A edição de julho do encontro Juntas, ocorrida mensalmente no Hospital Moinhos de Vento, teve como tema “Telefone sem fio: onde está a verdade entre as informações nutricionais e o câncer?”. A palestra, realizada pela nutricionista do Centro de Oncologia, Etielle Sonaglio, teve como objetivo desmistificar algumas informações que surgem diariamente sobre alimentos que podem combater o câncer. No início da conversa, a nutricionista, especialista em Oncologia, sugeriu uma atividade de telefone sem fio, na qual alguém recebia uma informação e tinha que repassar para a pessoa ao lado. No final, a especialista comprovou que as informações passadas inicialmente tinham sido diferentes das que chegaram na última pessoa. Isso serviu para ressaltar que, devido ao grande volume de informações da internet, se deve utilizar, cada vez mais, fontes seguras para certificar de que a notícia recebida é correta.
“Muitas vezes alguém tenta trazer informações para ajudar, mas nem sempre é de fonte segura. Devemos pegar aquelas informações e pedir ajuda de profissionais”.
Etielle explicou que a nutrição não é uma verdade absoluta, e sim, uma ciência em movimento, podendo ter interpretações diferentes de cada profissional. “Até pouco tempo atrás o ovo era o vilão da alimentação e hoje há uma maior flexibilidade com o seu consumo”. A nutricionista trouxe exemplos de alguns alimentos que são frequentemente relacionados a algum tipo de ‘método mais fácil’ de combate ao câncer, como limão, graviola e chá verde. A especialista reiterou que não há um ‘superalimento’ que, sozinho, acabe com o câncer.
“Temos que ter um olhar mais crítico em recomendações milagrosas. São muitos fatores que devem ser analisados. Não há nenhuma evidência de que um alimento isolado possa prevenir o câncer”.
A nutricionista complementou ressaltando que, caso um novo método se mostre mais promissor, será amplamente divulgado. “Se alguma conduta se mostrar superior, ela será divulgada de forma bem explicada, pois é de interesse de todos”. Para Etielle, a chave para um cuidado na alimentação é balancear a dieta. “Quando pensamos em alimentação saudável associamos com comidas sem graça, mas podemos fazer um prato que seja bom para a saúde, colorido e com sabores. Bons hábitos alimentares são bons não só para prevenir o câncer, mas também diversas outras doenças”. No final, ela indicou um relatório realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), que traz recomendações sobre a alimentação correta em casos de câncer.  

Juntas

O Juntas – Encontro sobre câncer de mama é um evento promovido pelo Centro de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento que reúne pacientes e familiares com câncer de mama. O ciclo de palestras é realizado mensalmente e aberto ao público. O próximo encontro acontece no dia 2 de agosto e abordará o tema “Dançando na chuva: a prática da biodança”. “Como o próprio nome diz, “Juntar” é a melhor forma de nos fortalecermos, de nos sentirmos acolhidas e de adquirir conhecimento de fontes seguras, agregando qualidade de vida a esse processo tão cheio de questionamentos”, explica Etielle.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1