Dia 18 de Janeiro é marcado pelo o Dia Internacional do Riso. O sentimento é uma das principais expressões utilizadas na comunicação e nas relações pessoais. Ele provoca bem-estar e alegria, além de conectar as pessoas e afastar o estresse. A Dra. Gabriela Lotin Nuernberg, psiquiatra do Hospital Moinhos de Vento, explica quais são as vantagens de uma vida de bom-humor.

Alívio do estresse

O riso reduz níveis de hormônios que são liberados com o estresse. Um dado muito interessante que a ciência mostra é que os casais que lidam de maneira bem-humorada e dão risadas com os estresses relacionados aos seus parceiros sentem-se menos irritados instantaneamente, tendem a apresentar maiores níveis de satisfação com os seus relacionamentos e também tendem a ter uma relação mais duradoura. A pessoa tem uma sensação de bem-estar, de relaxamento, de otimismo (ou seja, de ausência de perigo e conexão social). A risada faz parte de um sistema evolutivo do nosso sistema nervoso que serve para fazer e manter ligações sociais e para nos sentirmos melhor, para regular as emoções.

Impacto na saúde

E os benefícios não ficam restritos a estas questões de relacionamentos e bem-estar mental. Alguns estudos mostram que dar risadas pode ter um impacto positivo sobre o sistema imune, aumentando os anticorpos e citotoxinas que atuam contra as infecções, melhorando a atividade das células NK (natural killer, responsáveis por combater vírus e tumores) e aumentando a atividade de linfócitos B e T. Além disso, com a risada, ativamos muitos músculos – respiratórios, da face, abdominais, da coluna, dos membros. Observa-se um maior relaxamento muscular após a risada, além de alterações positivas na pressão arterial. No Hospital Moinhos de Vento, a ONG Doutorzinhos e a Turma do Moinhos promovem, através da arte e brincadeira, momentos positivos, contribuindo na recuperação dos pacientes. Maurício Bagarollo, fundador da ONG Doutorzinhos conta que “rir é fundamental para estabelecer uma conexão com quem estamos falando. Se as pessoas tivessem o hábito de rir várias vezes ao dia, amenizariam a descarga de adrenalina no organismo, permitindo uma descarga de endorfinas, o que provoca essa sensação boa que sentimos quando rimos. Inclusive sorrir movimenta menos músculos do que fazer uma “cara feia”. Então, se está lendo esse texto, sorria, nem que seja por economia”.
Fonte: psiquiatria do Hospital Moinhos de Vento, Dra. Gabriela Lotin Nuernberg.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1