Uma questão importante,  que merece atenção, esforço e dedicação, é sua saúde. Visitar periodicamente o ginecologista e realizar exames preventivos é de suma importância para que a mulher conheça o seu próprio corpo. A rotina de exames para avaliação consiste em exame, de toque e de coleta de material. A frequência para refazer cada um destes procedimentos varia de caso a caso. O exame vaginal consiste na inspeção detalhada de toda a genitália externa (vulva, perineo e região anal) e interna (paredes vaginais e do colo uterino). A colposcopia procede-se para observar o colo uterino por meio de um microscópio, após a aplicação de substâncias que visam ressaltar zonas suspeitas. Antes deste procedimento coleta-se material do colo do útero para exame cito-patológico. O exame tem como objetivo avaliar se existe alguma lesão suspeita, queda da bexiga e ou reto bem como sinais de corrimentos indesejáveis, de doenças e de suspeita de câncer cervical (também chamado de câncer do colo do útero). No exame de toque com apalpação abdominal o ginecologista consegue perceber se existe alguma irregularidade nos ovários, trompas de falópio e no útero. Em algumas situações o exame pélvico deve ser repetido mais de uma vez ao ano: quando há sangramento fora do período menstrual ou fluxo menstrual muito intenso; sangramento após a menopausa; irritação ou coceira nos genitais ou corrimentos suspeitos; dor e sangramento durante a relação sexual; e presença de sinais estranhos como manchas, verrugas ou vermelhidão na vulva (a região da entrada da vagina).  

Agenda de exames da Mulher

Exame pélvico e das mamas

O que é: Observação visual do colo do útero, com toque e apalpação dos órgãos reprodutivos e dos seios. Para que serve: Verificar a presença de corrimentos anormais e infecções ou doenças na região do colo do útero, e de nódulos e outras irregularidades nos ovários, trompas e nas mamas. Quem deve fazer: Todas as mulheres independentemente da idade, desde que já tenha iniciado a vida sexual ativa. Quando: Anualmente, para aquelas que estão fora de situações de risco. Situações de risco: Início precoce da atividade sexual, gravidez antes dos 18 anos, mais de quatro gestações, multiplicidade de parceiros, histórica de doença venérea, higiene vaginal precária.  

Mamografia

O que é: investigação radiológica das mamas. Para que serve: detectar microcalcificações e outros sinais do câncer de mama. Quem deve fazer: todas as mulheres com mais de 40 anos, quando não houver casos na família ou passado pessoal de câncer de mama. Quando: depois da primeira mamografia o exame deve ser anualmente. As mulheres com risco aumentado podem fazer o primeiro exame aos 30 anos. Situações de risco: mulheres com história pessoal e ou familiar de câncer.  

Papanicolau (útero)

O que é: análise de células retiradas do colo do útero. Para que serve: detectar o câncer de colo de útero. Quem deve fazer: todas as mulheres que tem vida sexual ativa. Quando: anualmente ou a cada 3 meses, caso tenha sido diagnosticado anormalidades relativas a lesões precursoras de câncer do colo uterino. Situações de risco: infecção pelo vírus hpv, múltiplos parceiros sexuais, início precoce da vida sexual, baixo nível sócio econômico, sexo sem proteção.  

Colposcopia (útero)

O que é: observação visual do colo do útero ampliada com o auxílio de fonte de luz microscópio. Para que serve: detectar a presença de lesões precursoras do câncer do colo uterino, que poderão ser de alto ou baixo risco. Quem deve fazer: todas as mulheres que já tenham iniciada a vida sexual. Quando:  anualmente ou a cada 3 meses, caso tenha sido diagnosticado anormalidades relativas a lesões precursoras de câncer do colo uterino. Situações de risco: infecção pelo virus hpv, múltiplos parceiros sexuais, início precoce da vida sexual, baixo nível sócio econômico, sexo sem proteção.  

Colesterol e triglicérides

O que é: análise laboratorial do sangue. Para que serve: prevenir doenças cardiovasculares. Quem deve fazer: todas as mulheres com mais de 35 anos. Quando: à critério médico. Situações de risco: mulheres fumantes, hipertensas, com história familiar de colesterol elevado ou com obesidade.  

Glicemia de jejum

O que é: análise laboratorial do sangue. Para que serve: diagnosticar diabetes precocemente ou tendência a ter. Quem deve fazer: todas as mulheres com mais de 35 anos. Quando: à critério médico. Situações de risco: mulheres com suspeita de distúrbios associados à alteração do metabolismo dos carboidratos.  

Eletrocardiograma em repouso

O que é: registro gráfico da atividade elétrica do coração. Para que serve: análise do ritmo cardíaco, função do miocárdio e diversas manifestações de múltiplas doenças do coração. Quem deve fazer: todas as mulheres com mais de 35 anos. Quando: à critério médico. Situações de risco: não há.  

Eletrocardiograma de esforço

O que é: registro gráfico da atividade elétrica do coração sob stress com elevação da frequência cardíaca ao máximo, de acordo com a faixa etária da mulher. Para que serve: analise do ritmo cardíaco, função do miocárdio e diversas manifestações de múltiplas doenças do coração bem como avaliar a capacidade cardíaca ao exercício, detectar precocemente doença coronária. Quem deve fazer: mulheres de mais de 35 anos, sedentárias, em início de condicionamento físico. Quando: à critério médico. Situações de risco: não há.
Fonte: Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo Validação: Dr. Marcos Wengrover Rosa (CRM 12346), chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1