Em 2016, a International Federation of Head and Neck Oncologic Societies (IFHNOS) instituiu 27 de julho como Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. A data tem como objetivo informar e conscientizar sobre as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento dos tumores localizados na cabeça ou no pescoço. São vários os órgãos que compõem a cabeça e o pescoço, cada um deles exige um cuidado e uma atenção com alguns sintomas. Para desmistificar informações sobre eles, conversamos com o Dr. Daniel Sperb, cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital Moinhos de Vento. Segundo o médico, as principais são as neoplasias de:
  • Lábio e pele, que estão relacionados com a exposição solar excessiva;
  • Boca, faringe e laringe, em grande parte, são consequências do tabagismo, do consumo em excesso de bebidas alcoólicas, da má higiene bucal e do vírus HPV;
  • Glândulas salivares, sem causa conhecida, este tumor é raro, mas exige tratamento especializado.
  • Sistema linfático, sem razão aparente, podem ser metástases ou linfomas que se apresentam como nódulos no pescoço;
  • E tireoide, acomete principalmente mulheres.

Diagnóstico e tratamento

Depois da prevenção, o diagnóstico precoce é o principal alerta da data. Apenas desta forma é possível garantir um tratamento adequado, com chances de cura e mínimas sequelas funcionais e estéticas. Entre os principais sintomas que alertam para a necessidade de buscar atendimento médico estão:
  • Feridas na pele, lábio ou boca que não cicatrizam em 15 dias;
  • Nódulo na região da face ou pescoço;
  • Alteração da voz, dificuldade de respiração ou desconforto de deglutição que não melhore em 15 dias.
“Qualquer sintoma, ferida ou nódulo na região da cabeça e pescoço que não melhore em 15 dias deve ser avaliado”, resume o Dr. Daniel Sperb. Outro cuidado importante é com relação ao uso de pomadas ou medicações sem a orientação de um especialista. “Eu vejo muitos pacientes com cânceres extremamente agravados por terem usado durante um longo tempo pomadas a base de corticoide sobre suas lesões”, destaca o especialista. Além disso, o médico recomenda que esses pacientes devam buscar um atendimento multidisciplinar, já que podem vir a necessitar de cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. O acompanhamento de profissionais de diferentes áreas também pode contribuir com a prevenção ou tratamento de sequelas advindas do tumor e do seu tratamento.

Novidades

A médica epidemiologista Dra. Eliana Wendland coordena um estudo realizado pelo Hospital Moinhos de Vento em parceria com o Ministério da Saúde, por intermédio do Proadi-SUS, que avalia, em âmbito nacional, a ocorrência de papilomavírus humano (HPV) para, posteriormente, traçar estratégias de prevenção e controle. A depender do tipo do vírus, pode causar neoplasia de orofaringe e boca. Com a evolução das cirurgias endoscópicas através da robótica, o tratamento passou a ser menos invasivo, reduzindo as sequelas. Outra novidade são os aparelhos de radioterapia, que estão cada vez mais precisos, o que permite focar a radiação nas áreas onde está o tumor. Por fim, o surgimento e rápido aprimoramento dos tratamentos imunoterápicos também é uma das inovações. O medicamento ampliou o entendimento sobre o câncer, trazendo múltiplos benefícios para os pacientes.
Fonte: Dr. Daniel Sperb, cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1