O uso intensivo de equipamentos eletrônicos e de forma inadequada pode ser uma das causas das dores nas costas, uma vez que a pessoa não está atenta em manter uma postura correta. Descuidar da postura pode favorecer o surgimento de lesões em diversas partes do corpo, como pescoço, braços, cotovelos, punhos, mãos, ombros e coluna. Segundo o ortopedista especialista em cirurgia da mão, e integrante do corpo clínico do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Paulo Henrique Ruschel, as principais lesões por postura incorreta são tendinites, tenossinovites e contraturas musculares. Elas ocorrem porque as articulações da coluna acabam ficando sobrecarregadas e os músculos e tendões trabalham em posições inadequadas, fazendo movimentos forçados. Os primeiros sintomas são dores, fadiga muscular e, eventualmente, dormência nas mãos, o que prejudica a qualidade de vida e pode afetar a rotina do dia a dia. A pessoa deve prestar atenção se algum fator atrapalha a sua postura durante o uso do computador ou quando está assistindo televisão. Ter objetos nos bolsos, como carteira ou celular, sentar-se de pernas cruzadas ou com a coluna torta são fatores que influenciam o surgimento de lesões. Além disso, o sobrepeso pode exercer ainda mais pressão na coluna mal posicionada. Segundo o especialista, existem pequenos detalhes que podem ajudar a manter a postura adequada, seja no trabalho ou lazer de casa. Confira:
  • O monitor deve estar na altura dos olhos, em uma distância de pelo menos 50 cm do rosto;
  • A coluna deve ficar reta e completamente apoiada, por isso escolha cadeiras ergonômicas com apoio para as costas e regulagem de altura;
  • As dobras dos joelhos devem encostar no assento da cadeira, sem fazer pressão, fazendo com que joelhos e quadris formem um ângulo igual ou maior do que 90 graus;
  • Coloque um apoio sob os pés para equilibrar o quadril e as pernas;
  • Os punhos, antebraço e cotovelos devem estar completamente apoiados sobre a mesa;
  • A cadeira deve ficar encaixada livremente de baixo da mesa.
A preocupação com as lesões deve iniciar com o aparecimento dos primeiros sintomas. É imprescindível fazer um exame clínico com o médico ortopedista, na maioria dos casos não é necessário fazer exames adicionais. Em geral, o tratamento é feito com medidas conservadoras, sendo raro a necessidade de cirurgia. Fazer alongamentos regularmente, se exercitar e manter uma boa postura são as principais forma de prevenir as lesões no corpo. Cuide-se sempre!
Fonte: ortopedista especialista em cirurgia da mão e integrante do corpo clínico do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Paulo Henrique Ruschel.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1