A esclerose múltipla é uma das doenças relacionadas ao sistema nervoso central mais comuns no mundo. Atualmente, de acordo com a MS International Federation, existem mais de 2,3 milhões casos de Esclerose Múltipla. Há muita coisa a se falar sobre a EM e, para tratar do assunto, trazemos este artigo em colaboração com a Dra. Maria Cecília Aragon de Vecino, neurologista e coordenadora do Núcleo de Esclerose Múltipla e Doenças Desmielinizantes no Hospital Moinhos de Vento, sobre alguns dos principais pontos em relação à doença.

O que é esclerose múltipla?

A esclerose múltipla é uma doença que se manifesta por meio de diversos sintomas e sinais, podendo ser diferentes, dependendo das áreas afetadas pelo acometimento, indo desde alterações de sensibilidade, até perdas de visão e equilíbrio, por exemplo. Esses pacientes, de forma frequente, alternam entre períodos sintomáticos, os chamados surtos, e períodos de recuperação. Embora seja uma doença crônica, existem medicamentos que reduzem sua atividade, permitindo que as pessoas tenham uma melhor qualidade de vida.

Esclerose múltipla e o Covid-19: lidando com a doença em épocas de pandemia

Ainda estamos aprendendo sobre o coronavírus e suas consequências. Em um primeiro momento, foi normal que houvesse uma apreensão sobre quais seriam os riscos potenciais de contaminação pelo Covid-19 e quais seriam seus impactos sobre os pacientes com esclerose múltipla. Com muita observação e considerando dados provenientes de outros países, como Espanha e Itália, constatamos que poucos pacientes com esclerose múltipla foram contaminados pelo coronavírus, em relação a outros grupos de pacientes com doenças neurológicas crônicas. A evolução destes pacientes tem sido mais benigna do que o esperado, já que a maioria está em tratamento com imunomoduladores com maior ou menor potência e tem a sua imunidade alterada.

Do conhecimento clínico às comunidades: o tema deste ano é “Conexões”

O tema para o Dia Mundial da Esclerose Múltipla de 2020-2022 é: conexões. A ideia é que a campanha tenha seu enfoque no desenvolvimento e união da comunidade que tenha alguma relação com doença, agregando pacientes, médicos e pesquisadores. Um dos principais objetivos é derrubar barreiras sociais que fazem com que pessoas afetadas pela doença sintam-se sozinhas e socialmente isoladas. Ações coletivas são uma oportunidade para defender melhores serviços. Para o setor de pesquisa, é uma oportunidade de mostrar resultados e de chamar a comunidade de pacientes para que procurem se envolver no assunto, com pessoas e trabalhos sérios e responsáveis. Dentro da comunidade médica, a proposta é que a data seja um momento de educação para aqueles que não estão envolvidos habitualmente no atendimento, aprendendo sempre mais sobre a doença e seus impactos. Para os médicos que tratam a esclerose múltipla, estas datas trazem oportunidades de uma maior conexão com os pacientes, trazendo informação e mostrando o quanto a relação médico-paciente pode ser importante para a avanço de tratamentos.

O que há de novo no tratamento da doença

O tratamento da esclerose múltipla tem evoluído muito rapidamente nos últimos anos e novas alternativas não param de surgir. A fase atual na pesquisa sobre EM é boa, com um conhecimento cada vez mais aprofundado sobre os mecanismos de lesão da doença e, consequentemente, com tratamentos mais eficazes e específicos para os diferentes tipos de evolução dos pacientes. Nos últimos doze meses, vários novos medicamentos entraram em comercialização, situação cada vez mais frequente e, até então, bastante rara. Hoje existem formas diferentes de tratar pacientes com características específicas e uma possibilidade de conseguir uma melhor evolução a médio e longo prazo como nunca existiu antes.  
Fonte: Dra. Maria Cecília Aragon de Vecino, neurologista e coordenadora do Núcleo de Esclerose Múltipla e Doenças Desmielinizantes no Hospital Moinhos de Vento

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1