A obesidade é vista como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Uma doença que aparece já na infância das pessoas. Os dados apontam que, até 2025, 75 milhões de crianças estejam com sobrepeso e obesidade no mundo. Por conta disso, considera-se fundamental a conscientização sobre a doença. A médica do Serviço de Pediatria do Hospital Moinhos de Vento, Dra. Rita Frias, explica o que é a obesidade infantil e quais práticas devemos adotar para evitar que a doença impacte a vida das crianças.

O que é a Obesidade Infantil

Obesidade é o excesso de gordura corporal resultante do desequilíbrio entre o consumo e o gasto de energia. Tem caráter inflamatório e é considerada uma doença crônica multifatorial incluindo fatores genéticos, ambientais, comportamentais e alimentares. O método prático mais utilizado para avaliar a adequação da massa corporal é o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), através da fórmula P(kg)/ A² (m). Adultos com IMC entre 25 e 30kg/m² são considerados com sobrepeso e acima de 30kg/m² considerados obesos. Na criança acima de dois anos, à semelhança do peso e altura, existem gráficos para o IMC considerando o crescimento e suas variações conforme idade e gênero. Crianças com IMC entre os percentis 85 e 95 são consideradas com sobrepeso; percentil maior ou igual a 95 são consideradas obesas. Essas curvas estão disponíveis na Caderneta de Saúde da Criança distribuída pelo Ministério da Saúde a todos os nascidos vivos.

Causas

O excesso de peso e obesidade triplicou no Brasil nos últimos 20 anos e vem sendo registrado de forma crescente a partir dos cinco anos de idade. Esse fenômeno está vinculado à urbanização, às mudanças de estilo de vida e industrialização dos alimentos. Acredita-se que os fatores ambientais e comportamentais sejam muito mais determinantes do que os fatores genéticos na gênese da obesidade. Estudos apontam que os principais condicionantes da obesidade em crianças são: a atividade física insuficiente, a ingestão regular de bebidas açucaradas e o consumo de alimentos processados e ultraprocessados, pobres em nutrientes e de elevado teor de sal, açúcares e gorduras.

Impacto na vida das crianças

O impacto pode ser muito grande. A criança obesa está suscetível à hipertensão arterial, intolerância a glicose, aumento de colesterol, reflexos na autoestima e no convívio social e escolar. Além disso, a obesidade infantil predispõe à obesidade na vida adulta e todas as doenças crônicas não transmissíveis a ela relacionadas.

Práticas recomendadas para evitar a doença

A prevenção é sempre a melhor medida e pode começar desde muito cedo.
  • Adotar o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses
  • Dieta sem sal adicional até um ano de vida e sem adição de açúcar até dois anos
  • Estimular o consumo de frutas e verduras
  • Proporcionar merenda escolar com baixo teor de sal e açúcares
  • Estimular a prática de atividade física
  • Limitar o tempo de “tela” a menos de 2h/dia – somando TV, tablete, celular, videogame
  • Promover horas adequadas de sono

Poa Kids Run

O Hospital Moinhos de Vento promove o Poa Kids Run, no domingo, dia 19 de Maio. A iniciativa incentiva a prática de atividade física, prevenindo o risco de doenças crônicas, além de melhorar a qualidade de vida. Nesta edição, a ênfase será nos cuidados com a saúde da criança. Os pequenos de 3 a 12 anos têm as opções de correr nas categorias de 50, 100, 300 e 400 metros. Todos os inscritos ganham medalhas e kits. O início será às 10h30. Para mais informações, acesse: www.poadayrun.com.br  

Procure a Emergência Pediátrica

Os familiares devem sempre procurar assistência médica. O contato com o médico pediatra é essencial para sanar dúvidas e realizar revisões. Já a procura pela emergência pediátrica serve para o atendimento em casos de urgência para a avaliação e solução devida, quando esta for a orientação do pediatra. O Hospital Moinhos de Vento dispõe a Emergência Pediátrica Elone Schneider Vontobel. A nova estrutura oferece tecnologia de ponta e um projeto centrado no conforto e no atendimento completo a crianças e familiares,  contando com uma equipe assistencial exclusiva e especializada em diferentes patologias.  
Fonte: Dra. Rita Beatriz da Silveira Frias, médica pediátrica do Hospital Moinhos de Vento (CRM 19976)

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1