O leite materno é um alimento completo para o recém-nascido. Entre os seus benefícios, destaca-se: a melhora no desenvolvimento mental do bebê; a facilidade na digestão; a promoção e fortalecimento do vínculo afetivo entre a mãe e o bebê, além de melhorar a formação da boca e alinhamento dos dentes. O aleitamento materno ainda é capaz de proteger as crianças de otites, alergias, vômitos, diarreias, pneumonias, bronqueolites e meningites. Com o objetivo de auxiliar as mães neste período da vida, preparamos algumas das principais perguntas que costumam surgir neste momento para esclarecer dúvidas e incentivar o aleitamento materno.

1. O aleitamento materno faz bem para a saúde do bebê? Por que razões?

Verdade. O aleitamento materno, além de uma forma de carinho da mãe para o bebê, proporciona todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o bebê necessita para ser saudável. Através do leite materno o recém-nascido também recebe os anticorpos da mãe.

2. Existe mãe que tem leite mais fraco que a outra?

Mito. Não existe essa história de leite forte e fraco. O que acontece é que, devido a química do leite humano, ele tem um aspecto mais aguado em comparação ao leite de vaca.

3. Estresse e nervosismo atrapalham a produção de leite?

Verdade. O estresse libera adrenalina. A mulher que está amamentando produz em maior quantidade o hormônio prolactina, responsável pela produção do leite. Esses dois hormônios não combinam, havendo uma diminuição da prolactina quando a adrenalina aumenta. Mas esta é uma situação passageira. No momento em que a mãe se tranquiliza, a prolactina volta a sua produção normal.

4. Amamentar dói?

Nem mito, nem verdade. A sensibilidade varia de mãe, para mãe. Nos primeiros dias a região pode ficar inchada, dolorida e ocorrer até sangramentos. Mas, no momento em que o bebê se aprender a mamar, não é para ser um processo dolorido.

5. Muitas mulheres pensam que quando estão amamentando não correm risco de engravidar?

Nem mito, nem verdade. O hormônio prolactina – responsável pela produção de leite – inibe a ovulação. Entretanto, o efeito anticoncepcional só valerá caso o bebê mame regularmente, sempre a cada duas ou três horas, inclusive de madrugada. O mais indicado é consultar a sua ginecologista para a escolha de um produto anticoncepcional compatível com a amamentação.

6. Silicone atrapalha a amamentação?

Mito. Independentemente do local onde o implante é feito – prótese submuscular ou subglândular – a amamentação não sobre nenhuma alteração.

7. Tomar sol nos seios ajuda a aumentar a produção de leite?

Verdade. O sol estimula a produção da vitamina D no corpo, responsável pelo fortalecimento da pele e ajuda a evitar e a cicatrizar rachaduras nos mamilos.

8. Existe uma alimentação específica/ou tipos de alimentos que aumentem o leite materno?

Mito. Quanto mais se amamenta, mais leite se produz. Para aumentar a produção de leite verifique se o bebê está pegando corretamente o peito; aumente a frequência das mamadas.

9. O tipo de parto interfere na amamentação?

Mito. O que pode acontecer é a demora maior na produção do leite nas mães que estão sentindo muita dor em virtude da cicatrização. Na maioria dos casos, entre o terceiro e quarto dia após o parto a mulher já terá leite suficiente para a amamentação do bebê.

10. A mulher que amamenta perde peso mais rápido?

Verdade. O ato da amamentação queima muitas calorias e por essa razão a mulher pode voltar mais depressa ao seu peso anterior a gestação.

11. A criança deve mamar a cada duas ou três horas?

Mito. Cada bebê tem o seu ritmo e necessidade. Ofereça sempre que perceber que o bebê está com fome. Observe alguns gestos que possam indicar que ele busca o mama: encosta o nariz no seu peito; faz movimentos da boca em busca do mamilo; faz movimentos de sucção; coloca as mãos na boca; chora.

12. É preciso revezar os dois seios para amamentar?

Mito. Não é necessário que ele mame nas duas numa mesma mamada. O leite do início da mamada é mais aguado, contendo a maior parte das proteínas e açucares – sendo o suficiente para matar a cede do bebê. Contudo, o leite vai se tornando mais rico em gordura a medida que a mamada vai progredindo. Assim, é neste momento que se obtém as calorias necessárias para o crescimento da criança. Desta forma, é necessário que o bebê mame completamente o primeiro peito antes de oferecer o outro.

13. Canjica e cerveja preta aumentam a produção de leite?

Mito. Não existem evidencias científicas que comprovem tal afirmação. O que aumenta a produção do leite é a própria amamentação. Entretanto a mulher que está amamentando deve cuidar ainda mais de sua hidratação.

14. Até que idade do bebê a amamentação deve ser exclusiva?

A amamentação deve durar até quando mãe e bebê desejarem. A medida que a criança cresce, outros alimentos podem ser introduzidos para complementar sua alimentação.

Fontes: Dr. Marcos Wengrover Rosa (CRM 12346), médico do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Moinhos de Vento e Andreia Amorim, coordenadora Assistencial da área Materno-Infantil do Hospital Moinhos de Vento

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1