Desde a descoberta dos raios X por Wilhelm Conrad Röentgen, em 1895, a ciência médica avançou rapidamente. Em 1972, o médico português Egaz Moniz desenvolveu a técnica da angiografia, realizando o uso combinado de contraste e raios X para o estudo do sistema nervoso, tumores e malformações arteriovenosas.

Em 1953, o sueco Sven Ivar Seldinger, foi responsável por desenvolver a angiografia moderna, descrevendo a técnica de acesso vascular totalmente percutânea, com uso de agulha, fio-guia e de um cateter. A técnica ficou conhecida como Técnica de Seldinger.

A angioplastia foi descrita pela primeira vez pelo radiologista intervencionista Charles Dotter, conhecido como “pai da radiologia intervencionista”, nomeado ao Prêmio Nobel de Medicina em 1978. Já a primeira angioplastia coronariana percutânea foi realizada em 1977, pelo cardiologista alemão Andreas Gruentzig. E em 1987, ocorreu a implantação do primeiro stent, pelo Dr. J. Eduardo M. R. Sousa do Instituto Dante Pazzanese.

O procedimento chegou ao Brasil na primeira metade da década de 1980. Começou a ser realizado em Porto Alegre em 1984, mas até então não contava com a ajuda de um aparelho de Cineangiografia Digital, equipamento inédito no Estado que chega pela primeira vez no Hospital Moinhos de Vento. 

Assim, no dia 30 de novembro de 1990, os cardiologistas Dr. Ricardo Fossati. Dr. Cláudio  Moraes e Dr. Mauro Moura, realizaram a primeira Angioplastia Coronariana no Hospital Moinhos de Vento. O procedimento foi viabilizado pela implantação do Serviço de Angiografia Digital, inaugurado em setembro do mesmo ano, utilizando o diferencial dos recursos oferecidos por um equipamento computadorizado, único do gênero, na época, no Rio Grande do Sul.

Imagem 01: Dr. Ricardo Fossati Cardiologista e Chefe do Centro de Tratamento Intensivo, 1990.
 

“A primeira Angioplastia Coronariana realizada no HMV, embora considerada difícil e complexa, foi executada com rapidez e segurança”, atestou, em entrevista concedida à Revista Bisturi de novembro de 1990, o cardiologista Dr. Ricardo Fossati. O qual destacou a necessidade de preparação específica para a prática do procedimento, esclarecendo que a equipe médica responsável pelo Serviço recebeu formação através de curso de especialização e treinamento, repassando também aos profissionais em formação.

Imagem 02: Sala de Angiografia Digital, 1991.
 
Imagem 03: Colocação stent coronário, 1994.

 

Atualmente, a Unidade de Angiografia Cardiovascular do Hospital Moinhos de Vento é coordenada pelo Dr. Marco Wainstein, oferece estrutura dotada de equipamentos de última geração e equipe multidisciplinar para tratar as diversas patologias cardiológicas, em atendimento 24horas. Para isso, conta com profissionais altamente qualificados unidos ao padrão de qualidade hospitalar reconhecido internacionalmente. A equipe é referência em procedimentos diagnósticos e modernos tratamentos e prima por promover a disseminação constante de informações atualizadas entre o corpo clínico e a população em geral.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1