Com a grande capacidade de transmissão do vírus causador da Covid-19 e o índice de letalidade da mesma, somadas às orientações da Organização Mundial de Saúde de isolamento social, algumas gestantes têm tido receio e dúvidas em relação à busca por serviços hospitalares em meio à pandemia. No entanto, o acompanhamento pré-natal deve continuar, com os devidos cuidados, e alguns quadros não podem ser ignorados. O Hospital Moinhos de Vento possui um protocolo assistencial bem organizado para evitar ao máximo o contágio dos pacientes testados positivos para Covid-19. O Serviço trabalha com isolamento dos casos suspeitos e ou confirmados, em todas as portas de entrada do Hospital. É importante ressaltar que os cuidados devem se estender aos acompanhantes, inclusive, após o nascimento do bebê. Voltado para o atendimento de pacientes particulares e de planos de saúde conveniados, o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia é composto por uma linha de cuidados que compreendem vários núcleos como o Centro Obstétrico, com Emergência Obstétrica e Recuperação Cirúrgica pós-parto e Maternidade para Alojamento conjunto entre mãe e recém-nascido, todos eles ligados à UTI Neonatal, excelência em atendimento à prematuridade e cuidados intensivos com os recém-nascidos. Além destes serviços acima citados, destacam-se o Serviço de Fertilidade, o Núcleo de Mama, o desenvolvimento do núcleo de cirurgia Robótica em Ginecologia e o setor de imagem com os mais modernos exames diagnósticos voltados para mastologia, ginecologia, obstetrícia e medicina fetal. Todos essas áreas, completam o serviço de Obstetrícia e Ginecologia, o qual de uma forma multidisciplinar é complementado e apoiado por médicos ginecologistas e obstetras, neonatologistas, anestesistas, enfermeiros especializados em obstetrícia, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, técnicos em enfermagem, além de colaboradores administrativos, de hospedagem e auxiliares de nutrição.

Atendimento de emergência obstétrica durante a pandemia

O Serviço de Emergência Obstétrica funciona 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, e deve ser procurado pelas pacientes de acordo com as suas necessidades. Nele, as pacientes têm à disposição médicos obstetras plantonistas. No entanto, é preciso identificar o tipo de emergência apresentada: pacientes com sintomas respiratórios, sem queixas obstétricas ou ginecológicas, devem buscar atendimento diretamente na tenda exclusiva para esses casos. Já as gestantes que apresentam sintomas obstétricos, somados ou não a sintomas relacionados à infecção pelo Covid-19, devem se dirigir diretamente à Emergência Obstétrica, onde serão avaliadas e, depois, encaminhadas à tenda, se necessário.

Quando procurar o Serviço de Emergência por sintomas de Covid-19

A paciente deve procurar atendimento sempre que apresentar os sintomas da Covid-19, como febre, dor de garganta, dores musculares, cansaço, falta de ar, alterações no olfato e sabor dos alimentos. Em caso de sintomas leves, é orientada a permanência em casa e auto-avaliação da evolução dos sintomas, principalmente na ausência de febre. Para sanar dúvidas, o Hospital Moinhos de Vento disponibiliza o Especial Covid-19.
Fonte: Dr. Edson Vieira da Cunha Filho, Chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Moinhos de Vento

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1