O estresse no local de trabalho já é uma realidade que, em diversos casos, acaba prejudicando a vida do profissional. Segundo relatório divulgado em 2016 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), levando em conta apenas dados no Brasil, 14% dos benefícios anuais de saúde se devem a doenças e acidentes relacionados ao exercício da profissão. Para a Dra. Gabriela Lotin Nuernberg, psiquiatra do Hospital Moinhos de Vento, há vários fatores que podem provocar estresse no trabalho e, em geral, quando há algum caso mais importante, estes fatores estão combinados. “Ambiente de trabalho com muita competição, apresentação de grande volume de trabalho combinado a pouco tempo para realizá-lo, jornada de trabalho muito extensa, pouco reconhecimento pelo trabalho realizado, trabalhar com tarefas muito repetitivas e de pouca gratificação, perfeccionismo e problemas com colegas de trabalho são algumas das causas mais comuns”, explica.
Pode provocar o uso de substâncias como cigarro e álcool, além de outras drogas
A especialista alerta ainda que essa condição pode desencadear em diversas complicações. “Entre os mais comuns estão a depressão, transtornos de ansiedade, dores musculares, elevação da pressão arterial e doenças cardiovasculares. Também pode provocar o uso de substâncias como cigarro e álcool, além de outras drogas”. Uma dúvida muito comum sobre esse tema é em relação ao burnout, conhecido como o ponto máximo de estresse profissional. Segundo a médica, essa condição é detectada em qualquer profissão, mas é vista principalmente em funções que têm consequências diretas na vida de outras pessoas. “Nesta síndrome, ocorre uma sensação de esgotamento, de falta de energia e de recursos emocionais próprios para lidar com as rotinas do dia a dia. Há também o desenvolvimento de sentimentos de indiferença ou até mesmo de descaso com as pessoas para quem o profissional presta serviço. E, por fim, ocorre a redução da realização pessoal relacionada ao trabalho”. Além de atingir a vida profissional, o estresse impacta também na vida familiar. “Pode afetar de maneira direta, pois se observa hoje em dia que é difícil separar a vida em casa da vida no trabalho. Estes ambientes vêm se misturando e se confundindo gradativamente”, adverte.  

Prevenção inicia pelo profissional

Não há uma única maneira de prevenir o estresse no trabalho, porque a causa se deve a vários motivos, mas precisa começar através de iniciativa individual. “Há algumas estratégias que podem ser adotadas, começando por refletir sobre o seu estilo de vida no trabalho. Deve-se conhecer o próprio limite e poder dizer não em algumas ocasiões. Além disso, é importante fazer algumas pausas para relaxamento, comer adequadamente, manter uma postura adequada e evitar levar trabalho para casa. A prática regular de exercícios físicos e de meditação também podem ser medidas preventivas eficazes”, complementa a psiquiatra.
Fonte: Dra. Gabriela Lotin Nuernberg (CRM: 31931), psiquiatra do Hospital Moinhos de Vento

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1