Algumas pessoas podem encontrar dificuldades em suas intenções de ter filhos e, quando isso ocorre, a reprodução assistida é uma alternativa para a realização deste sonho. Os tratamentos auxiliam no processo de fertilização, aumentando as chances de engravidar. Uma série de exames é realizada com o objetivo de identificar a causa da infertilidade. Dependendo do diagnóstico, serão sugeridas terapias como a indução da ovulação, intervenção cirúrgica, fertilização in vitro, entre outras. Os médicos avaliam caso a caso, observando o estado de saúde do casal e indicando qual método pode gerar melhores resultados. Para falar um pouco sobre a influência da pandemia de coronavírus sobre o processo de reprodução assistida, desenvolvemos este artigo em colaboração com o Dr. Eduardo Pandolfi Passos, Chefe do Serviço de Fertilidade e Reprodução Assistida do Hospital Moinhos de Vento.

Conheça o Centro de Fertilidade e Reprodução Assistida do Hospital Moinhos de Vento

O Centro de Fertilidade do Hospital Moinhos de Vento conta com uma equipe multidisciplinar pronta para atender as mais diversas questões relacionadas à vida reprodutiva. Com profissionais de alta capacitação, o serviço alia competência, tecnologia e acolhimento. O Centro oferece sempre, a todos os pacientes, um ambiente confortável, priorizando a privacidade e o acolhimento. Além disso, o Centro de Fertilidade auxilia também, os pacientes para o agendamento de exames especializados e consultas em outras áreas distintas, mas com relação direta à vida reprodutiva, como: Urologia, Oncologia, Psicologia, entre outras.

Quando procurar o auxílio da reprodução assistida?

A partir do momento em que se tem o diagnóstico de infertilidade, a indicação é buscar ajuda especializada. É recomendável iniciar a investigação após um ano de tentativa sem que se obtenha gestação. Se a mulher tiver mais de 35 anos, este tempo deve ser menor, buscando auxílio após seis meses de tentativa.

A reprodução assistida durante a pandemia de coronavírus

Com a pandemia de coronavírus, nossos hábitos e rotina foram alterados, sendo recomendado o distanciamento social. Porém, para quem deseja gestar é fundamental não perder tempo. Sendo assim, toda pessoa que está enfrentando dificuldade para engravidar deve procurar atendimento imediatamente, pois o processo de investigação demanda tempo, envolvendo avaliação médica e exames. Os cuidados para quem procura a reprodução assistida são os mesmos recomendados para todos na vigência da pandemia. Especificamente com relação ao tratamento, o Hospital Moinhos de Vento tem o cuidado de atender em horários intercalados, seguindo o protocolo de avaliação dos pacientes a cada visita com medida da temperatura corporal e perguntas relativas a sinais e sintomas da doença ocasionada pelo vírus. Para pacientes já em tratamento, além das consultas presenciais, existe a possibilidade de realizar a teleconsulta. Esta é mais uma ferramenta disponível no Centro de Fertilidade do Hospital Moinhos de Vento.

É necessário adiar o tratamento por conta da pandemia?

Com os devidos cuidados, é possível orientar e atender sem necessidade de postergação. Até o momento, não há nenhuma comprovação científica da passagem do coronavírus e de dano fetal em casos de contaminação materna. Sendo assim, não está contraindicado gestar naturalmente e, por conta deste aspecto, o mesmo vale para os métodos de reprodução assistida. É normal que os níveis de ansiedade aumentem em quem está aguardando uma possibilidade de gestação. Além disso, o tempo prolongado de espera pode prejudicar algumas pacientes, em função da diminuição da reserva ovariana. Por isso, todos estes aspetos devem ser avaliados para definir a maior ou menor urgência para iniciar os tratamentos. A orientação da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, em consonância com as sociedades americana e europeia, é de realizar ciclos de fertilização in vitro e congelamento de óvulos individualizando cada caso, sempre observando os cuidados de segurança para os pacientes e para a equipe.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1