No mês de março, é comemorado o Dia Mundial do Rim (14). A data tem a intenção de alertar e conscientizar as pessoas de todo o mundo a cuidar da saúde dos rins. A liderança de enfermagem da Cardiologia, Endoscopia e Diálise do Hospital Moinhos de Vento, Patrícia Funari Carvalho conta quais são as funções do órgão e quais cuidados devemos ter para evitar doenças. Os rins são órgãos vitais, pois desempenham importante papel na manutenção do funcionamento de nosso organismo. É através dele que mantemos o delicado equilíbrio da química interna do nosso corpo.

Eles desempenham basicamente quatro funções:

·         Filtração do sangue, eliminando as toxinas produzidas pelo metabolismo celular e que, se acumuladas, podem causar sérios danos. ·         Regulação da formação do sangue e dos ossos, através da produção de hormônios que estimulam os processos formadores destes tecidos; ·         Regulação da pressão sanguínea; ·         Controle do delicado balanço químico e de líquidos do corpo.   Quando os rins perdem a capacidade de realizar suas funções, de maneira irreversível, surge a Insuficiência Renal Crônica sendo necessário iniciar uma terapia de substituição da função renal como a Hemodiálise, a Diálise Peritoneal ou Transplante Renal.

Algumas doenças podem acometer o organismo, de maneira silenciosa, e levar ao desenvolvimento da Insuficiência Renal sendo as principais:

·         Diabetes Mellitus; ·         Hipertensão Arterial (pressão alta); ·         Glomerulopatias (doenças específicas dentro dos rins)  

Cuidados com a saúde dos rins

1- Mantenha-se em forma e ativo 2- Mantenha o controle regular do seu nível de açúcar no sangue 3- Monitore sua pressão arterial 4- Faça alimentações saudáveis e mantenha seu peso sob controle 5- Mantenha uma ingestão saudável de líquidos 6- Não fume 7- Não tome remédios sem a prescrição de um médico 8- Verifique sua função renal se tiver um ou mais desses fatores de risco: – Diabetes – Hipertensão arterial – Obesidade – Um de seus parentes ou outros membros da família sofrem de doenças renais – Origem africana, hispânica, aborígene ou asiática  
Fonte:

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1