O Dia Mundial de Combate à Tuberculose acontece hoje (24 de Março). A data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) visa alertar e conscientizar as pessoas de todo o mundo sobre a doença infecciosa. O Chefe do Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica, Dr. Marcelo Basso Gazzana explica o que é a doença, como ela se dissemina e quais são as formas de prevenção e tratamento da doença.  

O que é Tuberculose

A tuberculose é uma doença transmitida por um microrganismo (isto é um micróbio), que pode ocorrer em vários locais do organismo, mas em mais de 85% dos casos ocorre nos pulmões. Esse microrganismo é um tipo especial de bactéria, também conhecido como bacilo de Koch. Existem os sintomas gerais que acometem, em diferentes intensidades, a grande maioria dos pacientes com tuberculose: febre (sobretudo no final da tarde e noite), perda do apetite, emagrecimento, cansaço crônico e desânimo. Existem ainda os sintomas específicos, que dependem do órgão (ou órgãos) que são afetados pela doença. Uma vez que o local mais comumente acometido pela tuberculose são os pulmões, o sintoma específico mais habitual é a tosse seca ou com catarro (em geral que dura mais que duas semanas). Em alguns casos, pode haver sangue no escarro.  

Como ela se dissemina

A tuberculose se dissemina por via respiratória. Quando o paciente tosse, bacilos são eliminados no ar. Outro indivíduo respira este ar, podendo então adquirir esta bactéria. Geralmente o contato precisa ser mais prolongado que a outra pessoa contraia a doença. Pacientes com imunidade baixa são mais propensos à infecção pela bactéria. Convém ressaltar que os pacientes com tuberculose exclusivamente extrapulmonar (sem comprometimento respiratório) não transmitem os bacilos causadores da doença.   A prevenção pode ser feita pelas seguintes medidas: 

  • Tratar precocemente os pacientes doentes com tuberculose;
  • Usar máscaras de proteção se houver contato próximo a pacientes doentes com tuberculose das vias respiratórias;
  • Usar medicamento preventivo em algumas situações específicas, por exemplo, antes de transplante de órgãos ou uso de medicações imunossupressoras (que reduzem as defesas do organismo);
  • Fazer vacina BCG quando criança;
  • Levar vida saudável, incluindo boa alimentação, exercícios físicos e não fumar.

 

Formas de tratamento:

O tratamento é feito com remédios (sendo o esquema mais comum uma combinação de quatro medicamentos), os quais são exclusivamente distribuídos no sistema público (não é possível comprá-los na farmácia). O tempo de tratamento geralmente é de seis meses. É fundamental a regularidade até o fim do tratamento, para evitar que surjam bactérias resistentes.

Fonte: Dr. Marcelo Gazzana, Chefe de Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1