro

O Centro Cultural Usina do Gasômetro, localizado na Av. Presidente João Goulart, 551, no centro da cidade, é o ponto de partida para aqueles que querem aliar a atividade física a um cenário deslumbrante. Um dos cartões postais da cidade, a usina fica às margens do rio Guaíba, e se torna o local ideal para corridas, caminhadas e para andar de bicicleta, num trajeto que costeia a margem do rio até a avenida Diário de Notícias, na zona sul da capital.  

Parque Farroupilha (REDENÇÃO)

Localizado entre as avenidas João Pessoa e Oswaldo Aranha, é um dos maiores parques da cidade (37,51 hectares). Inaugurado em 19 de setembro de 1935, possui diversas opções de lazer, como o parque de diversões, os passeios de trenzinho e pedalinho, o Mercado do Bom Fim (onde há lojas de conveniências e restaurantes), a pista de corrida, a Feira Ecológica (aos sábados pela manhã), e a feira de artesanato e antiquário nos domingos de manhã. A redenção, como é conhecida pelos porto-alegrenses, ainda possui diversos locais temáticos que instigam a reunião de amigos como: Orquidário, Recanto Alpino, Recanto Oriental, Recanto Europeu, Solar, Fonte Luminosa, Espelho d’água e Auditório Araújo Viana. Possui ainda uma grande variedade de monumentos, sendo o destaque o Monumento ao Expedicionário.  

Parque Marinha do Brasil

É um parque essencialmente esportivo, contando com quadras de futebol de salão, tênis, vôlei, basquete, pistas de patinação, skate, atletismo e ciclismo, aparelhos para ginástica, campos de futebol 7, além de recantos infantis e espaço cívico com espelho d´água. Localizado entre as avenidas Borges de Medeiros e Beira Rio, tem também como atrativos diversos lagos, o Recanto Solar, para banhos de sol, e o Recanto da Saudade, apreciado pelo seu belo pôr-do-sol. Conta ainda com vestiários e três áreas de estacionamento. De sua área total, 11 hectares foram transformados em bosques, onde são encontradas árvores nativas e espécies exóticas, como Ingá Canafistula Timbaúva Jambolão e Jerivá.  

Parque Moinhos de Vento (PARCÃO)

Inaugurado em 9 de novembro de 1972, o local oferece opções de lazer como jogging, patinação, quadras de futebol, tênis, vôlei e aparelhos de ginástica. Para o público infantil estão à disposição equipamentos de recreação artesanais feitos de toras de eucalipto, e uma biblioteca infantil que fica dentro do Moinho. Durante a semana, o parque recebe grande número de corredores e caminhantes, em qualquer horário. Já nos finais de semana, fica lotado de gente que vai par tomar um chimarrão, conversar e ver o movimento. Nas mediações você encontra diversos bares e restaurantes. Fica entre a Rua Comendador Caminha e a avenida Goethe.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1