O nascimento de um filho é um momento único. Todos os cuidados e atenções estão focados na mãe e no bebê. Mas qual é a melhor escolha: Parto normal ou cesárea? Para responder esta pergunta, o blog Saúde & Você conversou com o médico, chefe do Serviço Médico de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Moinhos de Vento, doutor Marcos Wengrover Rosa. Conforme o especialista, o parto normal traz muitos benefícios, tanto para a mãe quanto para o bebê. “A recuperação é mais rápida para atividades do dia a dia, o início da amamentação mais precoce, melhora-se a adaptação com o recém-nascido, são menores os riscos de complicações cirúrgicas, evita-se uma cicatriz no abdômen e são reduzidas as possibilidades de problemas graves em gestações subsequentes”, explica Rosa.
Conforme o especialista, o parto normal traz muitos benefícios, tanto para a mãe quanto para o bebê.
Para ajudar as mães de primeira viagem, o Hospital Moinhos de Vento promove cursos de capacitação e rodas de conversa com enfermeiros, médicos e outras mães, que já tiveram parto normal no Hospital Moinhos de Vento. “Junto às instruções do médico assistente, podem obter ótimas dicas de como se preparar psicologicamente e emocionalmente. Quanto à questão física, manter ganho de peso adequado e tratar doenças preexistentes são recomendações”, acrescenta Rosa.

Cesárea e suas indicações

A cesárea é indicada apenas quando há indicação médica, como, por exemplo, casos em que o bebê está sentado, quando a placenta está colada em cima do colo uterino, quando durante o trabalho de parto se observa que o bebe é muito grande em relação ao canal do parto ou quando há sofrimento para o bebê, entre as principais prescrições médicas. Não havendo designação médica para cesariana, o melhor é optar pelo parto normal. É preciso estar atento aos cuidados com a mãe e com o bebê. “Para a mãe: a cesárea aumenta o risco de infecção, dor no pós-parto, risco de hemorragia e necessidade de transfusão sanguínea. Para o bebê: se a cesariana for realizada sem indicação médica e antes das 39 semanas completas, aumenta os riscos de internação na UTI por problemas respiratórios, maior dificuldade no início da amamentação, icterícia (amarelão), maior dificuldade de controle da temperatura corporal, são as principais consequências. Se a cesariana for realizada após a 39ª semana os riscos são menores”, explica Rosa. Quando a mulher já tiver realizado cesárea uma vez, o segundo filho pode nascer de parto normal. Caso a mãe já tenha duas cesarianas, o terceiro também terá que nascer através do mesmo método.

Programa Parto Adequado

O Hospital Moinhos de Vento, por meio do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, faz parte do Programa Parto Adequado, promovendo, acima de tudo, a segurança tanto para mãe quanto para o bebê. A decisão do tipo de parto – vaginal ou cesáreo – é uma escolha da mãe com a anuência de seu obstetra. Importante ressaltar que quanto mais esclarecida estiver a mãe sobre os riscos e benefícios de cada via de parto bem como sobre procedimentos anestésicos ou técnicas não medicamentosas de controle da dor, mais livre e legítima será a escolha.
Fonte: chefe do Serviço Médico de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Moinhos de Vento, Marcos Wengrover Rosa.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1