O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado no dia 2 de abril a cada ano. Contudo, durante todo o mês são realizadas ações de conscientização sobre esse transtorno na campanha conhecida como Abril Azul. É uma forma de dar visibilidade ao tema e trazer o assunto para mais próximo da realidade das pessoas.

A data oficial de 2 de abril foi instituída pelas Nações Unidas em 2007 para promover maior compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e disseminar informações com maior clareza e veracidade, deixando de lado preconceitos e fundamentos antigos, sem base em evidências. Os estudos sobre o autismo são relativamente recentes, mas o assunto vem ganhando mais atenção da população nos últimos anos.

Este transtorno trata-se de uma condição do neurodesenvolvimento que pode englobar padrões de interesses restritos, comportamentos repetitivos e dificuldades de interação social e comunicação. É importante ressaltar que cada pessoa é única e o TEA se manifesta de maneiras diversas em cada indivíduo. 

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, ainda não há estudos sobre a prevalência do TEA na população, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o país tenha mais de dois milhões de pessoas com autismo. O tema da campanha de 2024 é “Valorize as capacidades e respeite os limites!”.

 

Depoimento em vídeo

Assim, algumas áreas do Moinhos se mobilizaram para trazer maior conscientização a respeito do tema. A área de Gente e Gestão - Treinamento e Desenvolvimento, em parceria com o Instituto Moinhos Social e apoio do Marketing Digital, produziram um vídeo com o depoimento de uma colaboradora do Treinamento e Desenvolvimento do Hospital.

“Antes do diagnóstico eu era insegura, tinha medo, não entendia porque eu era assim, se tinha como mudar, se tinha pessoas parecidas comigo… Tem que ter coragem na vida para se aceitar e buscar sempre o melhor de si, e eu busco sempre fazer o meu melhor”, disse a colaboradora Júlia em seu depoimento.

Assista aqui o depoimento completo!

 

Equipe engajada na conscientização

A equipe assistencial da Unidade de Internação da Noite também não ficou de fora desse momento. Na noite de 2 de abril, os enfermeiros da área vestiram azul e coloriram suas luvas em uma ação interna de conscientização sobre o autismo, mostrando engajamento e colaboração.

O azul é a cor mais prevalente no símbolo do TEA e isso não acontece por acaso, pois representa a maior incidencia de casos no sexo masculino. Já o quebra-cabeça colorido alude à complexidade do autismo. As diferentes cores representam a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno.

Confira aqui as fotos da equipe!

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1