O câncer de mama é a doença maligna mais frequente em mulheres em todo o mundo. Dados do Instituto Nacional do Câncer de 2018 classificam o Brasil como um dos países com faixa mais alta de incidência de câncer de mama. As taxas indicam 62,9 casos por 100 mil mulheres brasileiras. A doença é resultado da multiplicação de células anormais de mama, que formam o tumor. Por conta disso, a Chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento, Dra. Maira Caleffi explica como o câncer de mama acontece e quais medidas são fundamentais para combater a doença.

Sintomas e fatores de risco

O câncer de mama pode ter seu desenvolvimento provocado ou acelerado por diversos fatores, entre eles, obesidade, idade acima de 40 anos, primeira menstruação precoce, gravidez e menopausa tardias. Mas os principais fatores para o câncer de mama são o aumento da idade e obesidade. O histórico pessoal de neoplasias e de familiares de primeiro e segundo graus (avó, mãe, tia, irmã e filha) de câncer de mama e/ou ovário ou muitos casos de câncer em geral na família também são aspectos a serem considerados. Entre os sinais de alerta para estão saliências ou nódulos na mama ou axila, alteração no formato e no tamanho das mamas, retração na pele e no complexo aréolo-mamilar (bico do seio) e secreções pelo mamilo fora da gravidez e do puerpério.

Diagnóstico e formas de combate à doença

O melhor método para se diagnosticar precocemente o câncer de mama é a mamografia, exame indicado, principalmente, para as mulheres acima de 40 anos, quando o risco de desenvolvimento da doença começa a aumentar. Para o diagnóstico adequado, o mastologista pode incluir outros exames, como a ultrassonografia e a ressonância magnética. As mulheres mais jovens também devem estar atentas aos exames, procurando sempre o seu mastologista para orientações e prevenção da doença. O câncer de mama não apresenta uma forma específica de prevenção. Isso acontece, pois a doença é considerada uma neoplasia de origem multifatorial, em que aspectos biológico-endócrinos, vida reprodutiva, envelhecimento, comportamento e estilo de vida precisam ser levados em conta. No entanto, estudos já concluíram que alimentação saudável e uma rotina de atividades físicas podem reduzir em quase 30% o risco de desenvolvimento da doença. Visitar regularmente o ginecologista, realizar a palpação das mamas e as mamografias anualmente a partir dos 50 anos (ou conforme indicação médica) é fundamental. A detecção precoce aumenta as chances de tratamento e de cura. Além disso, homens também podem ter câncer de mama e devem procurar um mastologista.

Hospital Moinhos de Vento

No encontro entre o conhecimento e a sensibilidade, a inovação e o acolhimento residem às bases de um serviço integrado a favor da vida. Como ninguém vence o câncer sozinho, o Hospital Moinhos de Vento coloca à disposição da comunidade o Centro de Oncologia Lydia Wong Ling e o Núcleo Mama. As áreas de Oncologia e Mastologia trabalham integradas, colocando o paciente no centro das atenções: um dos diferenciais do Hospital Moinhos de Vento. Para mais informações, acesse o portal do Centro de Oncologia e do Serviço de Mastologia da instituição.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1