Notícias

Encontre uma notícia

até
- Institucional

Reunião definirá padrões para tratamentos em insuficiência cardíaca pelo SUS

Especialistas na área da saúde estarão reunidos na capital gaúcha na quinta (21) e sexta-feira (22) para discutir a padronização da atenção à insuficiência cardíaca no Sistema Único de Saúde (SUS).

Fruto de parceria do Ministério da Saúde com o Hospital Moinhos de Vento, contando com profissionais de todo o Brasil, a 2ª Reunião da Diretriz Clínico-Assistencial Insuficiência Cardíaca Crônica ocorrerá no Hotel Plaza São Rafael.

– Durante nove meses, grupos de trabalho revisaram a parte científica voltada para padronizar procedimentos e tratamentos, maximizando resultados com os custos adequados à nossa realidade – afirma o epidemiologista Maicon Falavigna, responsável técnico pelo Projetos Diretrizes.

O foco será no diagnóstico e tratamento da insuficiência cardíaca ambulatorial, em especial na atenção primária. As decisões do grupo serão submetidas à consulta pública e aprovação pelo ministério, passando a ser parâmetro nos tratamentos no SUS.

– Na reunião, haverá uma discussão multidisciplinar, envolvendo aspectos de enfermagem, atividade física e nutrição – acrescenta Luís Eduardo Rohde, cardiologista do Hospital Moinhos de Vento, colaborador desta diretriz.

A insuficiência cardíaca é a via final da maioria das doenças do coração. O 1º Registro Brasileiro de Insuficiência Cardíaca (Breathe, do inglês Brazilian Registry of Acute Heart Failure) aponta as doenças do coração como um problema de saúde pública.

– A deficiência cardíaca aparece com frequência na população idosa quando o coração enfraquece. Isso começa a limitar a vida da pessoa. Causa impacto na qualidade de vida e hospitalização frequente – destaca Rohde.

Links relacionados

Downloads relacionados

COMPARTILHAR NOTÍCIA :
< VOLTAR PARA NOTÍCIAS
0