Notícias

Encontre uma notícia

até
- Institucional

Hospitais de excelência apresentam contribuição para o desenvolvimento do SUS em Feira Hospitalar

 

Pela segunda vez consecutiva, os cinco hospitais de reconhecida excelência pelo Ministério da Saúde (MS), que integram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), estarão reunidos para apresentar as suas iniciativas em um estande único na Feira Hospitalar, evento que ocorre de 22 a 25 de maio em São Paulo.

Com início em 2009 pelo MS, o PROADI-SUS permite que instituições beneficentes de referência médico-assistencial realizem projetos para qualificar e desenvolver o SUS. Atualmente, integram o programa a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, os hospitais Sírio-Libanês, Alemão Oswaldo Cruz, HCor – Hospital do Coração, todos de São Paulo, e o Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul.

Até 2017, foram executados em torno de 400 projetos, com aplicação de R$ 2 bilhões no SUS. Desenvolvidas em abrangência nacional, as atividades envolvem educação, pesquisa e gestão, mais especificamente as seguintes áreas: I) estudos de avaliação e incorporação de tecnologias, II) capacitação de recursos humanos, III) pesquisas de interesse público em saúde, IV) desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde.

Os recursos são provenientes dos hospitais participantes, que possuem o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (CEBAS-Saúde) e correspondem a um valor equivalente ao de suas imunidades das contribuições sociais. Profissionais da rede pública de todos os estados brasileiros são capacitados, e as instituições privadas compartilham seu conhecimento e suas tecnologias para atender pacientes do SUS.

Os projetos são executados em períodos de triênios. Em 2018, inicia-se o novo triênio com o dispêndio de R$ 2,4 bilhões nos projetos dos cinco hospitais.

Links relacionados

Downloads relacionados

COMPARTILHAR NOTÍCIA :
< VOLTAR PARA NOTÍCIAS
0