Atualmente, o mal súbito (ou morte súbita) vem sendo debatido pela sociedade e por médicos. O caso recente do modelo Tales Cotta, de 25 anos, que faleceu durante o desfile da São Paulo Fashion Week trouxe a tona o tema. Por conta disso, o médico do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Leandro Zimerman explica o que causa a morte súbita, quais suas causas e como buscar evitar que ela aconteça.  

O que é Mal Súbito/Morte Súbita

Não existe uma definição clara para o mal súbito. Popularmente, esse termo é utilizado quando uma pessoa considerada saudável apresenta, inesperadamente, perda de consciência e geralmente vem a falecer. Neste caso, costuma-se usar o termo “morte súbita”.  

Causas

A morte súbita tem diversas causas, sendo a mais comum delas a cardiopatia isquêmica (infarto do miocárdio), especialmente em pessoas com mais de 35-40 anos de idade. Abaixo disso, outras doenças mais raras são as causas mais comuns, como a miocardiopatia hipertrófica e a displasia de ventrículo direito. Causas comportamentais, como o uso de cocaína também podem levar à morte súbita.  

Prevenção

Existem formas de prevenir sim, mas não de eliminar completamente a chance de uma morte súbita. Praticar atividades físicas regularmente, evitar tabagismo e excesso de álcool, manter peso adequado e controlar fatores de risco (como diabete mélito, hipertensão arterial e colesterol elevado) são fatores que reduzem as chances. Em pessoas que estão doentes e que são consideradas de alto risco, pode ser necessário o uso de remédios ou de procedimentos mais complexos, como implante de aparelhos ou cauterização da arritmia através de colocação de cateteres no coração.  
Fonte: Médico do Serviço de Cardiologia e chefe do Setor de Eletrofisiologia do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Leandro Zimerman (CRM 16023)

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1