Notícias

Encontre uma notícia

até
- Institucional

Hospital Moinhos de Vento oferece novo serviço voltado a doenças cardíacas pediátricas

Núcleo de Cardiopatias Congênitas será apresentado durante o próximo Grand Round do Hospital Moinhos de Vento

Na sexta-feira (15), às 12h, o Hospital Moinhos de Vento apresentará o Núcleo de Cardiopatias Congênitas durante a edição mensal do Grand Round. Essas alterações na estrutura do coração presentes antes mesmo do nascimento atingem 8 em cada 1.000 nascidos vivos, segundo a literatura internacional. No Rio Grande do Sul, dos cerca de 140 mil nascidos por ano, 1.540 apresentam alteração no coração. Destes, 50% não sobrevivem antes de completar 1 ano e 80% morrem antes dos 5 anos de idade se não tratados.

Além disso, o acesso aos recursos da cirurgia corretiva ainda é limitado no Brasil, sem a oferta de centros especializados para tanto. A correção cirúrgica permite a sobrevida ou mesmo a cura das cardiopatias menos complexas, possibilitando a expectativa de vida adulta normal. No Rio Grande do Sul, apenas dois serviços se dedicam ao atendimento integral às crianças com cardiopatias congênitas, e não conseguem suprir a demanda existente. A expectativa de vida dos pacientes cardiopatas operados na infância tem aumentado nas últimas décadas, fazendo que exista uma nova e grande população de pacientes que não encontra um serviço especializado em seu atendimento na adolescência e fase adulta.

Atualmente, a maternidade do Hospital Moinhos de Vento é a que mais registra nascimentos em Porto Alegre, reforçando a necessidade de ser, cada vez mais, um polo em doença cardíaca pediátrica. Segundo o Coordenador do Núcleo de Cardiopatias Congênitas do Serviço de Pediatria do Hospital Moinhos de Vento, o médico Renato Abdala Karam Kalil, poucos centros conseguem contar com a estrutura exigida para prestar este atendimento.

“É preciso ter uma organização complexa, profissionais experientes e equipes bem treinadas. Oferecer esta possibilidade no Hospital Moinhos de Vento nos permite atrair a demanda reprimida existente no Estado, como rede privada. Desta forma, podemos contribuir para melhorar esta estatística e receber uma parcela de pacientes que atualmente procuram serviços em hospitais de excelência de São Paulo e do exterior. Temos instalação e especialistas qualificados para atender estes pacientes”, diz Dr. Kalil, ao lembrar que durante o evento também será apresentada a estruturação da equipe deste novo núcleo.

O chefe do Serviço de Pediatria, o médico João Ronaldo Mafalda Krauzer, destaca os últimos investimentos e remodelação da unidade em expansão do atendimento a casos complexos. “Além de cirurgiões cardíacos e cardiologistas pediátricos, contamos com uma equipe da UTI pediátrica especializada com intensivistas experientes para atender pacientes que realizam desde procedimentos hemodinâmicos até cirurgias de maior complexidade”, ressalta.

O evento contará com a participação do médico Marcelo Biscegli Jatene, que abordará o panorama da cirurgia cardíaca. O diretor da Unidade de Cirurgia Cardíaca Pediátrica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) é filho de Adib Jatene, criador da cirurgia homônima realizada pela primeira vez em 1975. A técnica permitiu tratar uma cardiopatia congênita conhecida como transposição dos grandes vasos.

O evento acontece até às 14h e será realizado no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm (4° andar – Bloco C – acesso pela Rua Ramiro Barcelos, 910). O evento é gratuito. Inscrições pelo site http://www.iepmoinhos.com.br/eventos .

Links relacionados

> Eventos IEP

Downloads relacionados

COMPARTILHAR NOTÍCIA :
< VOLTAR PARA NOTÍCIAS
0