Serviços Médicos

Neonatologia

Informações

Para maiores informações, entre em contato: (51) 3314.3434 (51) 3537.8000

Apresentação

O Serviço de Neonatologia do Hospital Moinhos de Vento é uma referência nacional no cuidado ao recém-nascido. Com foco no cuidado intensivo, na humanização e na aplicação das melhores práticas médico-assistenciais, o Serviço coordena a UTI Neonatal e divulga diretrizes para o atendimento dos bebês nascidos na Maternidade Helda Gerdau Johannpeter.

Acompanhamento de resultados

O Hospital Moinhos de Vento é o primeiro hospital da região sul do Brasil a integrar a Rede Vermont Oxford (RVO), uma organização internacional sem fins lucrativos que tem como missão melhorar a qualidade e a segurança dos cuidados para recém-nascidos e suas famílias. Isto é feito por meio de um programa coordenado de projetos de pesquisa, educação e melhoria da qualidade composto por mais de 950 unidades de terapia intensiva neonatal em todo o mundo.  Esta participação, permite que a equipe de Neonatologia esteja em contato constante com as mais avançadas práticas da área e dedicada a melhorar a qualidade e a segurança do cuidado neonatal.

Integração com a família

O Serviço de Neonatologia trabalha em contato constante com as famílias. Este relacionamento, além de oferecer apoio aos pais, permite aos mesmos um conhecimento profundo de toda a rotina dos seus bebês.

Capacitação de Pais

O programa Capacitação de Pais da UTI Neonatal funciona desde 2010, preparando as famílias para cuidarem sozinhas de seus filhos após a alta. O programa é composto por duas modalidades: a Oficina de Cuidados e o Programa de Educação para Alta (PEPA). A Oficina é feita durante a internação, com o intuito de familiarizar os pais com os cuidados básicos do bebê. Já o PEPA é realizado nos dias que antecedem a alta hospitalar, com o objetivo avaliar as orientações dadas no período da internação. A ação envolve, preferencialmente, pai e mãe, mas podem ser incluídos os cuidadores diretos do bebê.

Projeto “Tenho algo a te dizer”

O projeto “Tenho algo a te dizer”, implantado em 2008 no Hospital Moinhos de Vento, é uma forma de as famílias com bebês na UTI Neonatal da Instituição sentirem-se acolhidas em um momento especial. Voltado às famílias que estão recém chegando à Unidade, o projeto incentiva que pais cujos filhos já receberam alta deixem uma mensagem de esperança a quem ainda vai passar dias no Hospital. Essas mensagens – que podem ser anônimas – são escritas à mão, em um cartão elaborado pela própria equipe da UTI. Muitos pais consideram o cartão um amuleto, uma razão par ter fé. E esse é justamente o objetivo da ação: acolher, apoiar e dar as boas-vindas aos pais, trazendo esperança e humanizando a assistência na UTI Neonatal.

Especialização

A equipe do Serviço de Neonatologia do Hospital Moinhos de Vento é composta por profissionais especializados no cuidado ao recém-nascido. A capacitação dos profissionais é complementada por treinamentos regulares dentro dos princípios da Assistência Integral ® e das normas internacionais de segurança.

Troca de informações

As melhores práticas médicas são disseminadas pelo Serviço de Neonatologia por meio de reuniões mensais de discussão de caso com os pediatras do corpo clínico.

Equipe Médica da UTI Neonatal

Alessandra Temp Moreira
Ana Paula Schuch Mata
Andre Sergio Malysz
Angela Viau
Camile Do Amaral Camargo
Elisa Hauber Da Silva
Elizabeth Eckert Seitz
Fabiane Palma Bisinela
Gabriela Blos
Gabriela Verdum
Lucia Rossell Nicoloso
Luciana Alonzo Heidemann
Luciana Burgel Sfoggia
Marola Scheeren
Mariana Gonzalez De Oliveira
Nadia Ines Friedmann Flother
Patricia de Godoy Martins
Renata Teixeira

Equipe Assistencial

Equipe Assistencial diferenciada, treinada para dar o melhor tratamento ao bebê, sem esquecer do apoio necessário à família de cada paciente. A equipe é formada por médicos neonatologistas, enfermeiros neonatais,técnicos de enfermagem, farmacêutica, psicóloga, nutricionista, fonoaudiólogas e fisioterapeutas.

Perguntas Frequentes

O que é Neonatologia?

O que é prematuro extremo?

Quando um bebê é considerado prematuro?

Quais as causas do parto prematuro?

VISITE OUTROS SERVIÇOS MÉDICOS:
0