Moinhos de Vento

Transformar

Inicio / Transformar

Transformar

O Projeto Transformar irá desenvolver atividades socioeducativas voltadas a crianças, adolescentes e jovens com idades entre 7 e 19 anos a fim de promover um ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico e social de comunidades com alto Índice de Vulnerabilidade Social em Porto Alegre (RS). 

Transformar

Descrição

Educar, Motivar e Empreender são os três módulos que compõem a proposta pedagógica formulada para garantir o propósito de progressão continuada, que busca prolongar a permanência no projeto. 

Cada ciclo de aprendizagem é visto como uma etapa associada a outra e tem como objetivo a formação integral dos participantes, respeitando as fases do desenvolvimento humano: 7 a 12 anos, 13 a 16 anos e 17 a 19 anos.

A organização dos ciclos prevê o avanço automático entre os níveis, para garantir a renovação entre os grupos. Ou seja, ao completar a idade limite de cada nível, o participante ingressa no nível subsequente, até atingir 19 anos, quando finaliza o percurso, estando apto a ser inserido no mercado de trabalho. Este jovem regressa à comunidade, atuando como voluntário do programa e, assim, aplicando sua experiência para implementar uma rede de desenvolvimento.

Os projetos executados estão no portfólio do Instituto Moinhos Social, que têm como eixos norteadores as áreas de: Saúde, Educação, Assistência, Meio Ambiente, Cultura e Esporte.


1º Módulo) Educar

As atividades são desenvolvidas para crianças de 7 a 12 anos, permitindo que ampliem seus conhecimentos e descubram novas habilidades. As ações visam promover valores como respeito, responsabilidade, espírito de equipe, fraternidade, autoconhecimento e saúde. 

2º Módulo) Motivar

Atende adolescentes com idades entre 13 e 16 anos, visando alavancar suas potencialidades e blindá-los de possíveis influências nocivas ao desenvolvimento.


3º  Módulo) Empreender

Jovens com idades entre 17 e 19 anos são o foco do Empreender, que apoia o aperfeiçoamento das potencialidades para a entrada no mercado de trabalho. 


Indicadores de sucesso do projeto


Um estudo observacional irá avaliar a efetividade das ações para reduzir o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) das comunidades em que o projeto atua. A pesquisa deve mensurar indicadores socioeconômicos e de saúde ao longo de 20 anos.

Alguns indicadores avaliados:

  • Hábitos de risco para saúde (tabagismo, etilismo e consumo de drogas ilícitas); 
  • Fatores nutricionais (desnutrição e obesidade); 
  • Gravidez na adolescência; 
  • Doenças crônicas sem tratamento; 
  • Doenças infectocontagiosas; 
  • Cobertura vacinal; 
  • Hospitalizações não planejadas
  • Empregabilidade; 
  • Renda familiar per capita.

Unidades Moinhos Social

O projeto contará com unidades que serão instaladas em bairros com altos Índices de Vulnerabilidade Social (IVS) na capital gaúcha para ofertar serviços que atendam aos cinco eixos de atuação do Instituto Moinhos Social: Educação e Profissionalização, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, Cultura e Esporte.