Com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas, o Hospital Moinhos de Vento apostou em um evento diferenciado, com características inovadoras e que alinhou esporte, entretenimento, saúde e bem-estar. O resultado dessa ideia foi o sucesso da Summer Night Run, que reuniu mais de 2mil pessoas e mobilizou colaboradores da Instituição e comunidade geral. Através do evento, o Hospital reforçou o seu propósito de Cuidar de Vidas, indo além do seu território.

O evento aconteceu no último dia 17 de fevereiro, em Capão da Canoa. A recepção dos competidores e acompanhantes ocorreu no Stand do Hospital, onde ficaram os médicos cardiologistas Dr. Enio Leite Casagrande e Dr. Charles Stefani à disposição para orientar e tirar dúvidas sobre a prática de esporte e cuidados com o coração. Uma equipe de educadores físicos, da Fit Academia, empresa parceira, orientou sobre exercícios de alongamento para a pré corrida. Para hidratar os participantes, ilhas de águas saborizadas estavam espalhadas pelo espaço.

Nesse clima descontraído e estimulador foi que Vitor Tadeu Ferreira, gerente de tecnologia da informação do Hospital Moinhos de Vento, deu seu primeiro passo para o começo de uma nova vida. “Eu venho de um passado recente totalmente sedentário. Em 2013 tive uma trombose e uma embolia pulmonar bilateral. Fui parar na CTI e quase morri. Não praticava nenhuma atividade física e qualquer caminhada já era suficiente para me deixar ofegante. Em 14 de janeiro, antes da corrida, tomei uma decisão e iniciei uma nova fase”.

A nova rotina incluiu acompanhamento médico especializado, treinos físicos, readequação alimentar e exames periódicos. Quando começou, Vitor pesava 114kg. Menos de um mês depois, o resultado para disputar a corrida foi inacreditável: 10kg a menos. “Completei os 3km da prova em 28min, alternando entre corrida e caminhada. É um tempo alto, mas foi muito gratificante participar e terminar a prova”.

Para Vitor, a Summer Night Run representou um marco. Entretanto, já almeja outros desafios pela frente. “Meu principal objetivo agora é seguir aprimorando o condicionamento físico, fazendo com que a rotina de atividades faça, naturalmente, parte da minha vida. Minha meta é correr os 3km abaixo de 20min em 2019!”.

Para o Dr. Enio, que acompanhou e vai seguir orientando Vitor, a meta dele é só uma questão de tempo. “Não há dificuldades em lidar com pessoas que estão preocupadas com a sua saúde e muito motivadas em adotar medidas para melhorá-la. A participação do Vitor nessa corrida foi um desafio múltiplo. Para a equipe do Check-up, que esteve e vai seguir com ele durante todo esse processo; para ele mesmo, em se empenhar em enfrentar essa batalha; e para a Instituição, que se dispôs a apoiá-lo. Eu considero essa tarefa muito promissora e gratificante”.

Contagiado pelo ambiente, Dr. Enio também topou participar da corrida. “O evento estava ótimo em todos os aspectos. Por receio da minha prótese de quadril eu não ia correr, mas acabei participando e completando os 3 km da prova. A atividade me trouxe muita satisfação”.

Outro médico que não perdeu a oportunidade e calçou seus tênis foi o Dr. Rui Weschenfelder, oncologista do Serviço de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento. Dr. Rui conta que a atividade não fazia parte da sua vida, mas tudo mudou há quatro anos atrás. “Passei a correr por perceber que recomendava algo que eu não praticava. Hoje em dia, a conversa com meus pacientes se tornou muito mais concreta. Vivenciar a rotina e os desafios de conciliar exercício com as demais funções do dia-a-dia me permitem auxiliá-los nesse processo. A ideia é tornar a prática algo prazeroso, não uma obrigação”.

Para a organizadora do evento, Dra. Gisele Nader, gerente médica do Hospital Restinga e Extremo Sul, apostar na corrida foi a melhor escolha. “Esse modelo de atividade desperta curiosidade e é uma competição saudável entre colaboradores. Além disso, correr é um desafio contra você mesmo. É uma luta para vencer os seus limites. Enquanto Instituição, para que possamos nos posicionar no mercado da área da saúde nada melhor do que estimular hábitos saudáveis”.

Dra. Gisele lembra que começou a correr por um estimulo do marido. “Após o nascimento dos meus dois filhos estava sedentária. Há um ano fui desafiada pelo meu marido, que ama correr, a começar a treinar com ele. No verão passado participei dessa mesma corrida, mas na modalidade de 3Km. Gostei e segui correndo! Nesse ano realizei a de 10km. Não sou atleta, mas sou apaixonada pela liberação de endorfina que a corrida faz”.

Na explicação do Dr. Enio, além de benefícios físicos, como controle do peso, dos níveis lipídicos, da hipertensão arterial e do diabetes, o exercício também auxilia no psicológico das pessoas. “A atividade física libera endorfinas na circulação, substância que promove uma sensação de bem-estar e permite melhorar o humor. Adicionalmente, uma corrida passa para as pessoas o sentimento de superação, o que deve aumentar o bem-estar e a motivação”.

Para Diocelia Jungbluth, gerente comercial do Hospital Moinhos de Vento, a Summer Night Run é uma demonstração da preocupação social da Instituição em promover ações ligadas à saúde, além de cuidar de doenças. “O objetivo é estarmos próximos de nosso público como marca e Instituição referência no Estado na área da saúde, prestando esclarecimento através de nossos profissionais qualificados”, ressalta.

Fonte: Dr. Enio Leite Casagrande (CRM: 5597) e Dr. Charles Stefani (CRM: 29937), ambos médicos do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de VentoDr. Rui Weschenfelder (CRM: 26372), oncologista do Serviço de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento, e Dra. Gisele Nader (CRM: 28354), gerente médica do Hospital Restinga e Extremo Sul.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1