365 dias de Atrion

Data 30 de junho de 2022

Por: Thomas Troian*

 

No dia 05/05/2022 o Atrion, Centro de Inovação do Hospital Moinhos de Vento, completou um ano da sua inauguração. O Atrion começou a ser pensado diante de um cenário de grandes desafios e superações na área da saúde, isso porque o contexto vivido no mundo mostrou como a inovação e agilidade são fatores cruciais para o futuro. Com apenas um ano de vida, o Centro foi cenário de diversas iniciativas para o ecossistema de inovação.

 

Muito antes dele existir, o Hospital Moinhos de Vento já tinha como valor a inovação e o protagonismo no seu planejamento estratégico, em função disso, seu relacionamento com startups já acontecia de forma descentralizada. Com a inauguração do espaço, os projetos conduzidos com startups foram centralizados, consolidando ainda mais o nosso propósito de inovação e cocriação no fomento e desenvolvimento de novas soluções na área da saúde.

 

Tivemos no ano passado o primeiro Programa de Aceleração do Atrion apoiado pela Liga Ventures, que iniciou a partir de 3 desafios internos do Hospital, foram eles: Jornada digital do Paciente, Novas tecnologias em Educação e Processos ágeis e automatizados. Esses desafios atraíram mais de 270 startups inscritas, dessas, 17 foram finalistas e apresentaram seus pitchs para o comitê de Inovação do Atrion, constituído por Melina Schuch (Gerente de Estratégia, Marketing e Inovação do Moinhos), Dr Felipe Cabral (Gerente de Saúde Digital), Vitor Ferreira (Gerente de T.I) e pelo nosso CEO Mohamed Parrini. Por meio do pitch day, o comitê elegeu as 3 startups com maior potencial de desenvolvimento, sendo elas a Meplis, focada no desafio de Jornada do Paciente, Chatclass para o desafio de Novas Tecnologias em Educação e a Digitalk, para o desafio de Processos Ágeis e Automatização. O programa de aceleração proporcionou ativações com empreendedores para desenvolver projetos em que as suas soluções atendessem aos desafios e abrissem novos mercados também para o Hospital. Encerrado no final de 2021, a primeira edição do programa foi um sucesso e certamente dará espaço para novas edições ao longo dos próximos anos.

 

Outra iniciativa conduzida pelo Atrion foi o Moinhos Talks, uma série de 17 lives conduzidas durante o período de isolamento em função do COVID-19. A intenção foi trazer conteúdos pertinentes ao contexto através de conversas entre convidados e profissionais do Hospital Moinhos. Ao longo dos 6 meses em que o programa esteve no ar, foram mais de 30 convidados, em torno de 24 horas de conteúdo e cerca de 30 mil visualizações. Todos esses conteúdos seguem disponíveis no canal do YouTube do Hospital Moinhos de Vento.

 

A atuação com startups e tecnologia nos aproximou também de um dos mais importantes pilares do Moinhos que foram os estudos de jornadas de pacientes. Preconizando a entrega de excelência em todos seus serviços, o Atrion auxilia nesse processo de entendimento dos períodos de interação pré, intra e pós hospitalar por meio do seu segmento Atrion Labs. Em 2021, em conjunto com diversos parceiros, foram mapeadas jornadas de pacientes em diferentes patologias permitindo identificar oportunidades de melhoria, soluções e mudanças na experiência de forma 360º. Durante este processo foram realizadas conexões com novas tecnologias e soluções disponíveis no mercado, e até mesmo soluções disruptivas, ainda não encontradas no mercado, mas com grande potencial de desenvolvimento. 

 

É importante salientar que tudo isso foi possível graças a uma equipe dedicada e competente que fez o Atrion e o propósito de inovação do Hospital Moinhos de Vento se tornar realidade, brindadas com a inauguração do espaço físico do nosso centro de inovação. Além da equipe, esse sonho foi possível graças a parceiros e patrocinadores que acompanharam o Atrion nesse primeiro ano. Mais do que patrocinadores das iniciativas promovidas pelo centro de inovação, alguns projetos específicos foram conduzidos em várias mãos como estes parceiros, por exemplo: a Johnson & Johnson atuou ativamente no programa de aceleração auxiliando no desenvolvimento das startups. A Siemens e Novartis foram grandes parceiros nos estudos de jornada do paciente. Além de empresas como Netherlands, Eldorado e Hardlink que apoiaram as ativações do Atrion, fornecendo suas expertises de negócio.

 

O Atrion e o Hospital Moinhos de Vento olham para trás com muito orgulho dos primeiros 365 dias de atuação no ecossistema de inovação, mas com um olhar atento ao que já estamos construindo para o futuro. Estamos engajados em continuar e fomentar cada vez mais novas soluções na área da saúde e auxiliar no desenvolvimento de startups e oportunidades de negócio para a saúde. Visando nossa excelência, damos valor ao tempo necessário para planejamento, buscando a máxima assertividade, contudo, entendemos que inovar está diretamente relacionado com aprendizado, e para aprender precisamos experimentar. Por isso, compartilhamos que estamos próximos de lançar novas iniciativas e novas versões das já realizadas, então convidamos você a continuar conectado com o nosso Centro de Inovação.


*Coordenador da Inovação




 

Receba todas novidades no seu e-mail