São muitos os benefícios que o exercício físico proporciona para a saúde cardiovascular. Segundo o Dr. Charles Stefani, cardiologista do Hospital Moinhos de Vento, o principal deles é reduzir a progressão de aterosclerose (acúmulo de gorduras e placas nas paredes das artérias).   Aterosclerose é um fenômeno natural do envelhecimento, que pode se desenvolver precocemente de acordo com um ou mais dos seguintes fatores de risco: obesidade, tabagismo, diabetes, hipertensão, sedentarismo, colesterol e triglicerídeos elevados. A restrição do fluxo sanguíneo para os órgãos, causada pela aterosclerose, pode elevar as chances de uma doença arterial nos rins, intestinos e retina, mas, principalmente, eleva os riscos de acidente vascular cerebral (AVC) e infarto agudo do miocárdio (IAM).   A aterosclerose pode ser evitada ou controlada com uma alimentação saudável, sono adequado e exercício físico. “Podemos conseguir através da dedicação e da determinação diária. Além disso, bons hábitos também contribuem para o bem-estar físico e psicológico”, pondera.  
Estabelecer uma rotina de exercícios é difícil, mas o Dr. Charles dá a dica: “A melhor forma de sair do sedentarismo é buscar o exercício que se gosta, pois, o prazer irá manter aderência. Se iniciar algum exercício e não gostar, mude!”
  Conforme o especialista, o recomendado é realizar 150 minutos semanais de exercícios aeróbios e pelo menos uma sessão de exercícios resistidos (musculação). Para aqueles que possuem problemas cardíacos, a intensidade precisa ser menor.   Consultar um médico ajuda a estabelecer uma rotina que respeita a limitação de cada indivíduo. “Buscar ajuda profissional para receber orientação adequada sobre o qual, como e o quanto dispensar de tempo e esforço nos exercícios, isto será o alicerce de prevenção de doenças cardiovasculares, oncológicas e ortopédicas. Tratando-se das doenças cardiovasculares o marco cronológico para estabelecer essa rotina é após os 35 anos”, explica o cardiologista.  

A principal dica da CardioSmart: American College of Cardiology é a necessidade de falar com um especialista antes de começar as atividades. Além disso, destacam-se:

· Iniciar por um programa de exercícios lentos e ir aumentando dia após dia; · Comece com atividades simples, como caminhar, andar de bicicleta, fazer natação, ou outras tarefas leves; · Realize aquecimentos alguns minutos antes e após o exercício; · Beba muita água antes, durante e depois do exercício, mantenha-se sempre hidratado; · Evite exercícios extremos entre três e quatro horas antes de deitar. Opte por uma caminhada lenta ou outras atividades relaxantes, como ioga ou alongamento, que ajudam no sono. · Para os diabéticos, o exercício faz com que a insulina trabalhe melhor no organismo e diminua o açúcar no sangue. Entretanto, é importante certificar-se de que o açúcar não fique muito alto ou muito baixo. Converse com seu médico sobre como manter os níveis seguros. · A frequência cardíaca e a respiração também precisam ser controladas, conforme orientação médica. A dica é utilizar o método “talk- sing”: se pode falar enquanto estiver se exercitando é porque está indo bem. Se pode cantar, é porque consegue fazer mais rápido ou mais difícil. Se não é capaz de falar, provavelmente está forçando muito. · Em caso de dor ou dificuldade respiratória, interrompa o exercício e busque auxílio médico.  
Fonte: Dr. Charles Stefani, cardiologista do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1