A Organização Mundial da Saúde (OMS) recentemente alertou a população sobre o alto índice de crescimento de casos de demência pelo mundo. Atualmente mais de 50 milhões de pessoas vivem com demência, além disso, são registrados quase dez milhões de novos casos por ano. A expectativa é de que, até 2050, pelo menos 152 milhões de pessoas serão afetadas pela doença. Embora não exista cura para grande parte das demências, existem muitas opções para sua prevenção e tratamento. A neurologista do Hospital Moinhos de Vento, Dra. Jeanette Farina, apresenta uma nova abordagem para o diagnóstico precoce de doenças degenerativas, o Check-Up da Memória.

Intervir precocemente pode retardar os sinais das doenças neurodegenerativas. Estudos apontam que quanto maior a reserva cognitiva, maior a possibilidade de demora em aparecer os sintomas das doenças neurodegenerativas. Além disso, sabemos que é possível prevenir pelo menos um terço dos fatores que levam a doenças como a demência.

Com o Check-up da Memória é possível realizar uma avaliação neurológica ampla, focada no diagnóstico, tratamento e prevenção primária e secundária de situações clínicas associadas ao declínio cognitivo de diversas causas, como a demência. O paciente passa por uma bateria de testes destinados a proteger a saúde cerebral e preservar funções cognitivas como a memória, a atenção, a capacidade de se concentrar e o tempo de reação.

A avaliação busca detectar qualquer fator de risco ou patologia que possa ocasionar ou contribuir para prejuízo cognitivo. O especialista realiza a avaliação inicial e solicita exames complementares conforme a apresentação clínica, individualizada. A partir desses resultados é realizado um round clínico com os profissionais envolvidos nas avaliações. O médico responsável fica encarregado do laudo final.

Check-up da Memória. Formado por um grupo multidisciplinar e especializado para atender os problemas de disfunção cognitivas de diversas causas em pacientes de idades variadas. Para mais informações sobre o serviço através do site ou no telefone: (51) 3314-3040.

Fonte: neurologista do Hospital Moinhos de Vento, Dra. Jeanette Farina.
Link: https://www.hospitalmoinhos.org.br/nucleo/check-up-da-memoria/
   

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1