Johns Hopkins Medicine International

EM 2013 O HOSPITAL MOINHOS DE VENTO SE AFILIOU A JOHNS HOPKINS MEDICINE INTERNATIONAL.

Em 27 de agosto de 2013, o Hospital Moinhos de Vento assinou um acordo de afiliação com a Johns Hopkins Medicine International, braço internacional da Johns Hopkins Medicine – um empreendimento de saúde global que reúne os médicos e cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins e as organizações, profissionais de saúde e estrutura física do Sistema de Saúde Johns Hopkins, inclusive o Hospital Johns Hopkins (o melhor dos Estados Unidos de acordo com a avaliação da News and World Report). A Johns Hopkins Medicine International promove a disseminação global da missão da Johns Hopkins Medicine: desenvolver a saúde da comunidade local e mundial por meio da excelência em educação médica, pesquisa e assistência.

A partir dessa data, as duas instituições têm trabalhado em conjunto para desenvolver especialidades e monitorar e ampliar as melhores práticas médicas e assistenciais no Hospital Moinhos de Vento, com reflexão constante sobre o fazer em saúde, e para expandir a atuação em Educação e Pesquisa. O Hospital Moinhos de Vento é o primeiro no Brasil a estabelecer uma colaboração com essa importante instituição internacional.

Além disso, o acordo facilita a transferência de conhecimento entre os médicos do Hospital Moinhos de Vento e seus colegas do Johns Hopkins de Baltimore, no Estado de Maryland (Estados Unidos).

Atividades em desenvolvimento:

›  Educação e treinamento de profissionais
›  Visitas técnicas e intercâmbios
›  Eventos científicos
›  Coleta de dados clínicos e desenvolvimento de pesquisas
›  Preparação para novas certificações internacionais
›  Ampliação da aplicação das melhores práticas médicas
›  Planejamento de ampliação ou melhoria de infraestrutura e equipamentos
›  Desenvolvimento de especialidades de interesse
›  Segunda opinião médica e encaminhamento de pacientes para tratamento

A Johns Hopkins Medicine International tem como missão o desenvolvimento global da saúde por meio da excelência em educação médica, pesquisa clínica e assistência.

Saiba mais Site johns hopkins medicine international+

A Johns Hopkins Medicine International é a embaixadora global da Johns Hopkins Medicine na sua missão de oferecer cuidado personalizado e sustentável para diferentes populações e firmar colaborações inovadoras que aumentem o padrão da saúde em todo o mundo. A Johns Hopkins Medicine International foca na solução de desafios da saúde através da colaboração. Há mais de 20 anos, a Johns Hopkins Medicine International desenvolve plataformas colaborativas para a melhoria do cuidado ao redor do mundo. Com iniciativas para avanços na saúde em mais de uma dúzia de países em diversos continentes, a Johns Hopkins Medicine International orienta hospitais, provedores de saúde, governos e instituições de ensino em como aumentar e melhorar seus serviços em seus próprios países, para que os pacientes possam receber cuidado com qualidade e o mais próximo possível de sua casa.

Qualidade e Segurança
Em 2018 foi iniciado um ciclo de colaborações com o Armstrong Institute for Patient Safety and Quality, um dos maiores expoentes em qualidade do cuidado e segurança do paciente do mundo. O Hospital Moinhos de Vento é o único no Brasil a implementar a metodologia CUSP (Comprehensive Unit-Based Safety Program), que leva o poder da transformação da qualidade do cuidado para as equipes beira-leito. Hoje, são mais de dez equipes transversais e multidisciplinares capacitadas no Hospital. Além disso, em 2019, o Hospital recebeu a visita de avaliação HRO (High-Reliability Organization), focada na gestão de organizações que possuem vários fatores de risco e alta complexidade. Acesse.

Educação

Desde 2017, a Educação é um dos focos principais da Afiliação, catalisando a transformação do Hospital Moinhos de Vento em uma instituição de ensino. A Residência Médica é um dos exemplos desta relação – em 2018, os Supervisores da RM foram enviados para uma imersão na Johns Hopkins, estabelecendo elos importantes entre os serviços médicos e trazendo diferentes metodologias novas de ensino em saúde. Hoje, se consolidam as colaborações entre os programas de RM com troca de conhecimentos em discussões de casos complexos sistemáticos por videoconferência e no intercâmbio anual de residentes médicos. Acesse

Oncologia

Iniciado em 2015, o projeto da Oncologia colaborou para a abertura do Centro de Oncologia Lydia Wong Ling em 2016. Em parceria com a Johns Hopkins Medicine International, o Hospital Moinhos de Vento organizou seu serviço em subespecialidades, criando núcleos multidisciplinares de patologias-ênfase e concentrando médicos de todos os pontos das linhas de cuidado em questão. Além disso, a instituição implementou o programa Nurse Navigator no Núcleo Mama, sendo pioneira no Brasil nesta iniciativa. Acesse

Double Medical Care

É o programa de encaminhamento de pacientes do Hospital Moinhos de Vento para o Hospital Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos. Em situações de saúde complexas ou raras, para as quais não existe um tratamento no Brasil, o Hospital Moinhos de Vento oferece a opção de encaminhar seus pacientes para tratamento no Johns Hopkins. Acesse

Grand Round
Uma das principais ações do primeiro ano de afiliação do Hospital Moinhos de Vento à Johns Hopkins Medicine International é a promoção dos Grand Rounds, eventos científicos que promovem a disseminação e incorporação de melhores práticas ao dia a dia da medicina. As reuniões de atualização analisam e detalham assuntos médicos específicos por meio de palestras didáticas ilustradas com casos clínicos e discussões de diagnósticos, além de abordagens terapêuticas e prognósticas. A ação, aberta aos médicos, tem encontros mensais. Acesse os próximos eventos através do site.

Notícias Relacionadas

Todas as notícias
0