Não esqueçam da transformação na transformação digital

Data 3 de novembro de 2022

Thomas Troian

Todo cenário propício para o uso excessivo de buzzwords sempre me gera algumas preocupações pelo emprego indiscriminado de certos conceitos que, seguidamente, vemos o seu real significado sendo deixado para trás. No caso da inovação, busco aplicar corretamente esta expressão sem esquecer a base de conceito econômico -  onde a inovação só se realiza a partir do momento em que ela produz resultado, social ou financeiro -, mas que hoje só pode ser descrita como uma invenção ou algo criativo por assim definir.

No caso da transformação digital, vejo que podemos cair exatamente nessa armadilha, utilizando o termo e não entendendo o real significado. Esse deve ser um ponto de atenção já que essa transformação digital é um desafio hoje em dia de 10 entre cada 10 empresas. Em tempos onde a busca para termos acesso a serviços digitais na ponta dos dedos,  com pouca ou até nenhuma interação humana visando otimizar todo e qualquer processo, nos tornamos míopes e, por vezes queremos digitalizar tudo ou até abrir  mão do que era o diferencial do nosso negócio - embasado,na empatia de uma pessoa e não de um avatar.

 

No caso da transformação digital, frequentemente inserimos em nossos discursos estes conceitos, mas de maneira recorrente esquecemos o seu real significado, o que é um grande desafio para qualquer empresa. "Em tempos onde a busca para termos acesso a serviços digitais na ponta dos dedos,  com pouca ou até nenhuma interação humana visando otimizar todo e qualquer processo, nos tornamos míopes e, por vezes queremos digitalizar tudo ou até abrir  mão do que era o diferencial do nosso negócio - embasado,na empatia de uma pessoa e não de um avatar.

 

Acredito que  é fundamental conceituarmos de maneira clara o que é digitalização e o que é a transformação digital. A digitalização é a transformação de algo analógico para o digital - MaryAnne Gobble contextualizou de uma maneira brilhante a terminologia como uma conversão de átomos para bits. No cenário de digitalização, é natural encontrarmos ganhos de eficiência, principalmente por redução de erros e aumento de controle, porém isso não muda em nada como as organizações fazem seu negócio avançar além de quase nunca possibilitar a criação de novos produtos.


Por outro lado, a verdadeira transformação digital, obrigatoriamente nos provoca a mudar o nosso pensamento, - a forma como criamos e entregamos valor para nossos clientes e parceiros. É natural que, quando transformamos digitalmente nossos produtos, serviços e mindset, conseguimos responder rapidamente aos movimentos do mercado porque toda a estrutura e as pessoas agem de acordo com este novo  modelo. Nela, os processos se tornam escaláveis e toda estratégia passa a ser impactada. Portanto é tão importante pensarmos neste pilar pois ele  modifica toda a lógica do negócio -  ou ela faz parte da cultura, ou vai ser somente uma digitalização.

Receba todas novidades no seu e-mail