Notícias

Encontre uma notícia

até
- Assistência

Portal reúne informações para a segurança do paciente

Desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento e Ministério da Saúde, o portal do Projeto Paciente Seguro orienta para a prevenção de incidentes

Uma série de informações para a prevenção de incidentes que podem causar danos aos usuários nos hospitais está disponível aos profissionais da saúde e público em geral no site Caminhos da Segurança. O objetivo da ferramenta é oferecer informações sobre segurança do paciente nos hospitais para usuários e acompanhantes com recursos diversificados, como vídeos, jogos online, infográficos e materiais para download.

O portal é uma iniciativa educativa desenvolvida pelo projeto Paciente Seguro, parceria entre o Hospital Moinhos de Vento e Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O objetivo do projeto é melhorar a segurança do paciente em hospitais públicos de 15 Estados apoiando a implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde.   “A educação de profissionais e usuários é um dos componentes mais importantes do projeto e acreditamos poder contribuir de forma significativa para a sociedade através deste site”, informa Daniela Cristina dos Santos.

Ao ingressar no portal, há uma rápida apresentação do projeto, explicando que a segurança do paciente leva em consideração os riscos mais comuns de acidentes em um serviço de saúde, reduzindo e prevenindo falhas que podem ser evitadas. Também são descritos os temas de atuação do projeto: identificação do paciente, cirurgia segura, comunicação efetiva, higienização das mãos, prevenção de quedas, segurança no uso de medicamentos e prevenção de lesões.

Quem acessar os temas e completar todas as atividades (assistir uma animação e responder uma pergunta de cada tema) recebe o troféu de segurança do paciente – uma das interatividades proporcionadas pelo site. “De uma forma muito atrativa, de fácil compreensão, o portal proporciona esclarecimento para todos” afirma a médica Elenara Ribas, responsável técnica do Projeto Paciente Seguro.

Ainda no site, jogos interativos, como cruzadinhas, ache o erro e verdadeiro/falso, ajudam a reforçar os temas. No espaço de downloads, podem ser baixados o Guia do Paciente e o Guia dos Familiares e Acompanhantes, com informações que descrevem como cada um deve proceder para o melhor andamento dos processos. Também há cartazes para serem impressos e colocados em locais estratégicos em estabelecimentos de saúde abordando higiene das mãos e risco de quedas. “São informações muito úteis para o dia a dia em qualquer estabelecimento de saúde e que podem ser acessadas gratuitamente”, acrescenta Elenara Ribas.

Na seção Cursos, o usuário do site é direcionado para a plataforma AVASUS (Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS), onde está disponível o curso Segurança do Paciente nas Instituições de Saúde – também desenvolvido pelo projeto. O acesso é livre, para qualquer pessoa que tiver interesse. Realizadas na modalidade à distância, as aulas têm duração de 20 a 50 minutos. Entre os tópicos estão “Análise e gestão de riscos”, “Cirurgia segura” e “Ferramentas de gestão da qualidade”.

 

QUEM JÁ NAVEGOU PELO PORTAL

Relatos de profissionais de instituições participantes do Projeto Paciente Seguro que acessaram o site Caminhos da Segurança:

 

Hospital Universitário da Grande Dourados

Uma excelente ferramenta para as instituições que visam trabalhar a segurança do paciente. São informações simples e de grande relevância, pois insere o paciente e familiar na prevenção de eventos adversos durante a assistência à saúde. Os materiais e vídeos educativos podem ser utilizados por membros das equipes para a educação da comunidade hospitalar.

Ângela Mendonça de Souza

Enfermeira – Núcleo de Segurança do Paciente

 

Hospital Universitário Pedro Ernesto

O site “Caminhos da Segurança” corresponde a uma ferramenta de educação em saúde, voltada para orientação de pacientes, familiares e acompanhantes. O modo lúdico como são apresentados e trabalhados os temas relacionados à segurança do paciente e prevenção de eventos adversos, chamam a atenção para o envolvimento do paciente e seus familiares/acompanhantes na sua segurança. Os conteúdos disponíveis online e gratuitamente, facilitam o acesso tanto dos profissionais que irão realizar as orientações como dos próprios usuários do sistema de saúde. Além disso, a configuração do site com desenhos e pouco texto, torna o material mais didático e de mais fácil compreensão para todos. O uso de jogos em salas de espera e enfermarias possibilita ainda a interação entre a comunidade e profissionais da área da saúde, fomentando em ambos a cultura de segurança do paciente no Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Luana Almeida

Enfermeira, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente

 

Hospital Getúlio Vargas

O site Caminhos da Segurança facilitou a divulgação do Projeto Paciente Seguro em nossa instituição e proporcionou mais recursos educativos para as equipes, pacientes e familiares. Por compilar os materiais educativos produzidos pelo projeto, facilita o acesso aos mesmos. Além disso, o site é interativo e possui uma linguagem clara e acessível a todos. Uma particularidade importante é a possibilidade de estender o acesso aos conteúdos a familiares e pacientes, viabilizando uma série de atividades educativas voltadas para os mesmos. Em nossa instituição utilizamos projeção em data show de alguns materiais e vídeos do site em atividades de grupo com familiares de pacientes internados na UTI, contribuindo para a educação e engajamento dos mesmos nos cuidados. Outra característica importante é que o site tem uma aba que direciona os interessados, especialmente os profissionais de saúde, ao site do AVASUS, familiarizando-os com o mesmo e oferecendo a possibilidade de realizar diversos cursos com certificados, entre os quais, o curso de segurança do paciente em instituições de saúde.

Cleidiane Pinheiro

Coordenadora do Núcleo de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente

 

Hospital Estadual Mário Covas

No Hospital Estadual Mário Covas em Santo André (SP), o site Caminhos da Segurança está sendo amplamente acessado, já utilizamos praticamente todo o conteúdo dele, de maneira direcionada em atividades com pacientes e funcionários e, além disso, há por todo hospital o informativo sobre o site para que todos (pacientes, familiares, visitantes, transeuntes e funcionários) possam tomar conhecimento do mesmo e acessá-lo, conforme sua área de interesse. Para nós o site é uma ferramenta importante, pois promove a expansão do conhecimento do tema Segurança do Paciente, para todos os públicos, de maneira lúdica e com linguagem acessível.

Maria Isabel Malatesta

Enfermeira – Núcleo de Segurança do Paciente

 

Maternidade Odete Valadares

O site possibilitou por meio das ferramentas maior compreensão da importância dos familiares e dos pacientes no cuidado integral, prevenindo e minimizando erros assistenciais.

Nelson – farmacêutico – Núcleo de Segurança do Paciente

 

Hospital Nossa Senhora da Conceição

O conteúdo informativo aos pacientes é de fácil compreensão, navegação e objetivo, assim como os jogos.

Dr. Enf. Christian Negeliskii – Gestão de Risco Assistencial

 

Hospital Regional Asa Norte

Quem usou gostou. Também utilizamos os informativos impressos, que auxiliam na orientação para paciente e familiar.

Janine Montefusco – Núcleo de Segurança do Paciente

 

Hospital Regional do Baixo Amazonas

A equipe da Clínica Oncológica relatou que a ferramenta serviu como um roteiro para educação aos pacientes. Apresenta uma linguagem acessível e dinâmica.

Enfermeira Wellen Maia – Núcleo de Segurança do Paciente

 

Links relacionados

Downloads relacionados

COMPARTILHAR NOTÍCIA :
< VOLTAR PARA NOTÍCIAS
0