O mês de fevereiro é marcado pelo Dia Mundial do Câncer, criado pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC). Através de uma série de ações e campanhas, a iniciativa visa conscientizar e educar o mundo todo sobre a doença. O câncer é a segunda causa de morte no mundo. Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta a ocorrência de cerca de 580 mil casos novos de câncer no Brasil em 2018, dos quais cerca de 217 mil são de pele não melanoma. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos um terço dos cânceres comuns é evitável ao escolher um estilo de vida saudável. A União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) recomenda ações que podemos fazer ao longo da vida para nos prevenir da doença.

Tabagismo

O uso do tabaco causa cerca de 15 tipos diferentes de cânceres, incluindo câncer oral, de pulmão, fígado, estômago, intestino e ovário, bem como alguns tipos de leucemia (câncer de sangue). Por isso, parar de fumar em qualquer idade pode fazer uma grande diferença, aumentando sua expectativa e melhorando a qualidade de vida.

Alcoolismo

O álcool está fortemente ligado com o risco aumentado de vários tipos de cânceres. Reduzir o quanto se bebe pode diminuir o risco de câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, mama, fígado e intestino.

Atividade física

A atividade física regular apresenta um importante efeito de proteção para o cérebro em todas as idades. Isto permanece ocorrendo mesmo com o envelhecimento. Estudos clínicos e epidemiológicos demonstram que a corrida reduz o risco de dez tipos de câncer, que incluem câncer de intestino, mama, útero, ovário, pâncreas, esôfago, rim, fígado, próstata avançado e vesícula biliar.

Radiação ultravioleta

Moderar a exposição à radiação ultravioleta do sol e evitar camas de bronzeamento artificial e solários ajuda a reduzir o risco de câncer de pele. É fundamental o cuidado em permanecer sob a sombra, cobrir a pele e evitar períodos prolongados de exposição ao sol para se proteger e evitar a doença.

Ser vacinado

Estima-se que infecções crônicas (comumente causadas por vírus) causem aproximadamente 16% de todos os cânceres no mundo. Algumas das formas mais comuns de câncer estão associadas a infecções pelo vírus da hepatite B (VHB), pelo vírus do papilo humano (HPV) e pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori), respectivamente. Hoje, existem vacinas seguras e eficazes contra o HBV e o HPV, que podem ajudar a proteger contra os cânceres relacionados ao câncer de fígado e do colo do útero.
Fonte: União Internacional para o Controle do Câncer (UICC).

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1