Notícias

Encontre uma notícia

até
- Corpo Clínico

Hospital Moinhos de Vento utiliza nova técnica para diagnóstico de endocardites

O Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Moinhos de Vento está utilizando uma nova técnica para detecção de endocardites infecciosas. Com o uso do PET/CT, equipamento híbrido de imagem, é possível um diagnóstico mais preciso de infecções em válvulas ou dispositivos intracardíacos, como marca-passos, cabos ou desfibrilador interno, entre outros.
O diagnóstico, muitas vezes difícil, parte de início de uma avaliação clínica e usualmente de um ecocardiograma. “Em caso de dúvida, o PET/CT pode entrar na sequência, dando maior precisão”, explica o chefe do serviço, Gabriel Grossman. O médico destaca a importância de divulgar para a comunidade médica o papel do PET/CT nos casos de difícil diagnóstico de endocardite infecciosa, criando a cultura do exame. Unindo a Radiologia e a Medicina Nuclear, o PET/CT avalia com precisão o metabolismo dos tecidos através da união de duas tecnologias: a tomografia por emissão de pósitrons (PET), com a tomografia computadorizada (CT).
De acordo com Grossman, outra novidade na área da Medicina Nuclear é a avaliação de doenças inflamatórias e infiltrativas do miocárdio. A Sarcoidose, doença autoimune que se caracteriza por uma inflamação em órgãos ou tecidos, pode ser diagnosticada com o auxílio do PET/CT e o sucesso do tratamento acompanhado com este exame. A Amiloidose cardíaca, que se caracteriza pelo acúmulo proteico anormal no miocárdio, também pode ser detectada através de uma cintilografia miocárdica.
PET/CT
O Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Moinhos de Vento utiliza-se de radiofármacos para diagnóstico e das mais altas tecnologias disponíveis. Entre os equipamentos disponíveis, o PET/CT é dinâmico na interpretação. Unindo as tomografias por emissão de pósitrons (PET) e a computadorizada (CT), a avaliação mais completa e detalhada, dá diagnóstico e definição precisa do grau do tumor e auxilia na melhor definição de tratamento.
O Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Moinhos de Vento utiliza-se de alta tecnologia e do uso de radiofármacos para diagnóstico de diversas doenças, predominantemente na área da cardiologia, oncologia, neurologia, nefrologia e endocrinologia, entre outras áreas da medicina. Também utiliza técnicas para o tratamento de diversas patologias, principalmente na área da oncologia e endocrinologia. Entre os equipamentos disponíveis, o PET/CT é dinâmico na interpretação. Unindo a tomografia por emissão de pósitrons (PET) e a tomografia computadorizada (CT), permite uma avaliação anatômica e funcional da doença a ser estudada. No caso da oncologia, auxilia no diagnóstico e na definição da extensão e do estadiamento do tumor, permitindo ao médico assistente optar pelo melhor plano terapêutico para seu paciente.

Links relacionados

Downloads relacionados

COMPARTILHAR NOTÍCIA :
< VOLTAR PARA NOTÍCIAS
0