Notícias

Encontre uma notícia

até
- Institucional

Hospital Moinhos de Vento coordena workshop sobre método estatístico que ajuda na tomada de decisões

Gestores e profissionais de instituições de saúde de diferentes Estados participaram, entre os dias 8 e 11 de agosto, do workshop “Metanálise de Rede de Evidências”. A atividade, coordenada pelo Hospital Moinhos de Vento, teve o objetivo de qualificar técnicos para esse modelo de estudo e sua aplicabilidade no processo de tomada de decisões em saúde, tanto na prática assistencial quanto na gestão. A metanálise é um método estatístico que permite comparar mais de duas tecnologias dentro de uma rede de evidências. O curso ocorreu no Centro de Pesquisa Clínica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).
Entre os palestrantes, a professora Romina Brignardello-Petersen, da Universidade McMaster (Canadá), abordou as estratégias de utilização da metodologia na pesquisa e na atividade profissional. A docente deu exemplos práticos para a compreensão da complexidade do método e de sua importância para amparar as decisões a serem tomadas pelos gestores do SUS, além de fornecer exercícios sobre aplicabilidade do conteúdo. Ao avaliar a metodologia aplicada no Brasil, a professora colocou o país entre os melhores na América Latina, ao lado do Chile e da Argentina. No entanto, para alcançar níveis adotados em países da Europa e América do Norte, ressaltou ela, é preciso capacitação e treinamento permanentes.
O workshop teve a participação de 20 profissionais da área da saúde. A atividade foi promovida por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e teve a parceria do Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (IATS), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além do HCPA.

Links relacionados

Downloads relacionados

COMPARTILHAR NOTÍCIA :
< VOLTAR PARA NOTÍCIAS
0