A endometriose é uma doença crônica, que tem relação com o fluxo menstrual. Apesar de ser considerada benigna, pode trazer muitas dificuldades para a vida das mulheres, especialmente na fase adulta reprodutiva. De acordo com o Ministério da Saúde, a endometriose atinge uma a cada dez mulheres no país, ou seja, cerca de 7 milhões de brasileiras. Além de desconfortos e dores, a patologia pode prejudicar a fertilidade.

Sintomas que podem indicar a presença da endometriose

A enfermidade inflamatória é caracterizada pela presença de endométrio fora do útero. O endométrio é o tecido que reveste a parte interna do útero e se desenvolve, a cada mês, para possibilitar a gravidez. Quando a gestação não ocorre, o endométrio começa a descamar, ocasionando a menstruação. Em algumas mulheres, o endométrio acaba migrando para fora do útero se desenvolvendo e se acumulando em outras regiões como ovários, peritônio, trompas, útero, vagina, intestino e bexiga, esse deslocamento é a endometriose. A Dra. Raquel Dibi, ginecologista do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Moinhos de Vento, destaca a dor como um dos principais sintomas. A dor ocorre, geralmente, durante a menstruação, podendo existir, associados à cólica menstrual progressiva, sintomas como dor para urinar e dor evacuatória. Além disso, a dor pode estar presente também durante as relações sexuais.

Confirmação do diagnóstico de endometriose

A endometriose pode levar alguns anos para ser descoberta, tendo em vista que a dor menstrual é considerada “normal” em nossa cultura. Então, muitas mulheres confundem com cólicas regulares, uma vez que a doença pode surgir logo nas primeiras menstruações. A Dra. Raquel diz que a suspeita é clínica, pelas queixas trazidas ao consultório ginecológico, e informa que os exames de imagem (ultrassonografia com preparo para pesquisa de endometriose e a ressonância magnética) auxiliam no diagnóstico. A laparoscopia, que não deve ser feita apenas para diagnóstico, é o padrão-ouro na confirmação da endometriose.

Tratamentos para a endometriose

O tratamento indicado por especialistas é personalizado, considerando a gravidade em cada paciente. Após avaliação dos sintomas e localização da doença através de exames de imagem, o tratamento pode ser cirúrgico, com retirada dos focos, e/ou clínico para alívio dos sintomas. No tratamento cirúrgico, a laparoscopia possibilita uma visão e localização melhor da patologia. Quando a endometriose atinge outros órgãos (como bexiga, intestino), além do ginecologista, outros profissionais são envolvidos no procedimento cirúrgico (proctologistas, urologistas).

Relação entre endometriose e infertilidade

Alguns fatores tornam a endometriose uma ameaça para as mulheres que desejam preservar sua fertilidade e realizar o sonho de ser mãe. Conforme a ginecologista, isso se deve à reação inflamatória e às alterações na anatomia da pelve que a doença pode acarretar. A endometriose também pode causar distúrbio na ovulação, além de outras alterações bioquímicas que são estudadas. Dessa forma, a endometriose entra na lista de investigação quando um casal apresenta dificuldades para engravidar.

Endometriose e gravidez

A endometriose, apesar de ser uma das principais causas de infertilidade feminina, nem sempre causa dificuldade para engravidar. Quando a endometriose causa infertilidade, existem tratamentos para a doença que podem melhorar as taxas e possibilitar assim uma gestação.  
Fontes adicionais:
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/53870-uma-a-cada-dez-brasileiras-tem-endometriose
http://portalfmb.org.br/2017/03/31/brasil-endometriose-ja-e-considerada-caso-de-saude-publica/

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1