Estilo de Vida

Dezembro Laranja: confira dicas para o verão

Durante o verão, aumentam o número de atividades realizadas ao ar livre. Ficamos mais expostos ao sol, por isso, não podemos deixar de proteger a nossa pele. A dermatologista Mariele Bevilaqua, do Corpo Clínico do Hospital Moinhos de Vento, passa algumas dicas para curtir as férias sem colocar a saúde em risco:

 

Filtro solar

Deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer. Para o uso diário e exposições mais longas ao sol, recomenda-se os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior. Aplique uniformemente em todas as partes do corpo expostas ao sol, 30 minutos antes da exposição solar e reaplique se tiver contato com a água. No caso das crianças, os pais devem buscar orientação com pediatra ou dermatologista, sobre qual o melhor produto para cada caso. É interessante evitar exposição solar de bebês até os seis meses de idade.

 

Hábitos diários

· No verão, também é importante utilizar chapéu, boné e roupas com filtro solar para nas atividades ao ar livre.

· Os óculos de sol previnem a catarata e outras lesões nos olhos.

· A exposição solar deve ser evitada entre 10 e 16 horas.

· Nessa época do ano, a hidratação deve ser redobrada. Beber muita água, suco de frutas e água de côco ajudam a repor o líquido e os sais minerais perdidos através do suor.

· Ter cuidado ao ingerir e ter contato com bebidas cítricas como o limão sob o sol, a fim de evitar queimaduras e manchas.

· Na pele, deve-se aplicar um bom hidratante após o banho para ajudar a manter a barreira cutânea prejudicada pelo sol, vento, cloro da piscina e brisa do mar.

Fonte: Dra. Mariele Bevilaqua, dermatologista do Hospital Moinhos de Vento