Saúde & Você

“Sem diálogo e convivência genuína, não há como um adolescente fazer boas escolhas”, alerta especialista.

As últimas notícias acerca do “jogo” Baleia Azul têm chamado atenção sobretudo dos pais, das autoridades e também de muitos adolescentes em todo o país.

(Continue lendo…)
Publicado: 20/04/2017

 

Aumenta incidência de câncer colorretal em adultos jovens

A Sociedade Americana de Câncer divulgou uma pesquisa no início do ano que aponta aumento na incidência de câncer colorretal (de intestino grosso e reto) entre adultos jovens e de meia-idade nas últimas décadas. O estudo foi publicado no Journal of the National Cancer Institute.

(Continue lendo…)
Publicado em 12/04/2017

 

Causa do Parkinson ainda é desconhecida

O Parkinson é uma doença neurológica crônica resultante da degeneração de células em algumas regiões do cérebro. Conhecida por afetar diretamente os movimentos das mãos, assim como causar desequilíbrio e rigidez muscular, atinge cerca de 1% da população mundial acima dos 65 anos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

(Continue lendo…)
Publicado em 12/04/2017

 

O parkinson e o equilibrista

João Celeste tem 26 anos de Hospital Moinhos de Vento. Guardião do legado da Instituição, este historiador de 57 anos é responsável pelo Espaço Memória Amarílio Viera de Macedo. Neste depoimento, João fala sobre como conviver com o Parkinson, doença há 6 anos diagnosticada.
(Continue lendo…)
Publicado em 11/04/2017

 

Especialista chama atenção para o consumo de álcool na adolescência

Um estudo divulgado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em fevereiro de 2017 constatou um fato que necessita observação: 39,2% dos adolescentes brasileiros experimentaram alguma bebida alcoólica pela primeira vez em casa.

(Continue lendo…)
Publicado em: 04/04/2017

 

Como anda o seu sono?

O brasileiro tem dormido mal. Uma pesquisa realizada em 2012 pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM) entrevistou pessoas de 20 a 60 anos e chegou à conclusão de que 69% dos brasileiros avaliaram seu sono como ruim ou insatisfatório.
(Continue lendo...)
Publicado em 17/03/2017

 

“Anabolizantes podem causar insuficiência renal crônica terminal”, alerta especialista

A maioria das doenças renais não apresenta sintomas nos estágios iniciais, o que acaba dificultando o trabalho de identificação destas patologias. As mais frequentes costumam ser secundárias a outras doenças mais conhecidas, como hipertensão, obesidade e diabetes.
(Continue lendo…)
Publicado em 09/03/2017

 

Terapia genética mostra resultado positivo para a cura da anemia falciforme

Pesquisadores realizaram pela primeira vez um ensaio clínico com terapia genética para aliviar os sintomas de anemia falciforme. O estudo foi feito em um adolescente de 15 anos, no Hospital Infantil Necker, em Paris, e publicado na revista científica New England Journal of Medicine neste mês.
(Continue lendo…)
Publicado em 06/03/2017

 

Os números comprovam: população relaxou nos hábitos de prevenção das DSTs

“O aumento de casos de sífilis é um indicador de que as pessoas não estão se protegendo adequadamente nas relações sexuais, em especial através do uso de preservativo, aumentando também o risco de transmissão de outras doenças como HIV, hepatite B e C, clamídia, gonorreia e HPV”.
(Continue lendo…)
Publicado em: 24/02/2017

Nunca é tarde para se tornar fisicamente ativo

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 75% da população idosa possui alguma doença crônica, o que chama a atenção dos médicos especialistas e os fazem indicar e motivar a terceira idade a criar uma dinâmica de atividades físicas frequentes como forma de prevenção e também a fim de se ter mais qualidade de vida.
(Continue lendo…)
Publicado em: 22/02/2017

 

Você tem domínio da sua saúde física?

Início de ano, época em que muitas pessoas revisam suas rotinas e programam um novo ciclo, também pode ser um bom momento para fazer avaliações médicas e assim cuidar do bem estar físico.
(Continue lendo…)
Publicado em: 10/02/2017

Dia Mundial do Câncer tem como tema câncer infantojuvenil

No dia mundial do câncer, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 12.600 novos casos e sobrevida de 64% na faixa etária de zero a 19 anos no Brasil para 2017. Os cânceres infantojuvenis mais comuns são as leucemias, que representam o maior percentual (26%), seguido dos linfomas (14%) e tumores do sistema nervoso central (13%).
Continue lendo (…)
Publicado em: 03/02/2017

Cuidados com a vacinação na hora de viajar

No momento de planejar a viagem, quando se busca referências do local de destino e o tempo de estadia, também é importante saber informações sobre os riscos que a região pode oferecer.

Continue lendo (…)
Publicado em: 30/01/2017

Mudança do estilo de vida é o melhor remédio

Com a liberação de dois novos remédios para emagrecer pela Anvisa, cresce o interesse por esse tipo de medicação.
Continue lendo (…)
Publicada em: 26 de janeiro de 2017

Como manter a saúde nos dias de calor

Se o verão e suas altas temperaturas proporcionam bons momentos, são capazes também de gerar um tremendo desconforto.

O corpo sofre: queda de pressão, desidratação, insolação, edemas nos membros inferiores, suor em demasia …
Continue lendo (…)
Data da publicação: 25/01/2017

Atenção redobrada com a exposição ao sol nesta época do ano

Com a chegada do verão e as idas à praia, à piscina, além do período de férias que permite mais passeios ao ar livre, os cuidados com o sol devem se intensificar.

Continue lendo (…)
Data da publicação: 03/01/2017

Final de ano pode trazer à tona sofrimento psíquico

Para algumas pessoas, o final do ano pode ser um momento de tristeza profunda. Para outras, pode ocorrer um sentimento de desamparo e desânimo passageiro. Nesta época do ano, é cada vez mais comum o relato de pessoas que sentem e vivem o clima natalino e de fechamento de ciclo desta forma.
Continue lendo (…)

Data da publicação: 27/12/2016

 

“Talvez esteja na hora das famílias desenvolverem mais atividades em conjunto”, alerta pediatra

Com a chegada das festas de fim de ano e a oportunidade de presentear a criança ou o adolescente com um smartphone, um tablet e até mesmo um iphone, esquecemos de considerar os limites quanto ao uso dessas mídias e o acesso a jogos eletrônicos, às redes sociais e a sites com conteúdo impróprio.

Continue lendo (…)
Data da publicação: 13/12/2016

 

Fumar gera mutações genéticas

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram demonstrar que o cigarro gera mudanças celulares nos tecidos dos órgãos – estejam eles expostos direta ou indiretamente à fumaça.

Continue lendo (…)
Data da publicação: 25/11/2016

 

 

Partilha e doação em prol da prematuridade

A equipe médica e assistencial da UTI Neonatal do Hospital Moinhos de Vento ensinarão as mães com bebês internados a confeccionar quadrados de tricô para futuras mantinhas que serão entregues a bebês de famílias em vulnerabilidade social em ação promovida no próximo dia 22 de novembro.

Continue lendo (…)
Data da publicação: 18/11/2016

Região Sul tem maior incidência de casos de câncer da próstata

Embora possa haver diferenças de notificação entre as regiões brasileiras, dieta com predomínio de carne animal e gordura – típica de regiões mais frias, pode ser um dos fatores.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 17/11/2016

Mitos e verdades sobre o Diabetes

No Dia Mundial do Diabetes, alguns mitos ainda imperam com relação à doença. Confira o texto que fala sobre mitos e verdades.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 14/11/2016

Estudo indica que bactérias presentes no intestino podem ajudar no tratamento de câncer

Estudo indica que algumas bactérias que vivem no intestino humano estimulam o corpo a responder de forma positiva a drogas usadas no tratamento de câncer.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 11/11/2016

 

Tratamento integrado do câncer de mama foi tema do ciclo de palestras realizado no Hospital Moinhos de Vento

A 2ª edição do ciclo de palestras teve como fio condutor o tratamento integrado para pacientes com câncer de mama. Ao todo, foram três encontros nos quais especialistas trataram vários assuntos sob diferentes perspectivas diante de um diagnóstico.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 01/11/2016

Dia Mundial do AVC: Atenção aos sinais de alerta pode fazer toda a diferença

Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão, alteração da fala ou compreensão; alteração na visão (em um ou ambos os olhos); alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar; dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

O início súbito de qualquer um dos sintomas descritos pode caracterizar um Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Continue lendo (…)
Data de publicação: 28/10/2016

Ninguém vence o câncer sozinho

Personagem da campanha Outubro Rosa do Hospital Moinhos de Vento, Graça Taffarel, conta como está sendo passar pelo câncer de mama.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 27/10/2016

Vacina contra HPV estará disponível na rede pública para meninos em 2017

Com o anúncio, pelo Ministério da Saúde, de que a vacinação contra HPV  será estendida para os meninos em 2017, algumas dúvidas voltaram a surgir.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 20/10/2016

Periódico científico revela que indústria do açúcar minimizou riscos à saúde

Na década de 50, iniciaram os primeiros debates sobre a possível influência do açúcar nos problemas cardiovasculares. Hoje, a relação entre o açúcar e a doença da artéria coronária ainda está em aberto.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 15/10/2016

 

Tratamento e cuidado multiprofissional são temas da palestra sobre câncer de mama

A primeira palestra do ciclo Tratamento Integrado do Câncer de Mama, realizada nesta semana, abordou formas de tratamento e cuidado multiprofissionais.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 07/10/2016

Campanha de multivacinação começará na próxima segunda, dia 19, em todo País

Nesta terça, dia 13, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo é mobilizar os pais ou responsáveis a levarem seus filhos para atualizar o cartão de vacinação.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 13/09/2016

Comportamento Suicida

O mês de setembro é dedicado à prevenção do suicídio, importante problema de saúde pública que vem aumentando em todo o mundo. A situação trata de pessoas que vivem sob tensão e acabam expressando de modo agudo essa angustia e padecimento. A maioria sofre de transtornos mentais graves e conta com pouco apoio do meio familiar e social.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 12/09/2016

Mitos e Verdades: Dietas

São diversas as dicas que recebemos quando buscamos o equilíbrio ideal entre uma alimentação saudável, o peso ideal e a saúde. É importante refletirmos sobre as informações que recebemos no dia a dia e imprescindível o acompanhamento com profissional especializado quando se busca a reeducação alimentar.
Comer carboidrato a noite engorda?

Continue lendo (…)
Data de publicação: 09/09/2016

Açúcar, inimigo número 1

Quem não fica tentado a comer uma sobremesa depois do almoço; ou aquele pedaço de bolo no café da tarde; ou então um brigadeiro com café? Por mais delicioso que seja – e difícil de resistir –, o açúcar, principalmente o branco, está diretamente ligado ao aumento do risco de desenvolver problemas como diabetes, obesidade, colesterol alto, gastrite e prisão de ventre.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 22/08/2016

O tagabismo tem tratamento

Em agosto se celebra o Dia Nacional do Combate ao Fumo (29/08), data escolhida pelo Ministério da Saúde para se refletir sobre o tema e estimular o desenvolvimento de ações voltadas ao controle do tabagismo no país.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 19/08/2016

Artrite Rematoide: diagnóstico e tratamento

A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença autoimune crônica, de causa desconhecida, que provoca inflamação nas juntas como joelhos e pulsos, provocando dor, inchaço e limitação de movimentos.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 15/08/2016

Mitos e verdades do colesterol

O colesterol é um composto químico que faz parte da membrana das células do organismo. Parte dele é produzido pelo próprio corpo humano, enquanto outra parte pode ser consumida por meios da alimentação.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 08/08/2016

Mitos e Verdades sobre o Aleitamento Materno

 O leite materno por si só se configura num alimento completo para o recém-nascido. Como vantagem, pode ser citado que ele melhora o desenvolvimento mental do bebê; é facilmente digerido por ele; promove e fortalece o vínculo afetivo entre mãe e bebê; além de melhorar a formação da boca e alinhamento dos dentes.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 04/08/2016

Medula Óssea, seja um doador

A medula óssea é um tecido que se encontra no interior dos ossos longos. Ela é rica em células-tronco hematopoiéticas, responsáveis pela formação das hemácias (glóbulos vermelhos), dos leucócitos (glóbulos brancos) e das plaquetas.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 02/08/2016

Conheça as Hepatites virais

A hepatite é uma doença grave e silenciosa que atinge considerável parte da população no Brasil. Em 28 de julho se celebra o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a fim de tornar a patologia conhecida e divulgar a importância da prevenção, do acompanhamento médico e dos exames de rotina.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 28/07/2016

Como lidar com a Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca é uma condição grave em que o coração apresenta dificuldades em funcionar. Normalmente se manifesta em indivíduos que tiveram alguma doença como um infarto do miocárdio ou ataque cardíaco, pressão arterial elevada ou doença das artérias coronárias.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 22/07/2016

Corpo e mente saudáveis

Quando falamos em hábitos saudáveis, as mensagens que recebemos normalmente estão correlacionadas com a importância de se fazer exames de rotina e manter um acompanhamento médico; de cuidar da alimentação; e de ter uma rotina de exercícios físicos. Estes pilares seriam, de modo geral, o triângulo para uma vida saudável. Entretanto, um outro fator vem sendo debatido: a relação da prática de atividades diversificadas para o exercício e estímulo da mente.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 18/07/2016

Celular: mocinho ou vilão

Um dos fatores levantados é o aumento de problemas de visão, pois costuma-se aproximar em demasia os celulares e tablets dos olhos. É comum presenciarmos a cena de crianças de dois ou três anos com celulares dos pais e tablets na mão assistindo a filmes ou jogando.
Com o objetivo de acalmar os pequenos, os pais recorrem às ferramentas para distraí-los. Contudo, essa ação pode causar danos à saúde das crianças.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 13/07/2016

A asma e o inverno

Com a troca das estações e a mudanças climáticas muitas pessoas apresentam complicações no trato respiratório. A asma é uma inflamação que ocorre nas vias aéreas ou brônquios. O Chefe do Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Hospital Moinhos de Vento, Marcelo Basso Gazzana, responde as principais dúvidas sobre essa patologia:

Continue lendo (…)
Data de publicação: 07/07/2016

Combatendo o Diabetes

O diabetes é uma doença silenciosa com a qual a pessoa pode conviver por anos sem saber que a possui. As manifestações clínicas ocorrem, normalmente, quando começam a aparecer complicações derivadas do alto índice glicêmico no organismo.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 30/06/2016

As últimas semanas da gestação

Uma gestação saudável envolve diversos cuidados. O acompanhamento médico, uma alimentação balanceada e a prática de exercícios são fundamentais para a saúde da mãe e do bebê. Mas vale ressaltar um outro fator indispensável quando se fala em formação e bem-estar do bebê: o tempo da gestação.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 27/06/2016

Tromboembolia Venosa

Mais frequente do que se imagina, o Tromboembolia venosa (TEV) é uma doença grave que possui alta incidência de casos ao redor do mundo. Consiste na formação de coágulos dentro das veias acarretando a obstrução das mesmas, seja nos vasos sanguineos superficiais ou nos profundos.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 23/06/2016

Etiqueta da tosse ajuda a evitar propagação do vírus da gripe

Gripe e várias outras doenças infecciosas das vias respiratórias, podem ser transmitidas por meio da tosse ou do espirro. Levando isso em consideração, o ideal é cobrir a boca com a parte interna do braço quando for tossir ou espirrar.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 16/06/2016

Dia Mundial do Doador de Sangue

Porque é tão importante doar sangue? Muitas pessoas desconhecem o motivo pelo qual é tão importante realizar esta ação.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 13/06/2016

A sua vacina está em dia?

A imunização é uma arma eficaz para prevenir doenças, porém muitas pessoas não se vacinam, o que pode trazer consequências para a saúde.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 09/06/2016

Imunoterapia muda a forma de lutar contra os tumores

De acordo com Dr. Roithmann, durante décadas a imunoterapia foi vista com ceticismo por médicos e pesquisadores, mas hoje não existe área mais estimulante na oncologia.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 02/06/2016

Dê um basta no cigarro!

O uso do cigarro (ou qualquer outro produto do tabaco), embora, possa ser relacionado a um maior risco de morte prematura, não é percebido adequadamente pelo fumante como uma causa de incapacidade física que antecede por muitos anos a morte.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 30/05/2016

Esclerose múltipla, saiba mais sobre o assunto

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune, em que as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 27/05/2016

Glaucoma: uma doença silenciosa

Você já ouviu o ditado “Um olhar vale mais do que mil palavras”? Apesar de darmos cada vez mais importância à linguagem visual, nem sempre nos lembramos de cuidar deste sentido fundamental e tão delicado. Como alertam os especialistas, a saúde dos olhos deve ser observada desde o nascimento para que se possa prevenir e tratar, o mais cedo possível, todo o tipo de problema que possa surgir ao longo da vida.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 23/05/2016

O fenômeno da maternidade tardia

Em busca de estabilidade financeira, profissional e no relacionamento, mulheres brasileiras estão postergando o desejo de ser mãe. A luta pela igualdade de direitos, a busca pelo aperfeiçoamento profissional, o crescimento no mercado de trabalho e os novos modelos familiares.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 19/05/2016

Técnica possibilita diagnóstico apurado das neoplasias digestivas

O Centro de Endoscopia do Hospital Moinhos de Vento oferece diagnósticos ligados ao aparelho digestivo e respiratório de forma minimamente invasiva com a utilização de equipamentos de última geração e acompanhamento anestésico durante e após os procedimentos.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 16/05/2016

Desmistifique a contratura em cinco questões

Com o avanço do frio, são mais comuns as contraturas musculares. O Dr. João Marcos Rizzo, anestesiologista da Clínica da Dor do Hospital Moinhos de Vento fala sobre as principais dúvidas em relação às contraturas.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 11/05/2016

CAXUMBA: sintomas e prevenção

Os casos de caxumba registrados em 2016 chamam a atenção por terem ocorrido fora de época. Mais recorrente no inverno, a caxumba é uma doença causada por um vírus RNA da família Paramyxoviridae, que atinge majoritariamente crianças.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 09/05/2016

Uso de tecnologia para a estética dental

A saúde bucal também deve fazer parte da pauta das revisões e exames periódicos. Para uma auxiliar a deixar o sorriso ainda mais cativante, o Núcleo de Odontologia da Unidade Moinhos de Vento Iguatemi une o conhecimento técnico de sua equipe a uma moderna tecnologia na área restauradora.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 03/05/2016

Prevenção contra a gripe deve ser permanente

Para esclarecer algumas questões, o infectologista do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Paulo Gewher Filho, foi convidado a responder algumas questões para o espaço Saúde & Você. O que é a gripe? É uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus influenza.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 29/04/2016

Prevenção e combate à hipertensão arterial

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É um fator de risco para doenças cardíacas e geralmente acompanhada por outras alterações como a diabetes e obesidade.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 26/04/2016

Você conhece a Dieta DASH?

A Dietary Approaches to Stop Hypertension (abordagem dietética para impedir a hipertensão), ou no diminutivo, DASH, foi criada a partir de um estudo norte americano que avaliou o efeito da dieta alimentar sobre a pressão arterial.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 22/04/2016

Vacina da Gripe 2016: esclareça as suas dúvidas

Quem faz parte dos grupos de risco deve ir às clínicas, neste momento, ou esperar pela campanha do Ministério da Saúde? A vacina demora de duas a quatro semanas para proteger os indivíduos vacinados. Então, quanto mais cedo os indivíduos do grupo de risco puderem fazer a vacina, melhor. Nas clínicas privadas as vacinas, geralmente, chegam com uma antecedência maior do que na rede pública.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 20/04/2016

Afinal, o que é TDAH?

Muitos desconhecem as características do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) que, por sua vez, está cercado de dúvidas e informações incorretas. Também conhecido como Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA), consiste em um transtorno neurobiológico, de causas predominantemente genéticas, que se manifesta na infância e perdura por toda a vida do indivíduo.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 15/04/2016

Para turbinar a corrida

Os adeptos da corrida podem contar com diversos aplicativos para smartphones para auxiliar na performance. Com dicas de treinamentos, contagem de passadas, locais disponíveis para correr, assim como informações sobre saúde e rota percorrida, as ferramentas estão disponíveis para download e, muitas vezes, são gratuitas.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 11/04/2016

Tipos de câncer

O Instituto Nacional de Câncer (Inca), por meio do relatório ‘Estimativa: Incidência de Câncer no Brasil’, apresentou as estimativas dos casos se câncer para a população brasileira no ano de 2016. O tipo de maior incidência tanto em homens quanto em mulheres é o de são: pele não melanoma

Continue lendo (…)
Data de publicação: 08/04/2016

Outono: época de não descuidar do Aedes aegypti

Não é porque o outono começou que devemos baixar a guarda ao mosquito Aedes aegypti. Nesta época começam também as doenças respiratórias e os sintomas, como dor no corpo, que podem gerar confusão, por isso o mais importante é procurar avaliação médica e não descuidar da hidratação. Não podemos deixar que os casos evoluam para as formas mais graves da doença.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 06/04/2016

Conheça a Doença de Parkinson

O tratamento da Doença de Parkinson e demais distúrbios do movimento (como tremor, rigidez muscular e distonia) pode aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Entre as terapias promovidas está a Estimulação Cerebral Profunda, técnica conhecida como DBS (na sigla em inglês, Deep Brain Simulation) que já beneficiou mais de 200 pessoas, no Hospital Moinhos de Vento.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 04/04/2016

Andando pela cidade

No mês em que Porto Alegre comemora 244 anos, é sempre bom relembrar que existem espaços públicos disponíveis para todos que desejam passear, praticar exercícios ou passar um tempo com a família e os amigos: os parques da cidade. Uma atividade que a cada dia ganha mais adeptos é a corrida. Sozinho ou em grupo, tal atividade permite a convivência e a ocupação dos espaços públicos. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados antes de avançar pela pista.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 31/03/2016

Epilepsia: causas e tratamentos

A epilepsia, distúrbio do funcionamento elétrico do cérebro que provoca repetições de crises epilépticas, é a segunda doença neurológica mais prevalente no mundo. Para ressaltar a importância do diagnóstico e tratamento desta enfermidade, observe a numerologia que a envolve: cerca de 70 milhões de pessoas no mundo possuem a doença; estima-se que atinja, atualmente, 100 mil gaúchos e 15 mil porto alegrenses.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 29/03/2016

Chocolates, impossível comer um só

A Páscoa está chegando e com isso aumenta a tentação de consumir chocolates, bombons e outras guloseimas. Nesse período do ano é difícil resistir e não comer pelo menos um pedacinho de chocolate. Para as pessoas preocupadas com a saúde e a estética, uma boa dica para manter sua rotina de alimentação e não perder a linha é evitar o consumo de outros alimentos gordurosos como frituras e carnes gordas no dia em que for comer o doce.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 24/03/2016

Como escolher a água mineral

Manter-se hidratado é uma prerrogativa quando se fala em saúde, sendo medida recomendada por unanimidade por médicos e nutricionistas. Equilibrar a quantidade de sódio e outros elementos, além do pH, causam certa dúvida na hora de escolher o produto nas gôndolas do supermercado.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 23/03/2016

Bebê a caminho!

A confirmação de que um novo bebê está a caminho traz felicidade para os pais e familiares. Dentre os preparativos para o recebimento do novo integrante da família está o planejamento de atendimento médico para a mãe e o bebê, a escolha do enxoval e a decisão sobre o nome da criança.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 16/03/2016

Doença renal na infância

Quando descoberta na infância, a doença renal possui maior probabilidade de ser tratada e controlada. A doença renal crônica caracteriza-se pela existência de uma lesão renal que se faz acompanhar de um declínio progressivo das funções dos rins. É uma doença que pode atingir qualquer pessoa, independentemente do sexo ou idade, mas cuja incidência é maior no sexo masculino e nos adultos, o que faz com que seja considerada uma doença que atinge, sobretudo, as idades mais avançadas. Segundo a Fundação Pró-Rim, a taxa de crianças com doença renal crônica é de 23 pacientes por milhão de habitantes.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 10/03/2016

Mulher: você em primeiro lugar

O Dia da Mulher, celebrado em 8 de março, comemora as conquistas do gênero em diversos âmbitos da sociedade. Mas uma questão que sempre foi importante,  e que merece ainda mais atenção, esforço e dedicação,  é a sua saúde. Visitar periodicamente o ginecologista e realizar exames preventivos é de suma importância para que a mulher conheça o seu próprio corpo. A rotina de exames para avaliação consiste em exame, de toque e de coleta de material. A frequência para refazer cada um destes procedimentos varia de caso a caso.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 08/03/2016

Volta às aulas, alimentação saudável

Com a volta às aulas, a correria é grande para a compra do material escolar e adaptação à nova rotina. Uma questão que requer uma atenção especial é o lanche que será levado para a escola. Preparar uma lancheira saudável, com uma refeição balanceada e completa para garantir a alimentação e a energia da criançada, requer criatividade e boas escolhas.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 1º/03/2016

Fim do horário do verão: o que muda?

Em condições normais, nosso organismo funciona num ritmo circadiano de aproximadamente 24 horas, influenciado pela luz e pela temperatura. A mudança do horário pode sim afetar o nosso organismo e este fenômeno é conhecido como desordem temporal interna.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 19/02/2016

Você tem medo do quê?

Quem nunca sentiu uma sensação estranha ou um medo inexplicável frente a alguma situação? O medo ou a fobia podem ser atribuídos a causas diversas, mas possuem diferenças entre si. O medo é uma emoção natural e instintiva do ser humano que atua como proteção e age como um sinalizador contra perigos reais. A fobia por sua vez é um medo acentuado e persistente, excessivo e desmedido que se manifesta frente a um objeto ou situação e que acarreta em um elevado grau de ansiedade.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 18/02/2016

Uso e segurança de repelentes e inseticidas

Em meio à atual proliferação pelo Brasil do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos temidos vírus [da] dengue, zika e chikungunya, combater os criadouros do inseto é tão fundamental e necessário quanto se proteger dele.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 11/02/2016

Principais incidências de câncer para 2016

No dia 4 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial do Câncer – uma data para refletir e motivar as pessoas em torno da causa. Para que ações mais assertivas possam ser desenvolvidas com foco na prevenção e adoção de medidas mais saudáveis, o Hospital Moinhos de Vento aderiu à campanha da União Internacional de Controle do Câncer (UICC), #NósPodemosEuPosso, nas redes sociais da instituição.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 04/02/2016

Conheça melhor a sua saúde neste verão!

O período do verão é sinônimo de descanso e também de repensar a rotina e as escolhas que fazemos e que podem influenciar a nossa saúde física e mental. Na maioria das vezes, as pessoas costumam aproveitar o tempo livre para viajar e praticar esportes, mas se esquecem de respeitar os limites do próprio corpo. Para o chefe do Ambulatório de Check up do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Enio Casagrande, conhecer as condições da própria saúde é o primeiro passo para utilizar a informação médica de forma preventiva.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 29/01/2016

Escolhas saudáveis, riscos reduzidos à saúde

A escolha por um estilo de vida mais saudável é recorrente quando se fala em prevenção de doenças. Manter uma rotina de exercícios e uma alimentação adequada pode prevenir diversas enfermidades, como ansiedade, depressão, diabetes e hipertensão. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o sedentarismo é um dos principais fatores para o desenvolvimento de doenças cardíacas (angina e infarto) e do sistema circulatório.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 28/01/2016

Automedicação: evite essa atitude

Em razão do Dia do Farmacêutico, em 20 de janeiro, é bom lembrar dos cuidados que as pessoas precisam ter em relação ao livre consumo de medicamentos. A automedicação, que muitas vezes é adotada como solução para o alívio imediato de alguns sintomas, pode trazer consequências mais graves do que se imagina. O uso descontrolado de remédios pode comprometer a eficácia de tratamentos, agravar doenças, bem como gerar reações alérgicas, dependência e até mesmo morte.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 21/01/2016

Sono inadequado interfere no bom funcionamento do metabolismo

A privação do sono pode causar diabetes do tipo 2, hipertensão, distúrbios respiratórios e obesidade. Quem dorme menos de seis horas por dia ou sofre de distúrbios de sono também está mais propenso a desenvolver alguma doença cardíaca. A situação também pode influenciar no aumento de peso. Ao manter uma rotina de sono escassa, o hormônio Leptina, responsável por enviar a mensagem de saciedade para o cérebro, diminui, ao passo que os níveis de Grelina, um estimulante de apetite, se elevam.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 16/01/2016

Osteoporose: uma doença silenciosa

A osteoporose se caracteriza pela diminuição na massa óssea e o aumento no risco para fraturas, especialmente em coluna e quadril, sendo um mal silencioso e muito prevalente. Segundo a Fundação Internacional de Osteoporose, a doença atinge 200 milhões de pessoas no mundo todo e cerca de 10 milhões no Brasil.

A doença atinge tanto homens quanto mulheres, mas em função da diminuição normal de hormônios que ocorre na menopausa, as mulheres são mais afetadas. Os principais fatores de risco são: o histórico familiar de osteoporose ou fratura de coluna e quadril, a baixa ingestão ou absorção de cálcio, ou a diminuição da Vitamina D, a idade avançada e o uso de corticosteroides.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 15/01/2016

Proteja-se contra o Aedes aegypti

O crescente número de casos de Dengue e Zika vírus registrado no país mobilizou o Hospital Moinhos de Vento a apoiar a Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, o Sindicato Médico do RS (SIMERS) e o Telessaúde/UFRGS contra o mosquito transmissor destas doenças, o Aedes aegypti. Essas entidades desenvolveram um plano de estratégias e ações de combate, que conta com ações de prevenção, informação e combate ao mosquito. O Estado conta com mais de 12 mil agentes que foram treinados para desenvolver as ações junto à população.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 06/01/2016

Pioneiro no desenvolvimento de técnica para aneurisma de aorta realiza conferência no Grand Round

O gaúcho Dr. Gustavo Oderich, diretor da Divisão de Cirurgia Endovascular e professor de Cirurgia Vascular da Mayo Clinic College of Medicine, em Rochester/Minesotta, participou da última edição de 2015 do Grand Round, para compartilhar a sua experiência de 15 anos em um dos centros médicos americanos mais importantes na área de Cardiologia.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 30/12/2015

Verão: época de intensificar os cuidados com o corpo e os cabelos

O sol forte, a água do mar e o cloro das piscinas fazem do verão um dos maiores vilões de um cabelo saudável. Não adianta, porém, esperar a estação chegar ao fim para consertar os estragos: durante esses dias é preciso intensificar os cuidados e manter-se hidratada. Preste atenção às dicas da dermatologista Dra.Fabiane Kumagai e aproveite a nova estação.

Continue lendo (…)
Data de publicação: 22/12/2015

Evento debate novo modelo assistencial da Fisioterapia do Hospital Moinhos de Vento

A penúltima edição do Grand Round do Hospital Moinhos de Vento e Johns Hopkins Medicine International, realizada dia 24 de novembro, teve como foco a temática Prescrição de Reabilitação: Foco na Evidência e na Inovação, com a participação dos palestrantes Flávia Gomes Martinez, fisioterapeuta doutora em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Leonardo Miguel Correa Garcia, líder do Serviço de Fisioterapia do Hospital Moinhos de Vento. A mediação foi conduzida pelo Chefe do Serviço de Pneumologia e Cirurgia do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Marcelo Basso Gazzana.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 15/12/2015

Cuidados com a pele no verão

Durante o período de verão, aumentam as atividades realizadas ao ar livre. A radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Por isso, não podemos deixar a fotoproteção de lado, além de outros cuidados para evitar alergias e. Veja a seguir dicas para aproveitar a estação mais quente do ano sem colocar a saúde em risco.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 09/12/2015

Dia Mundial da prematuridade: um em cada dez bebês nascem prematuros

Em 17 de novembro é celebrado em todo o mundo o ‘Dia Mundial da Prematuridade’, que tem como finalidade sensibilizar a população para a problemática dos bebês que nascem prematuros. Em todo o mundo, um em cada dez bebês nasce prematuro, o que significa que cerca de 15 milhões de crianças nascem antes do tempo.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 20/11/2015

 

Acompanhamento multiprofissional facilita a reabilitação depois do câncer de mama

A última edição do I Curso Sobre Tratamento Integrado do Câncer de Mama do Hospital Moinhos de Vento, reuniu especialistas de várias áreas para trazer as novidades e relatos da reabilitação pós-tratamento de câncer de mama. O evento é uma iniciativa do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento, chefiado pela Dra. Maira Caleffi, que também preside o Femama e o Imama. O evento teve como objetivo central trazer para o público leigo informação contextualizada e mostrar a importância do atendimento integrado do câncer de mama, que acelera a recuperação e amplia a qualidade de vida das pacientes.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 20/11/2015

Mude de lado e evite a pressão

Esse ano o 19 de novembro foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção da Úlcera por Pressão, com o intuito de sensibilizar profissionais e sociedade a respeito da prevenção e do tratamento dessas lesões, que atingem principalmente pacientes hospitalizados com longa permanência, bem como os que associam fatores de risco, tais como idade avançada e restrição ao leito ou cadeira.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 18/11/2015

Novembro azul alerta para a prevenção do câncer de próstata

Estamos em novembro, mês da luta contra o câncer de próstata. A doença responde por 70% dos casos de câncer nos homens. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), por ano são registrados 70 mil novos casos, sendo o 2º mais comum entre os homens. Por essa razão é importante alertar para a importância da prevenção precoce, que amplia as chances de cura em 90%.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 13/11/2015

Curso aborda o papel da quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia no tratamento do câncer

O Tratamento Adjuvante: Quimioterapia, Radioterapia e Hormonioterapia foi o tema central da 3ª módulo do evento I Curso sobre tratamento Integrado do Câncer de Mama do Hospital Moinhos de Vento, que aconteceu na última semana e contou com a participação da comunidade, incluindo pacientes e ex-pacientes do Núcleo da Mama, além de colaboradores do hospital e comunidade em geral.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 31/10/2015

Acidente vascular cerebral é a principal causa de mortes no Brasil

Nesta quinta-feira, 29/10 é comemorado o Dia Mundial de combate ao Acidente Vascular Cerebral. No País são 400 mil casos de AVC por ano no e 100 mil mortes. No País são 400 mil casos de AVC por ano e 100 mil mortes. No RS são 15 mil casos por ano. A Dra. Sheila Ouriques Martins, chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento, explica que o Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou derrame cerebral é a principal causa de incapacidade neurológica no Brasil e se caracteriza por uma alteração circulatória focal no cérebro, que causa um déficit neurológico.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 29/10/2015

 

Cirurgia e reconstrução no tratamento do câncer de mama

De acordo com o mastologista do Núcleo da Mama do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Ademar Bedin, a cirurgia é a principal arma no tratamento do câncer e nesse processo a presença de uma equipe multiprofissional é fundamental. O médico explica que a extensão da cirurgia vai depender de vários fatores como o tamanho do tumor, a proporção do nódulo em relação a mama da paciente e sua localização.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 26/10/2015

Especialistas promovem curso para o público leigo sobre o câncer de mama

A 1ª Edição do ‘Curso sobre Tratamento Integrado do Câncer de Mama do Hospital Moinhos de Vento’ reuniu especialistas de diversas áreas ligadas ao Núcleo da Mama para apresentar palestras com uma linguagem acessível ao público leigo sobre temas como detecção precoce, investigação e confirmação do diagnóstico do câncer de mama.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 09/10/2015

Fibromialgia: como lidar com a dor crônica?

A fibromialgia se caracteriza por dor generalizada (acometendo os quatro quadrantes do corpo), acompanhada de distúrbios do sono, fadiga crônica e rigidez matutina. Pessoas com fibromialgia frequentemente acordam cansadas e sem disposição, apesar de terem dormido o período de tempo adequado.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 30/09/2015

Dor crônica é doença. Saiba como e onde tratar?

A dor crônica é uma condição que afeta milhões de brasileiros e que, em muitos casos, compromete a rotina das pessoas. De acordo com o anestesista Dr. João Marcos Rizzo, da Clínica da Clínica de Dor do Hospital Moinhos de Vento, considera-se dor crônica toda a dor que persiste por mais de três meses.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 16/09/2015

Uso indiscriminado da ritalina pode causar danos à saúde

O uso indiscriminado de Ritalina recomendado nos casos de déficit de atenção e hiperatividade, a disseminação da substância para aumentar o desempenho mental revela um problema cultural e social que está se ampliando no país.
Continue lendo (…) 
Data de publicação: 09/09/2015

Cardápio inovador previne Alzheimer

Uma nova dieta batizada de Mind, sigla em inglês de “Intervenção Mediterrânea-Dash para Atraso degenerativo” se baseia em estudo publicado no periódico Alzheimer’s & Dementia, que acompanhou cerca de mil pessoas durante uma década. A pesquisa mostra que os participantes tiveram risco reduzido para o Alzheimer em 53% comparado com as pessoas que fizeram outras dietas.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 01/09/2015

Esclerose múltipla, entenda os sintomas e tratamento

Esclerose Múltipla atinge, aproximadamente, 35 mil pessoas no Brasil, mas ainda é uma doença pouco conhecida. Atualmente, a patologia já atinge cerca de 1,2 mil pessoas somente no Rio Grande do Sul. A maioria dos pacientes consegue levar uma vida normal, sem redução da expectativa de vida, caso siga corretamente o tratamento.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 28/08/2015

Estimulantes sexuais devem ser usados com cautela

Todo o medicamento apresenta potenciais efeitos colaterais e devem ser utilizados com cautela. Os inibidores da fosfodiesterase 5 (sildenafila, vardenafila, tadalafila) constituem, hoje, a terapia oral mais utilizada, atuando no relaxamento da célula muscular do tecido cavernoso, condição necessária para obtenção da ereção.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 26/08/2015

Conheça os sintomas e como tratar a artrite reumatoide

A artrite reumatoide chega a afetar até 1% da população adulta, três vezes mais mulheres do que homens, geralmente indivíduos geneticamente predispostos e expostos a determinados fatores ambientais. É uma doença inflamatória crônica predominante das articulações das mãos, punhos, cotovelos, ombros, quadris, joelhos, tornozelos e pés, além da coluna vertebral, mas também compromete órgãos internos como pulmão, coração e rins.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 20/08/2015

 

Você sabe a diferença entre alergia e intolerância alimentar?

Muitas pessoas desconhecem que existem diferenças entre a alergia alimentar e a intolerância alimentar. A alergia alimentar, ou hipersensibilidade ao alimento, se trata de uma resposta do sistema imunológico a uma determinada proteína contida no alimento. Já a intolerância alimentar é uma resposta exagerada do organismo causada pelo consumo de determinados alimentos, porém não há a participação do sistema imune nessa resposta.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 21/07/2015.

Atenção aos cuidados para prevenir a meningite

A meningite meningocócica causada pela bactéria Neisseria meningitidis tem como característica principal a inflamação das membranas que recobrem o cérebro (meninges) e a medula espinhal. A transmissão é através de gotículas expelidas pela fala, tosse, espirro ou beijo.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 10/07/2015.

Rinite Alérgica: como tratar e prevenir?

A rinite alérgica inclui duas categorias: a sazonal, que ocorre principalmente durante as estações de pólen e a perene, que acontece durante todo o ano, sendo muito comum em crianças pequenas. As principais causas estão ligadas ao contato com o pólen (árvores e flores), ácaros da poeira, pelos de animais e fumaça de cigarro..
Continue lendo (…)
Data de publicação: 07/07/2015.

Entendendo a Psoríase

A psoríase é uma doença dermatológica, autoimune e crônica, que atinge cerca de 2 a 3% da população, na faixa etária dos 30 e 40 anos. O Hospital Moinhos de Vento inaugurou, recentemente, o Ambulatório de Psoríase, localizado no Shopping Iguatemi (3° andar). A psoríase não tem cura, mas existe tratamento eficaz, que deve ser individualizado para cada paciente. O diagnóstico em quase 100% dos casos é feito pelo
Continue lendo (…)
Data de publicação: 30/06/2015.

Diagnóstico apurado das doenças neurológicas, articulares e da pelve

O Serviço de Radiologia do Hospital Moinhos de Vento adquiriu recentemente um moderno equipamento de Ressonância Magnética de alto campo (3 Tesla) indicada para o diagnóstico de varias doenças neurológicas, articulares e da pelve, especialmente da próstata. O equipamento de RM de 3 Tesla possui um campo magnético duas vezes maior que os aparelhos de 1.5 Tesla padrão do mercado, apresentando imagens com maior definição e precisão, rendendo maiores detalhes anatômicos das lesões.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 10/06/2015.

Nova técnica para pacientes com Enfisema Pulmonar

Os pacientes com enfisema pulmonar agora podem contar com uma nova opção de tratamento, com o implante de Coils (mola). De acordo com o médico-coordenador do Núcleo de Tratamento do Enfisema do Hospital Moinhos de Vento
Continue lendo (…)
Data de publicação: 02/06/2015.

As doenças cardiovasculares e o frio

Os dias frios sempre despertam preocupação em relação a doenças respiratórias, como gripes, resfriados e rinites alérgicas. Mas poucas pessoas sabem que as baixas temperaturas representam também risco de complicações cardiovasculares. Quando a temperatura alcança médias diárias abaixo de 14°C, os casos de morte por infarto do miocárdio (ataque cardíaco) aumentam em até 30%. A cada 10 graus Celsius de diminuição na temperatura mínima, o risco de ataque cardíaco aumenta em 7%..
Continue lendo (…)
Data de publicação: 25/05/2015.

Frequência cardíaca modula expectativa de vida

A pressão arterial é um dos principais fatores relacionados à morbidade e mortalidade de origem cardiovascular. Dessa forma, a correta medida dos valores da pressão arterial traz importante avaliação prognóstica para o paciente. A última edição do Grand Round promovido, dia 11/05 pelo Hospital Moinhos de Vento e Johns Hopkins Medicine International, abordou o impacto da monitorização nos sinais vitais na tomada de decisão clínica…
Continue lendo (…)
Data de publicação: 18/05/2015.

Higienização das mãos reduz infecções

No dia 5 de maio será promovido o Dia Mundial de Higienização das Mãos. O hábito de lavar as mãos previne e reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais de saúde e da população em geral. As mãos são as principais vias de transmissão de germes e microrganismos em geral e, assim, sua correta higienização pode evitar o desenvolvimento de uma série de doenças, como diarreia, resfriados e conjuntivite.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 05/05/2015

Evento debate o movimento em prol do parto normal no Brasil

O futuro da assistência obstétrica no Brasil foi o tema central do Grand Round Hospital Moinhos de Vento e Johns Hopkins Medicine International, no mês de abril. A conferência foi proferida pela representante da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Jacqueline Alves Torres, uma das lideranças executivas mais importantes da ANS que está envolvida com o Projeto Nacional de Qualificação da Assistência ao Parto.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 23/04/2015.

O poder do cacau na dieta saudável

Com a chegada do frio o desejo por chocolate aumenta, apesar de fazer bem para a saúde, é necessário estabelecer limites, para que o seu consumo não seja nocivo. Porém é importante lembrar, que as vantagens estão mais presentes no chocolate amargo, aquele com 70% de cacau, que tem menos leite e maior concentração de cacau.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 15/04/2015

Suplementos vitamínicos não trazem benefícios a pessoas saudáveis

Nosso corpo precisa das vitaminas. Mas impõe um limite. Se usadas indiscriminadamente, elas podem virar grandes vilãs e prejudicar a saúde. É o que afirmam o cardiologista Luis Beck da Silva, da endocrinologista Beatriz Schaan e do neurologista Francisco Rotta, que debateram o tema Mitos e Verdades sobre o uso das vitaminas.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 06/04/2015

Anemia: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença

A anemia é uma doença do sangue que ocorre quando há menos células vermelhas do que o normal, ou existe uma baixa concentração de hemoglobina no sangue. É muitas vezes um sintoma de uma doença, ao invés de uma doença em si.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 30/01/2015

Prevenção na volta às aulas das crianças

O ano letivo vai começar. Hora de retornar à sala de aula e retomar a rotina. Muitas crianças, porém, sofrem para abandonar hábitos cultivados durante as férias, como dormir tarde, não ter horários tão rígidos para fazer refeições e passar mais tempo em casa.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 27/01/2015

Apneia do sono exige atenção e diagnóstico

A apneia do sono é um distúrbio respiratório, que se caracteriza por breves interrupções da respiração durante o sono. Ela ocorre em todas as faixas etárias e ambos os sexos. Ela pode estar associada aos seguintes aspectos: arritmia cardíaca, pressão alta, ataque cardíaco, sonolência diurna e aumento do risco dos acidentes de transito e acidentes de trabalho.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 20/01/2015

Suplementos alimentares: saiba o momento certo de consumi-los

Com a vida cada vez mais agitada, as pessoas estão se alimentando de maneira incorreta e com um cardápio desbalanceado, ficando mais suscetíveis a doenças, ao envelhecimento precoce e a a uma diminuição na qualidade de vida. Muitos médicos e nutricionistas têm indicado o uso de suplementos alimentares como forma de equilibrar a dieta, suprir as carências nutricionais e melhorar o funcionamento do organismo.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 09/01/2015

Sexo faz bem ao coração?

Vários mitos sempre cercaram a prática sexual, incluindo os supostos riscos e vantagens para a saúde do coração, principalmente nas pessoas que já sofreram um evento cardíaco e têm medo da tão falada morte súbita durante o ato sexual. Na última edição do ano do Grand Round promovido pelo Hospital Moinhos de Vento em parceria com a Johns Hopkins International Medicine, abordou o tema: sexo, coração e exercícios.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 19/12/2014

Você já pensou em fazer o seu check up em apenas seis horas?

Uma equipe multidisciplinar realiza uma avaliação da saúde do indivíduo de forma rápida e ágil, no período de seis horas, em um único dia. São analisadas as características de acordo com o sexo e a idade e a relação dele com hábitos de vida, antecedentes de saúde e características individuais, familiares, ambientais e profissionais.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 01/12/2014

Qual a medida certa da solidão?

A penúltima edição do ano do Grand Round, no Hospital Moinhos de Vento, contou com a presença do palestrante Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Dr. Claudio Laks Eizirik, que dissertou sobre o sentimento de solidão versus a capacidade de estar só em situações em que a pessoa se sente em solidão.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 27/11/2014

Dourado, contra o câncer infantil.

O mês de novembro se comemora a Campanha do Novembro Dourado, que marca o mês da luta contra o câncer infantil. Uma boa oportunidade para pais, educadores e profissionais da saúde refletirem e ficarem atentos para os sintomas do câncer nas crianças e adolescentes.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 25/11/2014

Você sofre de dor de cabeça com frequência?

As crises de enxaqueca e de outras cefaleias primárias podem comprometer a qualidade de vida dos indivíduos, principalmente quando intensas ou frequentes.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 20/11/2014

Tecnologia permite diagnóstico apurado do câncer

Os pacientes podem contar com um novo aliado para o diagnóstico precoce do câncer e do acompanhamento no tratamento de várias formas de doenças cancerígenas. O Serviço de Medicina nuclear do Hospital Moinhos de Vento disponibiliza o PET/CT, um equipamento híbrido, que une duas tecnologias: a tomografia por emissão de pósitrons (PET), com o CT (Tomografia Computadorizada).
Continue lendo (…)
Data de publicação: 20/11/2014

Brasil tem alta taxa de bebês prematuros

Segundo dados da Organização das Nações Unidas, os nascimentos prematuros são responsáveis por quase metade das mortes de recém-nascidos no mundo. No Brasil, 11,7% do total de nascimentos acontecem antes de 37 semanas de gestação.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 12/11/2014

Você já pensou em projetar digitalmente o seu sorriso?

Atualmente é possível por meio de fotografias digitais e exames radiográficos (com muito pouca radiação) fazer uma tomografia dentária do dente, do osso e da gengiva em questão de segundos. Ou seja, se consegue desenhar no computador o futuro dente, gerando um tipo de guia que mede as distâncias para o implante dentário e a melhor posição.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 11/11/2014

Conheça o tratamento para a manifestação de doenças neurológicas

Doenças neurológicas, como Acidente Vascular Cerebral (AVCs), esclerose múltipla e traumatismo craniano ou raquimedular, podem levar à espasticidade, um problema muitas vezes incapacitante, que resulta na restrição de movimentos podendo levar a rigidez de membros como pernas e braços.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 11/11/2014

Úlceras de Pressão: cuidados com o doente acamado

As úlceras de pressão, também conhecidas como úlceras de decúbito, escara ou escara de decúbito, são lesões de pele ou partes moles, que se originam, basicamente, de isquemia tecidual.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 03/11/2014

Câncer de Próstata - A doença é a segunda causa de morte em homens brasileiros.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A identificação da patologia em fase inicial, por meio de exames periódicos, possibilita cura na maioria dos casos.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 03/11/2014

Tecnologia para controle da dor

A dor neuropática é um tipo de sensação dolorosa que ocorre em uma ou mais partes do corpo e é associada a doenças que afetam o Sistema Nervoso Central, ou seja, os nervos periféricos, a medula espinhal ou o cérebro. Pode ser considerada dor crônica toda a dor que persiste por mais de 3 meses.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 30/10/2014

Saiba o que é o Lúpus Erimatoso Sistêmico (LES)

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou apenas lúpus) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva (em meses) ou mais rapidamente (em semanas) e podem cursar com períodos de atividade inflamatória e de remissão.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 30/10/2014

AVC - Muitas vítimas por minuto

A cada segundo, uma pessoa sofre um AVC (acidente vascular cerebral). Das 15 milhões de vítimas anuais, seis milhões não sobrevivem. Mais de 30 milhões de pessoas neste exato momento padecem de sequelas em função desse problema.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 28/10/2014

1 em cada seis pessoas no mundo terá AVC

Entre as principais causas do AVC estão a hipertensão e a fibrilação atrial, que é uma arritmia cardíaca. Os sintomas são palpitação (batimentos irregulares), taquicardia (coração acelerado) e cansaço. A arritmia pode levar a formação de coágulos no coração e, consequentemente, causar o AVC. Para esses sintomas há tratamento.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 28/10/2014

Nova técnica para pacientes com Enfisema Pulmonar

Os pacientes com enfisema pulmonar agora podem contar com uma nova opção de tratamento, com o implante de Coils (mola). De acordo com o médico-coordenador do Núcleo de Tratamento do Enfisema do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Hugo Goulart de Oliveira, a técnica já é aplicada com êxito em diversos países sendo que na Alemanha, Bélgica, Holanda, França e Turquia.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 23/10/2014

Epilepsia: avanços tecnológicos garantem diagnóstico apurado

Distúrbio neurológico que hoje atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, totalizando 1% da população mundial. No Brasil, esta prevalência é mais alta, cerca de 2%, o que equivale a quase 4 milhões de pessoas atingidas.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 23/10/2014

Testes genéticos: quando e para que fazê-los?

Em relação a dez anos atrás, a medicina avançou muito na compreensão dos mecanismos envolvidos no desenvolvimento e no comportamento das células cancerosas. Agora é possível traçar o perfil genético de diversos tumores, como os de mama e de pulmão. “Entramos em uma nova era da medicina personalizada, em que múltiplas estratégias terapêuticas estão sendo combinadas”, diz o médico Bernardo Garicochea, coordenador da unidade de aconselhamento genético do Hospital Sírio-Libanês.
Continue lendo (…)
Data de publicação: 22/10/2014

0