Notícias

Encontre uma notícia

até
- Institucional

Dois exames inéditos no RS para detecção de câncer passam a ser oferecidos no Hospital Moinhos de Vento

 

O Hospital Moinhos de Vento é o primeiro do Estado a oferecer dois novos exames para a detecção e avaliação de câncer de próstata e tumores neuroendócrinos. Disponível no Serviço de Medicina Nuclear, o Galio 68-PSMA e o Galio-68 DOTATOC são realizados através do PET-CT (do inglês Positron Emission Tomography – Computed Tomography).

O exame de PET-CT avalia com precisão diversos tipos de câncer através da união de duas tecnologias: a tomografia por emissão de pósitrons (PET), com a tomografia computadorizada (CT). Juntas, as técnicas oferecem uma avaliação muito mais completa e detalhada. Além do diagnóstico, permite aos especialistas avaliarem como está sendo a evolução do tratamento.

O chefe do Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Gabriel Grossman, explica que o PSMA é um exame destinado para a avaliação do câncer de próstata e da resposta ao tratamento realizado. Já o DOTATOC é utilizado para diagnosticar tumores neuroendócrinos e acompanhar o tratamento.

“O câncer de próstata é muito frequente na nossa região e há uma demanda reprimida por este exame aqui no Estado, assim como para o tumor neuroendócrino. Muitos pacientes buscavam instituições de referência de outros Estados, especialmente em São Paulo, pois não havia essa oferta aqui no Rio Grande do Sul”, ressalta o médico.

O parque tecnológico do Hospital Moinhos de Vento é um dos mais modernos do Brasil, contando com equipamentos de última geração. O Serviço de Medicina Nuclear da instituição conta com o que há de mais atualizado em sua área em investigações para diversas especialidades, como oncologia, cardiologia e neurologia.

Links relacionados

Downloads relacionados

COMPARTILHAR NOTÍCIA :
< VOLTAR PARA NOTÍCIAS
0