
Gestão Hospitalar RS: Apoio emergencial à gestão de hospitais no Rio Grande do Sul
Gestão Hospitalar RS: Apoio emergencial à gestão de hospitais no Rio Grande do Sul

Descrição
A gestão hospitalar necessita passar por um processo estruturante de profissionalização e busca de maior eficiência em suas operações. Em um momento de catástrofe climática, estas instituições são impactadas e necessitam prestar serviços no limite de suas capacidades operacionais.
O desafio do projeto será potencializar o uso dos recursos empregados e serviços entregues à população. Uma gestão eficiente deverá ser um fato fundamental para que a entrega de serviços à população seja realizada com maior qualidade, produtividade e eficiência.
A proposta é fornecer suporte no processo de gestão destas instituições públicas e filantrópicas de grande relevância para a rede de atenção à saúde por meio de um diagnóstico situacional abrangente com apontamento das principais oportunidades, elaboração de um plano de ação com as melhorias apontadas no processo de gestão, capacitação da equipe de lideranças para a execução dos planos propostos e monitoramento dos resultados planejados.
O projeto vai atuar nos seguintes pilares:
1) Compras e gestão de contratos: Análise dos processos de aquisição de mercadorias e contratação de serviços, gestão e fiscalização dos contratos, performance nas compras de itens da curva ABC e XYZ.2) Econômico-financeiro: Análise dos registros contábeis e financeiros da organização e apuração dos resultados e indicadores de gestão.
3) Prática Assistencial: Atuação, dimensionamento e processos existentes dos serviços médicos, de enfermagem e multiprofissionais (farmácia, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e serviço social).
4) Governança corporativa: Estrutura jurídica e administrativa da organização e dos seus órgãos estatutários, entendimento do seu processo decisório, e da estrutura organizacional.
5) Infraestrutura: Avaliação dos equipamentos médico-hospitalares, instalações e condições prediais e estruturais existentes e recomendáveis, seus processos de atualização e manutenção preventiva e corretiva.
6) Logística: Análise da cadeia de abastecimento e movimentação dos materiais e medicamentos, no almoxarifado e farmácia.
7) Produção e capacidade assistencial: Entendimento da capacidade operacional instalada atual, o desempenho e a produção existentes, o custo dos serviços e procedimentos realizados antes e após calamidade.
8) Qualidade e segurança: Avaliação da qualidade da assistência e segurança do paciente, visando identificar os riscos assistenciais atuais somados com a calamidade e o comprometimento com a melhoria contínua dos serviços prestados para um atendimento mais seguro.
9) Recursos humanos: Mapeamento das condições da força de trabalho, incluindo saúde mental dos colaboradores, processos de desenvolvimento de pessoal, indicadores.
10) Rede de Atenção à Saúde: Entendimento do comprometimento atual da Rede de Atenção à Saúde, o impacto na operação e do modelo de funcionamento da integralidade do cuidado, somado a organização e o fluxo de atendimento. Deverão ser analisados fluxos temporários que apoiem a rede durante o período de reconstrução das unidades da região e fluxos estruturantes ideais.
11) Serviços de apoio: Avaliação da produtividade atual, as cláusulas e modelos de contratação das áreas de recepção, segurança e vigilância, SND, higienização e limpeza, lavanderia e rouparia e resíduos hospitalares.
12) Tecnologia da Informação: Análise do funcionamento dos equipamentos e instalações essenciais para execução das atividades administrativas e assistenciais.