A Leucemia é um conjunto de cânceres que acometem os glóbulos vermelhos, brancos ou plaquetas na corrente sanguínea. Por conta disso, as funções de defesa do organismo são afetadas, facilitando que aconteçam infecções, anemias e hemorragias. A médica responsável pela Unidade Pediátrica do Centro de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento, Dra. Liane Daudt explica o que são as leucemias e quais são os cuidados essenciais para combatê-las.

O que é Leucemia?

São dividas entre leucemias linfoides e mieloides, separadas em aguda e crônica. Nas crianças são mais comuns as agudas, quando as células malignas se encontram numa fase muito imatura e se multiplicam rapidamente, causando fortes enfermidades. Na crônica, a transformação maligna ocorre em células-tronco mais maduras, que costuma evoluir mais lentamente, com complicações que podem levar meses ou anos para acontecer. Na maioria dos casos, não se identificam causas para as leucemias. Os sintomas mais comuns são febres por mais de uma semana, palidez, dor nos ossos, sangramentos ou hematomas pelo corpo, fraqueza, cansaço e aumento dos gânglios linfáticos, baço e fígado. As leucemias crônicas podem ser assintomáticas por conta de sua evolução lenta.

Formas de tratamento

O tratamento normalmente é realizado baseado em quimioterapias, pensados para cada situação do paciente. Para os casos que não respondem satisfatoriamente ao processo terapêutico, pode ser utilizado o recurso do transplante de medula óssea. Para isso, é fundamental o diagnóstico correto e precoce da doença, que pode ser feito num exame de sangue de rotina. A biópsia da medula óssea é o exame que confirma ou não a presença de uma leucemia. Para combater a leucemia, também é necessário que o paciente siga as orientações passadas pelos médicos, sobretudo ao uso correto das medicações, assim como cuidados com a alimentação, os ambientes de convívio e evitar o risco de contrair infecções. O Hospital Moinhos de Vento dispõe de um dos serviços de oncologia mais modernos do Brasil, onde o paciente encontra estrutura completa e humanizada para diagnosticar e tratar qualquer tipo de doenças. Para mais informações, acesse o link.
Fonte: Dra. Liane Daudt (CRM 19475), médica responsável pela Unidade Pediátrica do Centro de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento,

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1