Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, 8 de agosto, e foi criada com o objetivo de conscientizar a população para buscar a prevenção de doenças cardiovasculares, que tem como uma das principais causas o colesterol elevado no sangue. A médica do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento, Dra. Débora Loro explica a importância do colesterol no organismo e quais são as melhores medidas para evitar as doenças.

O que é Colesterol

O colesterol é um precursor dos hormônios esteroides, dos ácidos biliares e da vitamina D, e também faz parte da constituição das membranas celulares. Já os triglicerídeos são formados de ácidos graxos que constituem uma das formas de armazenamento energético, depositados nos tecidos adiposo e muscular. O metabolismo do colesterol depende de fatores como a dieta e genéticos.

Excessos e doenças

Hoje, o valor ideal de colesterol é avaliado de acordo com o risco cardiovascular individual. Em geral, para pessoas com baixo risco cardiovascular são considerados normais níveis de colesterol total até 190mg/dl, de LDL (que é o colesterol ruim) até 130mg/dl, e de triglicerídeos até 150mg/dl. Já para pessoas com alto risco cardiovascular, quanto menor o valor de colesterol circulante, melhor. Devemos nos preocupar com doenças genéticas quando o LDL for maior que 190mg/dl, o que confere um risco cardiovascular alto. O colesterol que circula no sangue pode se depositar nas artérias formando placas que podem obstruir a circulação. Os desfechos mais preocupantes são o infarto cardíaco e o acidente vascular cerebral (AVC ou isquemia cerebral), que podem deixar sequelas incapacitantes. Além desses, dores nas pernas ao caminhar também podem ser um sinal de obstrução, principalmente em fumantes. Já os triglicerídeos podem ser responsáveis por uma pancreatite quando em níveis muito elevados, acima de 500mg/dl. Hábitos saudáveis Praticar exercícios físicos diariamente e ter uma alimentação balanceada, baseada em verduras, legumes e frutas, juntamente com proteínas e grãos integrais, evitando consumo de carboidratos e açúcar refinados e de gorduras saturadas, são recomendações médicas. Além dos hábitos de vida saudáveis, algumas pessoas tem indicação do uso de medicamentos para o controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos, conforme a classificação de risco que é realizada na consulta com seu médico.
Fonte: Dra. Débora Hoffmann Loro (CRM 33837), cardiologista do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1