Moinhos de Vento

Mundo Mais Verde

Inicio / Mundo Mais Verde

Mundo Mais Verde

Integrar ações que promovam a educação ambiental, aperfeiçoamento de tecnologias, preservação de áreas verdes em espaços urbanos e produção de alimentos em comunidades em situação de insegurança alimentar é o objetivo deste projeto.

Mundo Mais Verde

Descrição

A promoção, restauração e uso racional dos ecossistemas naturais é imprescindível para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), o projeto Mundo Mais Verde ampara-se na expertise do Hospital Moinhos de Vento para impulsionar, de forma integrada, ações que promovam a preservação dos recursos naturais e promoção da qualidade de vida das pessoas.

Dessa forma, o projeto atua para 1) difundir práticas educacionais para crianças e adolescentes, 2) oportunizar mecanismos para o aperfeiçoamento de tecnologias ambientais; 3) proteger e preservar áreas verdes em espaços urbanos; e 4) promover a produção de alimentos complementares para comunidades em situação de insegurança alimentar e má nutrição.

1) Educação Ambiental

O engajamento de crianças e jovens em projetos de educação ambiental proporciona, desde cedo, o olhar atento ao cuidado com o meio ambiente e com os recursos naturais.

Voltado a este público, o projeto Mundo Mais Verde desenvolve oficinas sistemáticas de reciclagem, compostagem, arborização, horta e jardinagem, consumo de água e energia e interação com novas tecnologias ambientais. 

As atividades têm como intuito possibilitar a construção coletiva de valores e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, além do reconhecimento das questões socioambientais como fator decisivo para a qualidade de vida da população. 


 2)
Aperfeiçoamento de Tecnologias Ambientais

A inovação é um componente prioritário para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o aperfeiçoamento de práticas ambientais sustentáveis. Para esse processo, por meio de oficinas e integrações comunitárias, o projeto oportuniza acesso a mecanismos que possibilitam a criação de novos processos e métodos ambientais.

O projeto é alavancado pelo know-how disponibilizado pela área de Gestão Ambiental do Hospital Moinhos de Vento. Como consumidor de energia em grande escala, o Hospital Moinhos de Vento migrou, em janeiro de 2016, para o mercado livre de energia elétrica, sendo o primeiro hospital do Rio Grande do Sul a realizar este movimento.

Em 2017, a instituição inaugurou sua Central de Transformação de Resíduos, uma solução de gestão que envolve a logística correta do material para descarte. O projeto é pioneiro no processo de reciclagem e transformação de resíduos em células de energia para gaseificação. No local, é realizada a triagem do que tem potencial de reciclagem, dos restos alimentares destinados para a compostagem e ainda a esterilização de resíduos infectantes. 

Em 2021, o Moinhos de Vento passou a ser o primeiro hospital do Sul do Brasil a integrar registro público sobre emissão de gases do efeito estufa, o GHG Protocol. A iniciativa reforça o compromisso institucional para reduzir os impactos ambientais. 


3) Áreas Verdes em Espaços Urbanos

A qualidade de vida da população está estreitamente relacionada à preservação da fauna e flora nos espaços urbanos. Por isso, o projeto visa a promoção de ações de restauração, proteção e conservação de áreas verdes nas comunidades em que atua.

O exemplo vem de ações promovidas pelo Hospital Moinhos de Vento desde o início de sua construção, em 1912. A instituição preserva o Bosque Schwester Ires Spier, um espaço de três mil metros quadrados e cerca de 800 árvores, de 86 espécies diferentes. A área se destaca pela diversidade e pela ocorrência de aves pouco comuns no meio urbano. A instituição ainda realiza a conservação da Praça Júlio de Castilhos, no bairro Independência, e do Parque Moinhos de Vento, o Parcão.

4) Complementação Alimentar

A produção de alimentos suficientes, seguros e nutritivos é uma pauta intrinsecamente ligada às questões ambientais. Assim, o projeto atua de forma integrada às outras ações promovidas pelo Instituto Moinhos Social para o desenvolvimento de áreas que assegurem complementos alimentares às comunidades atendidas pelos projetos de desenvolvimento social. 

O plantio de hortas comunitárias e de árvores frutíferas visam propiciar, além de alimentos para a população, maior compreensão da importância de uma alimentação saudável e integração social. A manutenção da horta é feita em conjunto entre a equipe do projeto e a comunidade atendida, proporcionando uma visão sistêmica do plantio à colheita, agregando oficinas de compreensão nutricional, características do solo, irrigação e adubação da terra.

O projeto tem como base ações já realizadas anteriormente pelo Hospital Moinhos de Vento, como plantio de mudas no Centro Social Marista Aparecida das Águas, na região das Ilhas e implementação de estufa agrícola voltada para educação ambiental que permite cultivo de hortaliças e temperos por meio de processos sustentáveis e ecologicamente corretos.

 

O projeto Mundo Mais Verde é liderado pela área de Gestão Ambiental do Hospital Moinhos de Vento —  em parceria com o Instituto Moinhos Social — e conta com o apoio de voluntários e de empresas parceiras.