A tecnologia é fundamental nos tratamentos do câncer. Alguns dos métodos mais modernos já estão sendo utilizados no Brasil com resultados significativos. Entre as técnicas que se destacam estão a imunoterapia e a radioterapia de alta precisão. “De forma bastante simples, pode-se dizer que a imunoterapia funciona aumentando a atividade do sistema imune do paciente para combater o câncer”, explica Pedro Isaacsson, médico do serviço de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento.   Esse tipo de terapia funciona à base de medicamentos intravenosos, chamados Anticorpos Monoclonais, e tem alcançado resultados sem precedentes na história da oncologia. “Nos últimos cinco anos várias medicações foram aprovadas, todas impactando positivamente na sobrevida dos pacientes com diferentes tipos de tumor, entre eles o melanoma, os cânceres de pulmão, rim, cabeça e pescoço e bexiga”, enumera. Com a tecnologia disponível hoje já é possível, através de alterações genéticas das células de defesa, manejar o sistema imune, fazendo com que ele atue combatendo o câncer de maneira individual e personalizada para cada paciente.  
“Nos últimos cinco anos várias medicações foram aprovadas, todas impactando positivamente na sobrevida dos pacientes com diferentes tipos de tumor, entre eles o melanoma, os cânceres de pulmão, rim, cabeça e pescoço e bexiga”.
  “A combinação da imunoterapia com a radioterapia tem sido uma das mais promissoras, apesar de várias combinações de medicamentos e vacinas também estarem em estudo”, aponta. Aposta-se no que se chama de Efeito Abscopal: “Inicialmente a radioterapia ‘explode’ a célula tumoral, lançando na circulação uma infinidade de partículas mortas do câncer, que servem de estímulo ao sistema imune. Após essa sensibilização inicial do sistema imune, a imunoterapia potencializaria e faria com que o próprio organismo do paciente, de fato, atacasse o resquício de todas as células tumorais ainda viáveis”, explica o médico.  
Dr. Pedro Henrique Isaacsson Velho (CRM: 34320), oncologista e Médico do serviço de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento e fellow do Johns Hopkins Hospital (LINK: https://www.hospitalmoinhos.org.br/servico-medico/oncologia/)
   

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1