A segurança do paciente e seus familiares sempre foi uma prioridade do Hospital Moinhos de Vento. A adoção dos protocolos em todos os momentos é uma prática consolidada na Instituição, que é certificada pela Joint Commission International (JCI) desde 2002 e afiliada a Johns Hopkins Medicine International. Desde o início da pandemia, a Instituição têm baseado seus protocolos nas melhores evidências disponíveis. Entre as referências está o Centers for Disease Control and Prevention, uma organização internacional que aponta as principais recomendações médico-assistenciais, evidenciadas através da ciência e de dados coletados em pesquisa. Todas as recomendações mundiais são adotadas nas áreas de recepção, circulação, salas de espera e na realização de procedimentos. Além dessas medidas, a Instituição também incentiva e estimula que as equipes estejam em constante capacitação nas melhores práticas e cuidados para este momento. Com o objetivo de promover a segurança, a primeira medida foi definir fluxos específicos para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, em diferentes áreas do Hospital. A Emergência foi um exemplo de serviço que recebeu um espaço separado para o atendimento destes pacientes. Outro cuidado foi com a suspensão das visitas sociais. Entretanto, por intermédio da tecnologia, pacientes e familiares podem manter o contato, seja através de aparelhos eletrônicos ou da telemedicina. É importante ressaltar que o único acesso liberado na Instituição é para acompanhantes, conforme avaliação da equipe assistencial. Dentro do ambiente hospitalar é obrigatório o uso de máscara, além da higienização constante das mãos, que é uma das principais formas de prevenção da doença. Outra observação é manter o distanciamento social.

Orientações para pacientes eletivos:

Devido ao medo de contrair a doença, muitas pessoas deixaram de buscar atendimento médico. Os especialistas alertam que essa atitude é incorreta e reforçam a necessidade de buscar o serviço emergencial sempre que necessário, além de seguir com o tratamento e acompanhamento adequado e não realizar automedicação. O Hospital possui fluxos específicos para o atendimento de pacientes com a Covid-19, com o objetivo de garantir a segurança, agilidade e evitar a propagação do vírus. A instituição também possui áreas distintas para a realização de procedimentos e consultas.

Pacientes com a Covid-19:

Nos casos dos pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19, todas as informações a respeito do seu quadro clínico são repassadas exclusivamente pela equipe médica que o acompanha na internação, isto é, o médico assistente. Com relação ao tratamento, a equipe médica segue protocolos institucionais, baseado nas melhores práticas médicas e definido em conjunto com o paciente ou seu representante legal. Como as visitas não são permitidas, a telemedicina integra a equipe para auxiliar na aproximação e contato dos familiares e amigos.

Nosso dever também é compartilhar conhecimento

Com o objetivo de esclarecer dúvidas, criamos um espaço exclusivo para informações sobre o novo coronavírus. Acesse e saiba mais através do link.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1