Esse ano o 19 de novembro foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção da Úlcera por Pressão, com o intuito de sensibilizar profissionais e sociedade a respeito da prevenção e do tratamento dessas lesões, que atingem principalmente pacientes hospitalizados com longa permanência, bem como os que associam fatores de risco, tais como idade avançada e restrição ao leito ou cadeira. A úlcera por pressão ocorre devido à pressão continua em uma área com proeminência óssea, ou a fricção repetida e/ou umidade. O local mais frequente para o seu desenvolvimento é na região sacra, calcâneo, nádegas, trocânteres (proeminências ósseas da parte superior do fémur), cotovelos e tronco. A Úlcera por Pressão (também chamada de úlcera de decúbito e escara) é muito comum em pessoas acamadas e impossibilitadas de mudar de posição. O desenvolvimento desse tipo de lesão, que pode atingir da pele até o tecido ósseo, implica risco de infecção ou dor e o tratamento tem custo elevado. A recomendação é prevenir. A principal medida preventiva é a mudança de posição, cuja frequência deverá estar de acordo com as condições gerais do paciente, da sua pele e do ambiente em que ele se encontra.  

Os seguintes fatores aumentam o risco de desenvolver úlceras por pressão

– Pessoas com perda da sensibilidade na pele; – Idosos pela fragilidade da pele; – Pessoa incapaz ou com dificuldade de mobilidade do corpo; – Doenças degenerativas; – Incontinência urinária ou intestinal; – Desnutrição ou obesidade.  

Quem corre mais riscos?

Pacientes acamados que são ou foram fumantes, diabéticos, apresentam incontinência fecal e urinária (uso de fraldas), desnutridos, idosos, pessoas com pouca ou nenhuma mobilidade ou com problemas de circulação arterial.  

Como prevenir?

Realizar alívio dos pontos de pressão na cama e na poltrona; Manter a região das fraldas seca e com proteção da pele; Evitar arrastar o paciente na cama utilizando lençol de suporte para movimentação.
Fonte: Enf. Estomaterapeuta Daniela Cardozo – Hospital Moinhos de Vento

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1