A cada dia que passa a medicina se torna mais tecnológica e cientificamente avançada.  Tantos progressos, aliados ao conhecimento médico e à uma estrutura de qualidade, são capazes de proporcionar desfechos clínicos positivos, mesmo quando a doença em questão é um tipo de câncer em alguma localização delicada. Wilson José de Almeida Junior, coordenador da unidade de Radioterapia do Hospital Moinhos de Vento, explica que a moderna radioterapia, por exemplo, caracteriza-se pela utilização de técnicas de entrega da dose diária de radiação com grande precisão. “A nova radioterapia do HMV é considerada como uma das mais avançadas do país e foi pioneira em muitas técnica que permitem tratar o tumor ou a área doente com sistemas que focam a radiação onde é mais necessário”, destaca.
   “A nova radioterapia do HMV é considerada como uma das mais avançadas do país e foi pioneira em muitas técnica que permitem tratar o tumor ou a área doente com sistemas que focam a radiação onde é mais necessário”
  Um desses sistemas é a radioterapia guiada por imagem – IGRT, que possibilita, através de uma imagem semelhante à tomográfica, visualizar o tumor ou a área doente antes de realizar a aplicação. Outro sistema de radioterapia pioneiro é o Sistema Calypso. Trata-se de um material que é implantado dentro do tumor ou órgão que vai receber a radiação e que envia sinais eletromagnéticos ao aparelho de radioterapia, possibilitando uma localização em tempo real semelhante a um GPS (Global System Position). “É um GPS para o corpo”, salienta o médico.   “No tratamento dos tumores do cérebro com radioterapia em dose única ou em poucas aplicações, também chamada de radiocirurgia, a unidade de radioterapia tem experiência de mais de uma década proporcionando um tratamento preciso com resultados consolidados e muitas vezes evitando uma cirurgia do cérebro”, explica o médico. Todas essas técnicas inovadoras trouxeram o benefício de diminuir os efeitos colaterais da radiação nas áreas ou órgãos sadios próximos ao tumor, aumentando o ganho terapêutico. “Se você tem a indicação de realizar algum tratamento com radiação, o mais importante é ser atendido por médicos especialistas em radioterapia e em centros que disponham dessas técnicas avançadas”, finaliza o radioncologista.  
Dr. Wilson Jose de Almeida Junior (CRM:19776), médico da unidade de Radioterapia do Hospital Moinhos de Vento (Link: https://www.hospitalmoinhos.org.br/servico-ambulatorial/radioterapia/)

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1